Sexo como Deus assim deseja.


O dom de oratória de Frank ficou mais do que evidente nesse belo episódio de Shameless. Elevado à posição de defensor oficial dos direitos gays, Frank mostrou todas suas habilidades em arrecadar doações de admiradores ansiosos. No mundo de Shameless em que Frank é protagonista, sempre presente está a ideia de que a pessoa deve se aproveitar da boa vontade dos outros. Assim, Abraham, um homem inteligente, sabe, pelo menos até certo ponto, que Frank é um aproveitador, mas como ele serve para promover sua agenda política, Abraham concorda em despejar no colo de Frank todas as mordomias que o patriarca Gallagher deseja. E Frank sabe aproveitar muito bem a situação e aprecia o luxo. E a plateia de doadores termina comendo em sua mão, quando ele defende que os gays devem seguir seus impulsos sexuais como Deus assim os criou e dentro dos laços do casamento.


Não creio que ninguém tenha se espantado com a capacidade de Frank em abraçar uma causa que não é a sua em troca de um benefício imediato. Mas talvez eu esperasse um pouco mais de esperteza de Frank ao aceitar ser recrutado pelos rivais da causa de Abraham, um grupo religioso conservador que acredita na religião e em terapia para curar o homossexualismo. Frank até que hesitou, mas quando lhe falaram em “fornicação terapêutica”, ele não resistiu e se vendeu ao inimigo, mesmo que isso significasse fazer sexo com uma mulher que “se parece com um homem”.


Mas não achei mesmo que Frank tivesse a capacidade de reconhecer o carinho e a admiração que a comunidade gay estava lhe demonstrando. Está além da capacidade de Frank valorizar esse tipo de gratidão e respeito e para ele o que importa é ter suas necessidades básicas atendidas, principalmente se vierem acompanhadas de vários luxos e muito sexo. Assim, foi merecido quando Jesus, o funcionário gay do hotel, denunciou a duplicidade de Frank para Abraham, que o desafiou a provar que é mesmo gay. Sai dessa, Frank!


E quanto a Fiona, fiquei satisfeitíssimo em ver como ela está se adaptando à nova posição no escritório de seu emprego temporário, inclusive participando do time de softball. Ela realmente merece tudo de bom. Mas fico pensando que é uma posição temporária e, como tal, tem prazo de validade. Acredito mesmo que a experiência mudará Fiona para melhor e ela terá mais consciência de seu potencial para construir uma vida melhor, mas o que vai ocorrer mesmo é ainda uma incógnita. E algo ainda me diz que um envolvimento dela com Mike, seu simpático gerente não está fora de cogitação.


Afinal de contas, os roteiristas parecem que estão encaminhando Jimmy para se ausentar mais uma vez do mundo dos Gallaghers. Ele tem uma “esposa” e obrigações maritais sob ameaça de morte e inventou que quer ser médico e para isso tem que se mudar para Michigan por um ano. Jimmy já saiu da vida de Fiona no fim da primeira temporada, então já não conto mais com ele. E, do jeito desinteressante que os roteiristas vêm desenvolvendo o personagem, não sentirei falta dele.


Outra trama cuja qualidade oscilou foi a das tentativas de Kevin e Veronica (e mais a mãe dela) em ter um bebê. Dessa vez ela está grávida, o que parece significar que aquelas cenas engraçadas em que Kevin ficou constrangido em fazer sexo com a mãe de Veronica acabaram, o que é positivo, pois aquela situação já havia se esgotado. Vamos ver se algo interessante resulta disso.


A parte mais dramática girou em torno do coma de Karen. Mandy, agora elevada ao status de atropeladora psicopata que não faz ideia por que Lip se preocupa tanto se Karen morre ou vive, começa a perder Lip no momento em que ele fica ausente e não para de pensar em Karen no hospital. E, a propósito, foi hilário, mas um pouco doentio, quando Jody, notório viciado em sexo, despertou Karen de seu coma ao estimulá-la sexualmente enquanto ela estava inconsciente. A gente ouve falar de muitas histórias de mulheres incapacitadas em hospitais sendo abusadas sexualmente, isso é um problema real, portanto a imagem não é nada bonita. Mas está perfeitamente de acordo com o humor negro do mundo de Shameless.


A coisa promete esquentar nos próximos episódios com Karen recuperando a consciência e Lip descobrindo que Karen recebeu uma mensagem de SMS no nome dele pedindo para encontrá-la na noite em que ela foi atropelada. Ele pode ainda não ter certeza de que foi Mandy que enviou a mensagem e atropelou a menina, mas me parece que ele vai descobrir toda a verdade muito em breve. O olhar perdido de Lip diante dessa situação foi chocante e expressivo.


E aí, como você acha que a situação entre Lip, Mandy e Karen vai se desenvolver? Talvez violentamente? O que você faria no lugar dos personagens? E será que Frank vai conseguir cair em pé depois de descoberta sua fraude? E há futuro entre Fiona e Jimmy, ou Fiona tem mais que investir na venda de copos plásticos por atacado?


Postar um comentário Disqus

 
Top