Você Decide versão 2.0

Se na temporada passada Hawaii Five-0 inovou deixando os fãs escolherem o final do episódio 3x12 (Kapu), aqui deram um passo além. A série deu um novo significado à palavra interatividade deixando o público escolher os elementos chave, do título a trilha sonora passando pela vítima e a arma do crime. E foi esse episódio que recebemos depois de duas semanas intermináveis de hiatus. Confesso que quando soube dessas votações tive um grande receio, isso podia dar tão certo quanto errado. Mas mais uma vez preciso aplaudir os roteiristas, que conseguiram uma boa trama com elementos que a primeira vista podem soar bobos. E por todos esses motivos esse review será um pouco diferente.


O título escolhido foi Reunited (Reunidos), nada mais propício para a cena do crime escolhida: a reunião escolar de Chin. E só pelo fato de Jerry ter sido colega dele na época fez com que fosse a melhor opção, assim conhecemos mais do passado de dois personagens ao mesmo tempo. Vê-los chegando em grande estilo e com direito a limousine foi impagável. E foi bem legal vê-los falando sobre aqueles com quem se davam bem ou não, e até a tarada da Nani tentando fisgar Chin como sexto marido a qualquer custo foi divertido. Mas apesar de toda animação um crime aconteceu durante a abertura da capsula do tempo. E a vítima escolhida foi a magnata de macadâmia Laura, que não voltava à ilha há vinte e cinco anos e por quem Jerry tinha um carinho especial.


A arma do crime escolhida foi o sapato de salto da própria vítima, o que como o próprio Max disse deu um tom irônico ao caso. Laura teria sobrevivido a queda. Os motivos poderiam ser vários bem como os suspeitos, mas o escolhido foi o colega ilusionista Tony Gibson (Rob Corddry) que rendeu uma apreensão e interrogatório nada convencionais. Ri demais com Chin, Steve e Danno empurrando aquele cubo porta a fora e levando meia hora pra esvaziar os bolsos de Tony. Mas as investigações da Five-0 só entraram no rumo certo quando o motivo pelo qual Laura sacou 200.000 dólares da conta família foi descoberto.


Laura pagou as contas do hospital de Nina Johnson, mãe do jovem prodígio do surf Corey que estava desaparecido e foi dado como morto há vinte e cinco anos. Corey era apaixonado por Laura e ela queria concertar uma situação que não aguentava mais. Aí entra a evidência escolhida, o foguete de brinquedo encontrado na cápsula do tempo era igual aos vários presentes no quarto de Corey. Dentro dele estava um filme fotográfico que era a prova não só de um mas de dois crimes. Uma foto de Corey com Laura,  o irmão dela Bradley, e Alan, com quem ela namorava na época, tirada no dia em que o rapaz desaparecera. Isso provava que Alan matou Corey na época por ciúmes e Laura agora por querer entregá-lo a polícia. Bem como que Bradley tinha acobertado o primeiro crime e tentado vingar a morte da irmã.


Devo confessar que gostei demais do cenário escolhido para a queda do criminoso (no caso de um deles). Adorei ver nossa equipe perseguindo Bradley no labirinto gigante com Kamekona dando as coordenadas do helicóptero. Tudo bem que dizer que o suspeito está "andando em linha reta" não ajuda muito, mas foi ele aprender a usar os pontos cardiais que a coisa mudou. Parecia um grande jogo de Pac-Man. E o nocaute estilo McGarrett foi a cereja no topo. Os fãs podem ter escolhido os elementos principais, mas o elemento surpresa também esteve presente e cumpriu seu papel.


O caso de ciúmes exagerado pode parecer algo de novela do Manoel Carlos, mas é um assunto sério e que pode sim ter resultados catastróficos. E convenhamos que Hawaii Five-0 conseguiu abordar o tema de uma forma muito mais próxima do real e convincente que a novela brazuca. Tristemente aqui Laura pagou o maior preço, e foi emocionantemente homenageada por Jerry enquanto folhava o antigo anuário com Chin e os novos amigos. (Mas que fotos eram aquelas?)


Paralelo a isso tivemos Steve na caça pelas respostas das perguntas que vieram com as últimas descobertas de Jerry. O progresso não foi grande, e mesmo assim intrigante. Ele e Danno foram ao Camboja investigar o tal túmulo, que surpreendentemente ou não estava vazio a não ser por uns poucos fios de cabelo que pelo menos servem pra um exame de DNA. Mas o fato da amostra que Max encaminhou ao laboratório ter desaparecido significa que tem mais gente do que imaginávamos tentando empatar as coisas pro nosso Comandante.

Até a conversa na viagem de volta que poderia ter sido só mais um momento para Danno dizer o quanto Steve é um companheiro de viagem terrível serviu pra questionar o assunto do túmulo. Enquanto Steve prefere apenas acreditar que Doris esteja ligada a ele de alguma forma, Danno acha mais provável que ela seja a responsável pelo corpo que estava lá. O que aumentam ainda mais as minhas suspeitas de que o túmulo seja do pai de Lorde Fat. Mas agora que deram um sumiço no Agente Sam Connors, talvez tenham até o "aposentado", torna tudo ainda mais difícil. Não que ele tivesse ajudado muito, mas era mais mole do que queria demostrar. É Steve, essa jornada está longe de acabar.

O próximo episódio é nessa semana mesmo, e promete emoções que vão judiar de nossos pobres corações.

Postar um comentário Disqus

 
Top