É tempo de mudança.

As mortes que ocorreram nos últimos tempos em Westeros vêm agora moldando uma nova cara para os Sete Reinos. Sem Tywin e sua liderança, Cersei se vê ainda mais perdida, sem apoio e poder – que é o que ela mais gosta. Fica furiosa ao perceber que o povo clama pela nova rainha Margaery e mais fula ainda quando o casamento entre seu bebê e a garota do Jardim de Cima é concretizado sem maiores confusões. Foi a primeira união depois de muito tempo que não acabou em morte (ainda). Agora o novo rei parece que será moldado por sua esposa, que quer a rainha-mãe bem longe dali. O jogo de poder entre essas duas será magnífico de se observar. Margaery conhece sua oponente bastante bem e Cersei tem anos de experiência ao seu lado para bater de frente com a norinha. Porto Real pegará fogo.

Sabendo das cartas que têm na manga, Cersei agora apelará para os pardais, o grupo religioso radical que vem tocando o terror nas ruas da capital. Os poderosos querem que eles sejam punidos, mas a rainha-mãe vê neles a arma que precisa para mudar a perspectiva do jogo.

Já em Braavos, Arya cobra o homem que a acolheu na Casa do Preto e Branco sobre seu futuro. Cansada de varrer o chão, ela quer se tornar como ele e o aprendizado será muito mais doloroso do que ela imaginava. Para se tornar “ninguém”, um servo do deus de muitas faces, ela precisa abandonar Arya, deixar seu passado para trás e tornar-se quem almeja. Só que todos sabemos que não é fácil abrir mão de quem somos, de quem amamos e até de coisas que nos lembram das pessoas que não estão mais conosco. Arya passou um aperto para se livrar de suas coisas, mas não conseguiu se desfazer da Agulha. Foi difícil acompanhar a luta interior da garota, que provavelmente sofrerá alguma consequência quando sua espada for encontrada.

Sansa, Mindinho e sua trupe chegaram ao seu destino, Winterfell. Aí quem leu os livros – o que não é meu caso – se pergunta: que duplo twist carpado é esse no enredo, minha gente? Muitos estão reclamando que a série está seguindo um caminho bastante diferente dos livros em que é baseada. Não era para ser novidade, afinal a produção não poderia ficar extremamente fiel. Acho que assim dá ainda mais emoção, porque todos ficam sem saber o que vem a seguir e quem leu não pode mais ficar se achando o espertinho por já conhecer o futuro. Sansa foi a personagem que mais teve seu rumo mudado pelos produtores/roteiristas. Nos livros ela não sai do Vale Arryn e na série ela acaba de voltar para Winterfell, que é comandada pelos Bolton, malditos desprezíveis que mataram seu irmão. 



Acontece que o casamento que Mindinho comentou no episódio passado não era para ele, mas para Sansa e com ninguém menos que o sádico Ramsay (ex-Snow) Bolton. O pessoal responsável pela mudança explicou que Sansa é uma personagem muito importante para ficar sem uso, como seria se continuassem o rumo dos livros, então eles decidiram sacudir o mundo da garota, que tendo aulas com Mindinho, deve ser o terror dos novos moradores de sua casa. Caso continue sonsa, ela pode sofrer ainda mais, porque a paquerinha/namoradinha de Ramsay olhou muito feio pra garota, não creio que ela deixará a situação assim.

Há também Theon que agora é Fedor. Ele fica só pelos cantos, ouvindo tudo, se esgueirando.  Ou ele realmente está doidão, mexido com as torturas que sofreu, ou está ligado nos acontecimentos para arquitetar sua vingança, que pode ocorrer ajudando Sansa a tomar Winterfell. Difícil saber, principalmente com as mudanças feitas, que muitas pessoas acharam furadas. Por exemplo, Sansa foi entregue para o cara que matou seu forte irmão, então o que o impediria de matá-la também? Que tipo de apoio tão importante ela pode dar aos Bolton para ser mantida viva? E mais, ela é procurada por conspirar a morta de Joffrey, será que não virão atrás dela?

Quem toma o rumo para Winterfell também é Stannis Baratheon, que com a negativa de Jon precisa bater de frente com os Bolton pelo Norte. Falando em Jon, foi dele a cena “sassinhora” do episódio. Ouvindo desaforos e vendo a insubordinação de Janos Slynt, o novo Lorde Comandante precisou tomar uma atitude. Fiquei esperando que ele desistisse até o último momento, mas sua nova posição exige respeito em convenhamos, que a Muralha não é um lugar para fracotes como o novo sem cabeça do pedaço. A atitude de Jon também o aproximou de Stannis, essa relação deve ser mais firme e melhor trabalhada para frente.

Em Volantis, Varys e Tyrion se depararam com alguns indícios de que a fama de Daenerys vai longe. Desde pregações até putas vestidas como a mhysa são provas de sua notoriedade na região. Tyrion, mexido com a morte de Shae, foi pego desprevenido por Jorah que o capturou e o prometeu levá-lo até a rainha. Caso seja Cersei, Tyrion está na pior, mas como sabemos que Jorah é devoto de Dany, pode ser que o encontro entre o anão e a mãe dos dragões aconteça em breve.

Postar um comentário Disqus

 
Top