"Now that's how you end a horror movie." - Lou Grover

É Halloween, e toda a Five-0 (mesmo dividida) teve uma verdadeira noite de terror. De um lado Steve e Danno finalmente deram ouvidos a Jerry e embarcaram na caçada à Farrow. Do outro tivemos Chin, Kono, Grover e Max caçando um serial killer imitador de um filme trash. Com certeza não faltou ação, embora algumas coisas talvez pudessem ter sido melhor aproveitadas.

Ho'oma'ike (Desmascarado) teve um título que fachou muito bem com os dois casos. Mas ao invés de seguir a tradição e deixar para o final o plot maior para fechar com chave de ouro, vou ter que começar pelo Jerry devido ao encerramento do episódio anterior. Vou confessar que realmente temi pela vida de Jerry, pois por mais que soubesse que o personagem está garantido nos próximos episódios o fato é que Farrow é dono de uma frieza que me fez esquecer esse detalhe por alguns segundos. Afinal, como não sentir um frio na barriga ao vê-lo atirar em seu sócio e em seguida ameaçar nosso teórico da conspiração?


Enquanto isso, Danno já tinha voltado há algumas horas e Steve tentava consola-lo. Mas falarei mais sobre isso depois, pois Jerry assim que ficou livre chamou os dois para relatar o ocorrido. Juro que cheguei a pensar que ambos precisariam de um chacoalhão para cair na real e acreditar nele, mas para Steve bastou ver o porão vazio. Danno ainda precisava avaliar. Começava uma caçada como poucas vistas na história da série, apesar de que alguns cuidados precisarem ser tomados no início já que Jerry infringiu a lei.

Vamos combinar que Farrow chegou em um nível bem próximo ao de Lorde Fat e Frank Delano em matéria de tentar acabar com a reputação da Five-0. O cara não brincou quando disse que lia romances policiais, pois suas armadilhas foram coisa de livro. Fez toda aquela encenação de matar seu sócio para tentar fazer Jerry ficar ainda mais desacreditado perante a equipe, e caso não funcionasse não se preocupou em arriscar toda a credibilidade da Five-0 fazendo Steve e Danno de bobos ao confiscarem o transporte dos livros. O mais legal é que voltando à primeira cena, quando Farrow fala para as crianças sobre o sangue falso está dando uma pista de suas artimanhas.


Sempre tive uma certa desconfiança de que Farrow estivesse usando uma identidade falsa, um cara tão sujo não pode ter um nome tão limpo. Mas nunca iria imaginar que ele fosse um Major do Exército britânico. E a grande genialidade do plot foi a revelação de que não estava falsificando dinheiro por lucro, mas para se vingar de seu país. Não digo que concordo totalmente com seus princípios, afinal, ele realmente abusou do poder ao matar aquelas pessoas. Foi uma escolha dele. Mas apesar disso é de se refletir sobre o que ele disse a respeito dos governantes armarem guerras em que o sangue de outros é derramado. E se eu acho que a história dele acabou com o xeque-mate dado por Jerry? Tenho a sensação de que ele é um vilão que poderemos ver novamente. E se for para ter mais cenas como aquela de Steve e Danno no barco atirando em todo mundo, melhor ainda.

Nesse plot também tivemos a presença de Ellie, que parece ter conhecido um Steve McGarrett diferente daquele ao qual Danno está acostumado a lidar. O fato é que nosso Comandante queria um mandado, mas quem precisa de mandado quando se tem fama de Dallas Cowboys? Pelo menos ela não se sentiu ofendida ao saber que foram de qualquer jeito. Nesse episódio já não senti aquela troca de olhares do anterior, me pareceu mesmo que Steve e Ellie estão construindo uma amizade e talvez isso seja até bom. Mas vamos aguardar.


Durante todo esse tempo, quase que como num universo paralelo, vimos Kono, Chin, Grover e Max trabalhando em um caso criado especialmente para a data. Sei que normalmente idolatro os casos de Halloween, mas não posso fazer isso aqui. Parece que faltou algo ao mesmo tempo que sobrou outro. Não digo que tenha sido ruim, até foi bom. Mas algo não fechou. Parece que foi feito só porque precisava, não que os produtores realmente quisessem fazer. Tirando a reviravolta final, foi algo extremamente simples. E senti falta daquela coisinha dos outros anos que por alguns minutinhos me fazia acreditar que realmente tivesse algo sobrenatural ali.


Mas sim, o caso. Inspirado por Jack Knife, protagonista de um fictício filme homônimo de 1984, um jovem resolveu se vingar daqueles que julgava serem culpados pela vida que levava. Ou seja, os valentões que faziam bullying com seu pai e seu próprio pai por nunca ter revidado. Foi uma solução inteligente e que trouxe mais reflexões do que se fosse uma simples imitação ou até vingança. Como Grover, algumas pessoas não entendem como jovens como Aaron imitam filmes de terror. Mas ele certamente é um psicopata ou sociopata, partindo do julgamento que fez do pai. Se não fosse o filme, alguma outra coisa o inspiraria do mesmo jeito em algum momento. Também temos o momento em que Brad disse que era apenas uma garoto fazendo coisas estúpidas naquela época. Mas quantos garotos fazem coisas estúpidas que deixam marcas definitivas na vida de alguém?

Agora, entendo que de vez em quando a equipe trabalhe separada, mas aqui achei desnecessário. E ficaram totalmente separados, nem se reuniram no final para uma daquelas lindas confraternizações. Claro, assim teve destaque pra todo mundo e tivemos oportunidade de ver Grover e Kono falando sobre filmes de terror e Max homenageando mais um personagem de Keanu Reeves. Dessa vez Johnny Utah, de Caçadores de Emoção. Mas me pareceu desnecessário. Reforço que gostei do caso, mas tenho a sensação de que teria sido mais proveitoso ter toda a equipe no caso de Farrow. Afinal, o cara tentou acabar com a moral da Five-0. Mas tudo está bem quando termina bem.


Para encerrar faço o prometido e volto a conversa de Danno e Steve. Nosso misantropo favorito passou por tanta coisa que acho que ele é que merecia ter encontrado Eric Dickerson e ter alguma alegria. Enfim, é totalmente compreensível que ele se questione se as coisas teriam sido diferentes caso tivesse impedido Matt de fugir há três anos. Mas como Steve disse, não adianta ficar se culpando. Foram as escolhas dele. E até disse ter passado por isso com seu pai e Freddie. Menção um tanto curiosa, já que a morte de John terá alguma ligação com o próximo episódio.

Ontem foi ao ar o 100º episódio de Hawaii Five-0, com revelações e a volta de Lorde Fat. Ansiosos?

Postar um comentário Disqus

 
Top