Muito bom, mas não excelente.

Os season finales de Hawaii Five-0 costumam ser bombásticos, o que tornou a espera por esse episódio ainda mais angustiante. Porém a expectativa não foi totalmente cumprida. Não me levem a mal, foi um bom episódio. Mas como season finale faltou aquela coisa de fazer querer arrancar os cabelos. Aquela coisa que te faz gritar porque não podia acabar "agora". E isso que nos deram dois vilões.

A introdução com Lorde Fat fugindo da Prisão de Segurança Máxima do Colorado foi um show e tanto. Baixou o McGyver no cara e fez uma bomba com nitroglicerina dos remédios, fertilizante e solvente. Garanto que nem Michael Scofield pensaria nisso. A promessa estava feita e continuou com Steve e Danno num "carro de palhaço" perseguindo um ladrão ao som de I'm Gonna Live Til I Die de Frank Sinatra. As reclamações de Danno foram hilárias e ao mesmo tempo compreensíveis. Principalmente se levar em conta que ele quase foi jogado pra fora umas três vezes e que ambos quase perderam a cabeça. Literalmente. Lorde Fat sendo Lorde Fat e uma peculiar rodada de carguments, como isso podia não ser o início da perfeição?


O caso de O ka Pili 'Ohana ka 'Oi (Família em Primeiro Lugar) também não fica pra trás. Aprendemos a gostar de Grover, e vê-lo fazendo exatamente o que o fazia criticar Steve no início para salvar sua filha Samantha foi muito bom. Os conflitos pelos quais passou foram angustiantes. Só acho que talvez a falha tenha sido na escolha do vilão, podiam até trazer Ian Wright de volta mas em um caso envolvendo roubo de dados ou algo assim. Não combinou trazer um hacker como sequestrador. Tudo bem que ele tinha feito um terrorismo básico ameaçando derrubar o avião no 4x08 (Akanahe), mas isso foi bem diferente.

Se me perguntarem, a única coisa que gostei nesse retorno do personagem de Nick Jonas (além da morte) foi a comparação que fez da Five-0 com os Beatles. Sempre gostei dessa metáfora, tanto que já usei o termo FabFour havaiano para nomear nossa Força Tarefa favorita algumas vezes. Inclusive tem uma foto de um photoshoot do elenco para CBS Watch! Magazine fazendo uma versão da famosa capa de Abbey Road. E aquela cena dos quatro em cima dos carros apontando as armas por cima do muro é digna de tietagem. E detonando os capangas do Ian no aeroporto então... Uau! Mas Ian se comparar a Brian Epstein já foi demais.


Voltando a Grover, não podemos culpá-lo por nada. Sua aflição e desespero para resgatar Samantha foram genuínos. Cheguei a chorar com ele. E até quebrou um pouco o gelo com Danno, que costumava ter ciúmes. Já esperava que Danno desse um apoio moral para Grover, de pai para pai. E foi bonito o momento em que contou sobre o dia em que Grace foi sequestrada no 2x15 (Mai Ka Wa Kahiko). Acabou que para salvar Samantha Grover teve que ir contra todos os seus princípios e tudo que fez para construir uma carreira de confiança na SWAT, e acabou sendo demitido. Embora talvez tudo tivesse sido diferente se Grover não tivesse desistido de ligar para Steve. Mas Steve não estava disposto a deixá-lo jogar golfe todos os dias e lá foi a equipe recrutá-lo. Vocês não acham que o distintivo da Five-0 combinou muito bem com aquele conjunto verde-limão?

As conversas trouxeram pontos importantes para a próxima temporada. Segundo Kono, Adam está falando a palavra com c. Será que vai ter casório? Só me deu uma pontinha de tristeza quando Chin disse que o maior arrependimento que tinha com Malia era não ter pedido-a em casamento antes. Enquanto isso, Danno espezinhava Steve dizendo que deveriam perguntar para Doris sobre o paradeiro de Lorde Fat. E o pior é que provavelmente tenha razão. Mas pegou mesmo quando o assunto virou Cath. Entendo o que Steve também entende, Cath foi militar por quase metade da vida e vai fazer o que for possível para resgatar o garoto. Mas continuo achando que não poderá ficar nisso pra sempre, só temo que ela tenha que fazer um sacrifício por ele.


Na próxima temporada dois personagens terão explicações a dar. Dona Dorinha terá que explicar porque foi visitar Lorde Fat na prisão duas vezes enquanto sequer se deu ao trabalho de procurar os filhos. No lugar de Steve, eu teria sentado e talvez até desmaiado ao saber disso. Porque saber que Steve descobriu sobre o túmulo no Camboja não me parece um motivo bom o suficiente. E Lorde Fat terá que explicar como diabos descobriu sobre Ian Wright, foi até lá matá-lo e libertar Samantha. Isso foi até bem legal, até porquê de certa forma foi um jeito de dizer que só ele pode perturbar Steve. Mas como descobriu? Quanto ao recado que mandou Samantha entregar, o que precisam conversar? Será que Lorde Fat quer convocar Steve para o lado negro da força?

Então tivemos um ótimo episódio mas não um ótimo season finale. Se esse fosse a preparação para o gran finale a história seria outra e até mereceria nota máxima. Mas o caso não é esse e a 5ª temporada já começará com uma grande responsabilidade. Vamos torcer pra que em Setembro Hawaii Five-0 reencontre o rumo e volte a ser o espetáculo que tanto amamos. Aloha!

Postar um comentário Disqus

 
Top