A polêmica está armada.

Game of Thrones sempre foi sinônimo de qualidade. Cenas excelentes, diálogos geniais, esquemas de virar a cabeça e muito jogo pelo poder, resultando nas reviravoltas mais excitantes e também desesperadoras. A série ganhou fama por não poupar vidas, nem mesmo dos que se acreditava serem os favoritos e então o status da produção foi só aumentando entre os espectadores. Quem não tinha lido os livros correu para ler, ou pelo menos os comprou – como eu -, e a comparação passou a ser inevitável. Todo mundo sabe que adaptação é adaptação, não é seguir a risca e colocar todos os detalhes. No caso de GoT fica ainda mais difícil, basta olhar o tamanho dos livros, quanta informação que não cabe ali.
A temporada passada deu o início às mudanças mais perceptíveis quanto ao enredo escrito por George Martin e essa temporada atual deixou os livros de lado para ganhar vida própria, aparentemente. Com filmes, um tipo apenas de produção por livro, como tantos que vemos por aí, as mudanças são mais fáceis de aceitar, mas só depois da conhecida reclamação: o livro é bem melhor. Numa série de TV, uma vírgula mudada aqui pode gerar uma porrada de mudanças mais pra frente e foi o que o George falou depois do alarde da cena com a Sansa no último episódio. “Livro é livro, série é série”, disse ele. As pessoas têm que desapegar, se jogar nas histórias novas que estão sendo contadas ou não serão capazes de aproveitar o que é passado. Mudanças nem sempre são boas ou fáceis de se acostumar, mas geralmente precisam acontecer.
Sansa deixou de ser a Sonsa das primeiras temporadas faz muito tempo e vem mostrando uma atitude bem mais dura nesta temporada. É visível nas conversas e respostas que ela dá aos Boltons e para a talzinha namorada do Ramsay. Ela é forte. Quanto a tal comentada cena do fim, ela sabia onde estava se metendo quando disse sim, também sabia que o que aconteceu com Tyrion não tinha chances de acontecer com um novo esposo, muito menos ele sendo Ramsay. Ela não queria fazer sexo com ele, não. Mas ela sabia que aquilo era o que as esposas faziam após o casamento, principalmente naquela época. Acho que com a ordem do ex-bastardo de mandar Theon/Fedor assistir a consumação do casamento, pode surgir aí uma aliança para derrubá-lo. Não acredito que Sansa ficará quietinha e toda ajuda é bem-vinda, ainda mais quando Stannis está a caminho e Mindinho abriu o bocão contando para Cersei onde a garota Stark estava.
Acredito ainda que Mindinho de preocupe com Sansa, mas seu desejo de ascensão é muito maior do que qualquer afeição que tenha pela garota. O que ele quer é seu lugar no topo e já mostrou que não tem escrúpulo nenhum para isso. Falando em escrúpulo, a jogada de Cersei para se vingar de sua norinha pode ser bem um tiro no pé. Ela não é livre de pecados e tamanho poder na mão da milícia religiosa pode acabar trazendo problemas também para si. Margaery e o irmão agora estão sob custódia dessa nova liderança e tudo isso acontece bem no nariz de Tommen, que não toma atitude nenhuma. Gente, como assim que o cara vê sua esposa sendo presa, ele sendo o rei e ela a rainha, e fica só olhando abobalhado? Nunca pensei que sequer pensaria nisso, mas nessas horas dá saudade do Joffrey que não deixava barato pra ninguém. Lady Olleana também não deverá deixar barato tamanha insolência para com seus netos. Ela é experiente na parada, sabe dar tapas com luvas de pelica como ninguém e Cersei terá que ficar de olhos bem abertos.
A parte mais brochante do episódio foi em Dorne. Não consigo acreditar até agora que vi aquilo. Jaime e Bronn, experientes em batalhas, simplesmente entram nos jardins a luz do dia, tentam pegar Myrcella – que está bem safadinha – e ainda batem no príncipe. Super discretos. A coisa só piorou quando as serpentes entraram em cena. Garotas que eu li serem as fodonas, dignas de um filme de comédia de quinta categoria. Cenas pobres de luta e uma captura das mais idiotas. Triste.
E o que falar de Arya e a revelação do mistério dos corpos que ela limpava? Ela ainda não conseguiu se desfazer de quem é, mas tem capacidade de encarnar outra pessoa, o que ficou claro quando convenceu a garotinha a beber da água que não cura, mas mata. Não vejo a hora de Arya conseguir a vingança que tanto almeja. Tyrion e Jorah foram interceptados por aleatórios mercadores de escravos e ainda seguem rumo a Mereen. Como resultado de sua lábia poderosa, Tyrion continuou com seu “pau”, mas colocou Jorah numa furada quando afirmou que o cara era bom de luta e merecia lutar nas recém-reabertas arenas do local comandado pela Dany.



Sinceramente, mesmo com todo o andamento da história, sabendo que o caminho para o fim conta muito, etc e tal, não vejo a hora de ter aquela GoT que brilhe os olhos, que acelere o coração, que deixe a boca aberta de incredulidade e que deixe o espectador com aquele gostinho de orgulho e quero mais. Com o bonde andando a todo vapor, a série precisa voltar aos trilhos logo e apresentar o que estamos acostumados a ver, independente de ser igual ou não aos livros.

Postar um comentário Disqus

 
Top