Trambiques sexuais.

Shameless é um drama intenso com toques cômicos de humor negro e, dividindo os 53 minutos do episódio entre tantos personagens, a história não dá descanso ao espectador. O preço, contudo, é que certas situações poderiam ser bem melhor exploradas. De qualquer modo, são cenas rápidas em que muito acontece e, ao término do episódio, parece que vemos vários capítulos emocionantes em um só.

Como sempre, enganações e trapaças fazem parte da realidade dos personagens de Shameless e dessa vez o tema predominante teve a ver com sexo.

A começar por Fiona. Ao fazer compras em um mercado, a caixa tem um ataque de nervos e se demite porque o gerente fica insistindo que ela tire seu intervalo. Mas por que será que o gerente estaria tão ansioso pelo intervalo da funcionária? E o que a faria ficar assim tão transtornada? Já, já saberemos.


Fiona, percebendo a oportunidade, candidata-se imediatamente ao emprego. Tudo vai bem até que o gerente canalha começa fazer sugestões do tipo “você tem que saber lidar com as carnes, principalmente as salsichas”, coisas desse tipo. Ou seja, deixa entendido, que Fiona só conseguirá o emprego se fizer sexo oral com ele. Uma atitude nojenta, mas em termos de história não chegou a surpreender consideramos o que já se viu em Shameless. E parece que tudo terminou bem, pois, elaborando uma armadilha com a ajuda de Veronica, Fiona consegue provas incriminadoras contra o gerente safado e o chantageia para conseguir o emprego. Mas esse assunto vai ter seus desdobramentos.

A trama mais interessante envolveu Lip. Quando Fiona e Debbie voltavam para casa de ônibus, um pervertido praticou uma cena repugnante, deixando a pequena Debbie chocada. Lip se revolta e, pesquisando o banco de dados dos ex-presos por ofensas sexuais, descobre que um tal de Blake Collins mora ali perto. Foi o suficiente para se formar uma pequena multidão pronta para um linchamento. Só que chegando à casa do tal de Blake constatam que ele, na verdade, é ela. E não ajudou o fato de Blake ser interpretada pela bela e meiga Justine Lupe. Trata-se de uma professorinha que seduziu um aluno menor de idade. E ao ver aquele “anjinho”, a multidão se dispersa sem jeito.


É normal que uma clássica fantasia sexual masculina evolva uma mulher tão linda e delicada quanto ela no quesito iniciação sexual, mas ao mesmo tempo Blake deixa claro seu caráter, ao dizer que não apenas “transou” com seu aluno, mas o amava e amar não é crime, e ela pagou por seu “erro”. Ou seja, a ex-professora parece muito bem ainda ser uma predadora sexual e não aparenta se arrepender do fato.

Lip, decidido a provar que isso é verdade, finge que é um adolescente inocente e se oferece a aparar sua cerca viva (o que dá origem ao título do episódio), tira a camisa, após a jardinagem, pede limonada, etc. Ora, Lip pode tecnicamente ser um menor, mas sabemos que ele é adulto faz tempo. De qualquer modo, a loira cai na armadilha de Lip e, enquanto corrige sua gramática e lhe promete ensinar um mundo de coisas, os dois têm relações íntimas. E eu diria até que os dois formam um belo casal, embora fique uma situação pra lá de estranha, numa mistura de cena engraçada com perturbadora.


No final, Lip fica completamente envolvido e até chega a ensinar a sua namorada Mandy algumas coisinhas que aprendeu com a “fessora”, mas quando Mandy vê que Lip está depilado lá embaixo (ele aparou a cerca dela e ela, a dele), resolve ameaçar a predadora sexual de morte mostrando-lhe sua futura cova, forçando que ela se mude.


Os outros Gallaghers também estiveram bastante ocupados. Ian tem que lidar com seu triângulo amoroso, com a volta do namorado (que não admite que é gay) e o pai de Jimmy. Este, por sua vez, tem que aturar os chiliques da mimada “esposa” brasileira, gritando impropérios misturados em inglês e português, enquanto eles compram um vestido de noiva e tiram fotos para provar seu “casamento”. E até a vizinha Veronica tem que aturar a (tecnicamente) esposa do “namorido” Kevin, que lhe promete arrancar o divórcio finalmente.

Ocorre que a tal da esposa tem uma surpresa: um menino que pode, ou não, ser filho de Kevin. Mas tudo não passa de armação, pois o guri nem filho dela é. E quem sai no lucro é Debbie, que consegue um namoradinho. E Veronica, quando fica sabendo que a esposa é uma tremenda mentirosa, arma o barraco e a força a assinar os papéis do divórcio.


E não esqueçamos de Frank, pois ele sempre apronta. Dessa vez, convence a desesperada Sheila a deixá-lo levar Hymie ao médico para tomar as vacinas enquanto ela descansa. Frank espeta o braço do menino com um alfinete e põe-lhe um esparadrapo no braço para fingir que o garoto recebeu as vacinas para ficar com o dinheiro, enquanto dá um de seus incoerentes discursos no bar sobre conspirações do governo e como vacinas transmitem AIDS e autismo. O que eu gostaria de saber é como as pessoas ainda confiam no Frank e deixam com que ele lide com o dinheiro dos outros, pois esse homem não tem um pingo de honestidade no corpo.


Ah, e Frank ainda tenta lucrar com a síndrome de Down de Hymie ao tentar conseguir doações de uma instituição que ajuda crianças com câncer. Ao saber que a instituição só ajuda crianças à beira da morte, Frank convence seu filho Carl de que ele tem câncer e raspa seu cabelo, em mais uma “cerca” aparada no episódio. E Carl, como sabemos, não é exatamente um pensador, acredita em na história do pai. Mas tudo o que Frank, para seu desapontamento, consegue é um acampamento de férias para Carl. Quando pensamos que Frank atingiu o limite do deplorável, ele faz algo ainda pior.



Ao final do episódio o que mais me chamou atenção foi a trama de Lip e da professorinha. No Brasil é comum adolescentes abaixo de 18 anos namorarem pessoas mais velhas e a lei e os costumes americanos são mais rígidos nesse respeito. Mas por outro lado, segundo a letra da lei, o maior de idade pratica estupro presumido lá e cá. Você acha que seria assim um crime tão grande uma professora jovem ter relações com um aluno? E com adolescente maduro como o Lip? O que achou do comportamento dela no episódio? E as outras tramas aonde nos levarão? Deixe sua opinião nos comentários. 

Postar um comentário Disqus

 
Top