Monstro ou presente da natureza?

Uma temporada final é, geralmente, o momento perfeito para uma série voltar as suas origens, recontar o passado e até revivê-lo, antes que a jornada de seus personagens culmine no fim. Este oitavo ano de Dexter tem feito isto com maestria, rebuscando o debate a respeito das emoções (se é que elas existem) de Dexter por Deb, o passado deste primeiro com Harry e seus arrependimentos.

Dito isso, estou certo de que ter trago a Dra. Vogel à trama não poderia ter sido uma melhor jogada do roteiro, já que com ela temos a oportunidade de tentar entender e entrar na fascinante mente do nosso serial killer favorito, como fazíamos nos primórdios da série. Essa relação entre Vogel e Dexter, que começa a ser desenvolvida em "Every Silver Lining" é, aliás, uma carta interessante que pode trazer resultados opostos.

Descobrimos que Vogel mantêm um diário, no qual relata os passos e comportamentos de Dexter desde o primeiro encontro dos dois. Logo, acredito que seja possível que a mesma, após usar Dexter para capturar o assassino neuro-cirurgião e estudá-lo, tenha a intenção de exterminar aquilo que criou. Aguardo este plot twist para o final da temporada, já que com minha experiência tirada das 8 temporadas de Dexter, sei que tudo que vem fácil para o nosso serial killer, custa muito caro posteriormente.

Em suma, devo dizer que Vogel e a trama do neuro-cirurgião tem ganhado um desenvolvimento bacana, principalmente em conjunto com o drama de Deb que, por sua vez, não poderia estar sendo melhor explorado. Ter criado, aliás, este paralelo entre Harry e Debra no último episódio foi mais que excelente, embora tenha sido um tanto previsível o fato de que a mesma tentaria o homicídio e, ainda mais, que atacaria o volante de Dexter na cena final, para tentar concretizar aquilo que seu pai nunca teve a coragem de fazer.


Entretanto, a previsibilidade daquele ato não deixou que o mesmo fosse menos chocante. E a cena final, com Dexter desacordado, preso ao cinto de segurança e afundando de modo impotente junto ao carro, conseguiu, como de costume, nos deixar na ponta da cadeira em constante desespero. Risco este que sabíamos que não teria um resultado trágico, mas ainda assim, um risco.

Também é interessante notar como, na cena, Debra é quem retorna para salvar Dexter, mesmo tendo sido aquela que a princípio havia o colocado em perigo. Como Vogel disse, o que amedronta Deb é o fato de que a mesma se importa tanto com o irmão que seria capaz de sacrificar tudo aquilo em que acredita pelo mesmo, ou seja, Deb mataria Laguerta novamente caso fosse necessário, assim como ela sempre se arriscará para salvar a vida do irmão, seja em um lago, seja em um contêiner.

Contudo, devo dizer que algo me incomodou em meio a este drama de Deb, sua tentativa de confessar o assassinato de Laguerta no episódio "What's Eating Dexter Morgan?". E é aí que se encontra um dos meus maiores incômodos em relação a Dexter, a maldita conveniência. É ridículo que Deb tenha gritado nos ouvidos de Quinn que matou Laguerta por inúmeras vezes e que o mesmo consiga ser tão cego a ponto de não processar aquela informação. Por que? Porque é conveniente que ele acredite que Deb esteja se culpando por não ter atendido a um chamado. Sem contar o fato de Dexter conseguir tirá-la da delegacia desacordada sem que ninguém a veja. Afinal, o Miami Metro tem passagens secretas?

Mas enfim, o que é um pequeno erro em meio a uma leva bacana de episódios? A temporada de Dexter caminha bem e torço para que continue assim, explorando bem seus dramas e encaminhando a trama do neuro-cirurgião para um desfecho (quem sabe) épico. Ah, e quanto ao debate sobre Dexter ser um monstro ou uma dádiva da natureza, só tenho uma coisa a dizer: parafraseando Deb, Dexter is fucking Dexter.

Bloody notes:

- Harrison rodeado por manchas vermelhas no banheiro. Certamente, um pesadelo que Dexter não deseja reviver. Ao menos, eram picolés de morango ao invés de sangue.

- E o amigo imaginário dele? Seria uma alusão ao dark passenger de Dexter? Teria Harrison um?

- Jamie, como sempre, sendo irritante.

- E Masuka que descobriu que tem uma filha? hêhêhê. 

E vocês, o que tem achado da temporada até aqui? Deixem nos comentários.

Postar um comentário Disqus

 
Top