Pela Patrulha.

Toda a sorte de xingamentos saiu da minha boca e estiveram no meu pensamento ao fim da season finale de Game of Thrones. Mother’s Mercy deixou a cabeça dos telespectadores em ebulição, era uma porrada atrás da outra (talvez facada se encaixasse melhor) e sem tempo de assimilar uma coisa, outra acontecia, foi assim até o golpe final, o pior de todos e mais doloroso.

Jon Snow morreu? Tudo indica que sim, é praticamente impossível sobreviver a inúmeras facadas e tanta perda de sangue. São inúmeras também as possibilidades de um futuro para Jon na sequência da série, algo que ninguém tem certeza, já que George R.R. Martin não lança o livro seis nunca. Existe a hipótese de que ele seja como Bran, um troca-peles, e existe ainda uma teoria de que ele seria ressuscitado por Melisandre, que já fez isso antes na série, para exercer um propósito maior e ser o guerreiro que ela vem procurando. Confesso que essa é a teoria que mais me atrai. Nela, Jon Snow seria Azor Ahai, o guerreiro que Melisandre achava ser o Stannis. Para se tornar essa figura icônica, precisaria o sacrifício de um filho de um rei ou de um rei. Como tudo indica que Jon seja filho de Rhaegar Targaryen com a Lyanna Stark, ele é um príncipe e se encaixaria nos pré-requisitos. Tal guerreiro tem a Lumífera, a espada capaz de matar os White Walkers. Jon matou com sua espada White Walkers no episódio 8, resta saber se seria apenas pelo aço valiriano ou se porque realmente ele é Azor Ahai. Fiquei sabendo disso pelo meu amigo Grégori, valeu por compartilhar a ideia mais atraente de todas para o futuro de Jon.

Ah, Jon também pode ser mais uma adição para o exército dos White Walkers ou pode simplesmente e filhadaputicemente ter mesmo morrido. Mas isso ninguém quer aceitar. Vale lembrar que todo mundo que morreu e voltou na série teve mudanças, seja na personalidade ou na aparência. Caso isso aconteça com Jon, como ele voltará?

Aproveitando o gancho da volta dos mortos, quem parece ter voltado foi Montanha. Depois da cena incrível de humilhação de Cersei pelas ruas de Porto Real, ela foi carregada por esse guerreiro de armadura, que provavelmente será instrumento de sua vingança contra os Pardais. Aiii, aquela cena ficará na história. Como disse outra amiga – hey, Miloca -, vai baixar a Emily Thorne (Revenge) na Cersei e não vai ser bonito pra quem fez o que fez com ela. Aguardo ansiosa pelo desdobramento disso.

Ainda falando em mortes e vinganã, Ellaria não descansou enquanto não vingou Oberyn. Passou por cima das ordens do cunhado e junto com as filhas de seu amado, colocou em prática o que tanto planejou. Aquele beijo na boca de Myrcella certamente não pareceu algo natural de acontecer e era óbvio que ela não aceitaria tão facilmente a vingança sendo tirada de suas mãos. Após uma surpreendente cena em que a garota afirma estar feliz em saber que Jaime é seu pai, ela sangra pelo nariz e cai nos braços do pai. Em Dorne, Ellaria confirma a suposição de envenenamento quando também começa a sangrar e então toma o antídoto.

Desde que mentiu para Jquen, eu sabia que Arya não se safaria de suas atitudes, do fato de falhar em ser ninguém. Ela foi além no episódio e usando uma das mil faces finalmente acabou com a vida daquele que figurava em primeiro lugar na sua lista de vingança. O homem que cortou a cabeça de seu pai não vive mais. Só que ela não podia acreditar que se sairia bem disso tudo. Em um momento de pânico, ela achou que sua vida também acabaria com a água do poço e ficou da mesma forma quando sua visão sumiu. Arya está cega. Será que continua na casa ou será abandonada pelas ruas de Bravos?

Outro que presenciou a consequência de seus atos foi Stannis. Após ver sua filha queimar de forma bárbara, ele perdeu muitos homens, perdeu a esposa que não aguentou a culpa e enforcou-se, também perdeu Melisandre, que se escapuliu. Mas a lista de perdas não acabou aí, em batalha por Winterfell, seu exército reduzido foi abatido facilmente pelos comandados dos Boltons. Sangrando e gravemente ferido, ele encontra Brienne, que ainda quer justiça pela morte de Renly. Tudo indica que ela fez a justiça, mas sem confirmação visual eu não afirmo.

Foi durante a batalha que Sansa criou coragem e foi acender a maldita velinha pedindo ajuda, tarde demais miga. Colocada na parede pela namoradinha de Ramsay, ela teve finalmente a ajuda de Theon/Reek para fugir do lugar. Se eles conseguiram andar depois de pular daquela altura na neve, não se sabe, mas espero que sim. Ainda desejo uma morte lenta e dolorosa para o ex-bastardo Bolton.
Em Mereen Tyrion está à frente, comandando o que restou do lugar ao lado dos fiéis escudeiros de Dany: Verme Cinzento e Missandei. Mas passa a contar com uma ajuda ainda melhor, do espião mais bem sucedido de todos os tempos: Varys. Com o poder da lábia, espera-se que o anão tenha sucesso em restaurar alguma paz no reino de Dany. Isso enquanto Jorah e Daario vão atrás da rainha, que foi levada para longe por Drogon. O dragão, ainda machucado da batalha na arena não quis levar mamãe de volta pra casa. Esperta como é, Dany saiu andando sozinha por terras desconhecidas e se deparou com um clã dothraki, ao que pareceu. Espertinha, ela tocou a aliança no chão ou para indicar onde esteve ou para não indicar que era comprometida.

Muitas pontas soltas, muito pano pra manga e um ano de espera até que algumas das respostas sejam dadas. Haja coração. Li que Martin garantiu que o sexto livro sai antes da estreia da sexta temporada, é ver para crer. E nem todas as respostas estarão lá, visto que o destino de alguns personagens foram drasticamente modificados na adaptação para a TV. Ainda assim é algum tipo de Norte para o que pode acontecer.

A temporada foi morna ao extremo até o episódio 7, depois tudo aconteceu e muito ficou no ar, deixando as mentes em polvorosa com tantas opções, com maquinações e esquemas de jogo. Agora o Trono de Ferro nem importa mais tanto, a ameaça maior será lidar com o exército de White Walkers que é numeroso, forte e praticamente invencível. Que venha a sexta temporada!

Postar um comentário Disqus

 
Top