Book'Em, Kono!

Essa semana Hawaii Five-0 nos apresentou o que talvez tenha sido o episódio mais controverso de sua história. Hoa Pili (Amigo Próximo) foi adorado por uns e odiado por outros tantos. Particularmente eu gostei. Mas apesar de mostrar vários pontos positivos, coisas que gosto de ver em Hawaii Five-0, não cheguei a amá-lo. O porque eu ainda não sei. Vamos tentar descobrir?

Nesse episódio a história central ficou de lado e tivemos apenas o caso da semana. Caso este que apesar de ter sido introduzido através de uma cena que mais parecia um clichê de novela ruim - Marido flagrando a mulher com o amigo que diz "não é o que parece"? Sério produção? - foi bem estruturado e positivamente surpreendente. E ainda trouxe uma certa lição de moral.

Como ativista pelo meio-ambiente, gosto quando Hawaii Five-0 trata de questões ambientais mesmo que indiretamente. Isso já aconteceu no 1x06 (Ko'olauloa), 2x08 (Lapa'au) e 2x17 (Kupale). Aqui a questão foi abordada porquê os primeiros suspeitos seriam ativistas contra o shark tour. Claro que não era isso. Creio até que não seria bom pra reputação da série mostrar casos envolvendo extremistas. Mas a mensagem foi dada. E eu ri com a Kono dizendo pro Danno que podia indicar sociedades de proteção aos tubarões.


Mas depois de barcos destruídos, um corpo abandonado em uma jaula de tubarões, vilas incendiadas, explosões causadas por alimentadores automáticos e um tubarão no IML, o pulo do gato desse caso foi ter como culpados um informante do FBI e um amigo (da onça) das vítimas. Afinal, com um amigo que mata seus colegas pra ficar com toda a grana que ganharia se o ecstasy não estivesse contaminado e não tivesse o mesmo efeito que pastilhas de hortelã, quem precisa de inimigo? Mas os culpados tiveram o que mereceram. E foi tocante ver a Five-0 ajudando no serviço comunitário. Steve e Kono na reconstrução dos barcos, Danno e Chin na reconstrução da vila.

O desenvolvimento da equipe foi perfeito. Tanto estrategicamente quanto em matéria de ação. Primeiro que todos tiveram seu momento McGarrett. Chin na perseguição, coisa rara e fantástica de se ver. Danno dando uma surra nos bandidos, e acho que terei que ver a cena de novo pra entender o que ele fez. Kono com o guindaste jogando o contêiner em cima dos meliantes à la Looney Tunes e ainda entrando na briga. No fim das contas teve a honra de fichar o cretino. Quem não gostou muito da história foi Danno. "Onde está o amor?"


O amor na verdade parece estar voltando à vida de Chin Ho. Eu já tinha falado há algumas semanas que gostaria de saber se o lance dele com a enfermeira Leilane tinha progredido ou não. Acontece que os dois nem tinham se visto mais. Mas Leilane foi atrás de Chin cobrar um telefonema e um segundo encontro. Levando em conta que o primeiro foi uma rebelião no presídio, o que podemos esperar do segundo? Enfim, está na hora do nosso querido Chin ser feliz novamente.


Mas o melhor do episódio mesmo foi o alívio cômico. Os carguments de Steve e Danno voltaram, e agora com apostas! Max se divertindo muito com o tubarão e o braço encontrado dentro dele. Sério, se Max não fosse tão divertido eu provavelmente já teria tido pesadelos com ele. E Kamekona, claro. Primeiro culpando Cath por ter falhado no simulador de voo. E no final levando Danno, Steve e Max em seu voo inaugural. Tudo porquê Danno não acreditou que Steve fosse capaz de fazer Kamekona conseguir a licença de pilotagem. Aquela queda de altitude deu uma certa aflição. No entanto, Kamekona se mostrou um guia turístico razoável. Embora eu acredite que "Se esse helicóptero cair, eu cuido da Grace pra você" esteja no topo da lista de coisas que Danno não que ouvir de Kamekona. E nada melhor do que Max cantarolando o tema de Magnum P.I. Acho que vou colocar isso como ringtone.

Balanço geral: Roteiro ótimo. Caso bem estruturado e surpreendente. Ação impecável. Destaque bom e igual para todos os personagens. Entrosamento maravilhoso. Alívio cômico excelente. Então o que ficou faltando pra que Hoa Pili pudesse ser considerado um episódio perfeito? Confesso que não sei. Tento procurar um motivo mas não consigo.

O próximo episódio infelizmente será só dia 15 de Abril. Mas a notícia boa é que teremos o retorno de Tio Joe e saberemos mais sobre o passado de Steve. Quem está ansioso?

Postar um comentário Disqus

 
Top