Quando o caso secundário chama mais atenção que o principal.

Depois de mais um pequeno hiatus Hawaii Five-0 retornou com a última leva de episódios da temporada, dividindo a equipe para trabalhar em dois casos paralelos e que em nenhum momento se conectaram. Embora talvez seja certo dizer que ambos tiveram em comum o fato de levantarem questões morais. Gostaria de poder dizer que foi um daqueles momentos em que tivemos emoções e adrenalina em dobro, mas não foi o caso.

Em Ho’amoano (Perseguindo o Ontem) acompanhamos Steve, Danno e Grover investigando o assassinato de uma jovem que apareceu morta na banheira da suite de hotel de três caras que resolveram "tirar uma folga" da família. Os três não lembravam de tê-la matado, quem ela era e nem o que tinham feito na noite anterior, e ao entrar em desespero tentaram esconder o corpo. Ao passo que vimos Chin e Kono investigarem um sequestro seguido de homicídio testemunhado por Jerry. Esse foi cheio de reviravoltas desde o início, quando a vítima se tornou criminosa, e muito mais interessante. Mas vamos analisar um de cada vez.


Como o caso dos três patetas (como Danno adequadamente os chamou) foi o que mais teve destaque na divulgação do episódio e de certa forma o principal vou começar por ele. Na verdade nem há muito o que falar. O caso teve como base uma premissa semelhante a do filme Se Beber, Não Case! (The Hangover), mas sem metade da graça. Talvez porque o machismo dos caras era tanto que chegou a dar raiva. Afinal, caras que mentem para a família pra ir pra farra alegando querer liberdade quando querem dizer libertinagem são machistas sim. Adorei foram as broncas que Grover deu e a ameaça na hora de manda-los pra casa.

Apesar disso, a morte da moça teve um desfecho interessante, sério e que levantou outra questão moral. A moça tinha acabado de ser encontrada pelo pai biológico, um homem com câncer terminal e que estava arrependido de ter abandonado a filha fruto de um caso extraconjugal. Foi assassinada pelo irmão biológico, que não aceitou o fato de não ser mais o único herdeiro. Tentou suborná-la, mas quando ela não aceitou por querer um pai e não dinheiro resolveu matá-la. Não foi ciúme ou o fato de que seu pai tinha traído sua mãe, que também não justificariam mas não seriam motivos tão mesquinhos, foi pura e simplesmente dinheiro. Que como bem disse Steve, um dinheiro que ninguém mais terá.


Esse caso também valeu pra ter Steve e Danno trabalhando juntos por dois episódios consecutivos. E tiveram bons momentos. Ri muito na cena daquela festa de universitários onde Steve fez Danno prometer que Grace estudará numa faculdade online, ao que o outro respondeu que sim e ainda perguntou porque mencionaria o nome da filha dele em um ambiente como aquele. E também quando estavam ouvindo os recados das esposas dos três patetas e Steve perguntou a Danno se ser casado era assim mesmo.

Mas vamos ao caso que contou com uma boa dose de heroísmo da parte de Jerry. Ao fazer sua primeira entrega de camarão pilotando uma bicicleta elétrica e ao som da música tema de Speed Racer, Jerry viu uma mulher sendo sequestrada e resolveu seguir o carro (por favor, nunca façam isso, apenas memorizem a placa e liguem pra polícia). Acabou encontrando o raptor morto e só então ligou para Chin e Kono. Todavia, só por essa reviravolta inicial esse caso já se mostrou muito mais interessante.


Precisava-se descobrir as identidades de vítima e criminosa, e a cada nova descoberta o quadro mudava totalmente. O que parecia ser um caso de autodefesa virou do avesso quando descobriram que a mulher era uma procurada pelo FBI e o homem um pai de família (com algumas acusações de violência doméstica), que poderia tê-la reconhecido de um programa sobre criminosos na noite anterior e tentou entregá-la. Tudo mudou de novo quando descobriram que eram cúmplices e o cara tentou acabar com ela antes que os holofotes caíssem sobre ele, só que não deu certo. E as descobertas e reviravoltas não pararam.

Ao continuar procurando pelo possível esconderijo da mulher chegaram a uma fazenda de café, e apesar das acusações de tráfico sexual o que Chin e Kono encontraram foi um campo de trabalho escravo. Nem sei dizer o que é pior, se é que é possível eleger uma dessas opções como pior. É simplesmente horrendo o que algumas pessoas sem escrúpulos podem fazer por dinheiro.


Depois de uma pequena perseguição e uma pequena troca de tiros, Chin e Kono deram baixa da procurada. E não consigo parar de pensar que esse caso poderia muito bem ser o único do episódio, bastava apenas ser um pouquinho mais incrementado talvez. Mas enfim, Jerry recebeu uma medalha de honra por seu ato de bravura em uma cerimônia com toda pompa e circunstância. Embora acredite que ele queria mesmo era um distintivo, e convenhamos que ao menos uma credencial de consultor ele merece. Onde está o amor? Todavia, vamos combinar que não deve existir nada mais honrável que receber uma medalha usando uma camiseta Kamekona's Shrimp. (Risos)


Pouco antes da cerimônia de Jerry vimos Chin mostrando a Steve as fotos que seu cunhado do mal deixou em sua casa. Torço pra que Steve esteja certo e não signifiquem nada, apenas que Gabriel quer provoca-lo. Mas é difícil não sentir uma pontinha de preocupação.

O 5x23 foi exibido na sexta passada e hoje vão ar os dois episódios que compõe o season finale. Os reviews serão feitos conforme a disponibilização das legendas.


Nota: 8

Postar um comentário Disqus

 
Top