"Confiança é uma grande palavra poderosa." (Governador Sam Denning)

Quem poderia imaginar que teríamos dois episódios absurdamente fantásticos de Hawaii Five-0 em uma mesma semana? E se o primeiro - como já descrito aqui - ficou por explorar um pouco mais dois personagens queridos andavam meio de escanteio, o segundo teve o que na minha opinião foi o melhor caso da temporada, a solução esperada de um plot e a promessa de que algo grande vem aí.

Hana I Wa 'Ia (Escândalo) cumpriu as expectativas causadas pelo titulo. Trouxe um caso envolvendo política e trazendo de volta não só o Governador Denning, mas também Wo Fat. O que foi uma grande surpresa pra todos os fãs da série. Mas voltarei ao Wo Fat depois. Vamos pela ordem dos fatos.

O caso da semana começou com o que parecia ser um verdadeiro escândalo político, onde uma prostituta, Serena, foi assassinada em uma mansão que pertence à amigos do Governador. E nunca suportei o Governador Denning, estava até feliz por ele não ter aparecido ainda nessa temporada. Mas aí ele volta estragando a audiência pela custódia de Grace - também falarei mais disso depois - e interferindo de mil e uma formas na investigação da Five-0. Apesar de que acabei reavaliando minhas opiniões sobre ele ao final.


O suspeito mudava a cada cinco minuto, o que deu ao episódio uma dinâmica impecável. Começou com o Governador, o que fez Steve ter uma grande discussão com ele em uma ótima cena. Sabia que alguma hora McGarrett acabaria explodindo com o Governador, mas ver isso acontecer chegou a ser reconfortante. Pelo menos ele começou a colaborar e abriu o jogo. O suspeito passou a ser o Deputado Chris Freed, que estava concorrendo ao senado. Mas o Governador queria protegê-lo por ser um grande amigo, e por isso teria deixado o caso aos cuidados da Five-0. Porque sabe o valor que tem uma amizade pra eles.

Depois de tantos suspeitos que foram de Ryan Webb (Patrick Fischler, talvez você lembre dele como o mala sem alça Phill em Lost), um professor que estava participando de um congresso no Hawaii e a quem pertencia o DNA encontrado em Serena. Mas com o álibi conferido, tudo voltava a estaca zero. Passei até a suspeitar do assistente Josh Lowry (Robbie Jones, da finada Hellcats) e da chefe de gabinete Amy Davis. Está certo que Josh não foi cotado oficialmente como suspeito, mas eu já estava suspeitando de todo mundo.

Pra resumir um pouco, embora não fosse a assassina, Amy estava envolvida. No início do episódio a vimos em um bar com Josh, e quando ele saiu um homem pagou uma bebida pra ela e depois ameaçou matá-la. Esse homem era Wo Fat, que voltou causando. Ele agora precisa reconstruir seu império, e a melhor forma que achou foi com política. Aliou-se ao outro candidato, Brad Powers. E pretendia sujar a reputação de Freed, que era um bom homem, pra depois matá-lo forjando um suicídio. Ele disse que não mataria Freed, mas não acredito nele.


Mas a Five-0 só chegou nesse ponto quando Kono conseguiu imagens de Amy saindo do bar com Wo Fat. E foi aí que Amy criou coragem para arrancar a escuta e contar a verdade para Steve e Danno. Que ela mentiu sobre levar Serena a Freed como uma pizza e que Wo Fat a ameaçou. Mas o gabinete estava sendo vigiado e Amy acabou morta com um tiro. Então Steve e Danno partiram ao resgate. Chegaram antes que Wo Fat acabasse com Freed, que já tinha levado um tiro e levou mais dois enquanto Danno o ajudava a entrar no helicóptero. Mas Steve teve que tomar uma difícil decisão entre salvar um bom homem ou prender o homem que causou tanto sofrimento a sua família. E no fim, optou pelo bom senso.


Powers acabou preso, e Steve ficou de cara amarrada com Danno por ter sido obrigado a deixar Wo Fat escapar de novo. E Danno teve que prometer que pegariam Wo Fat de novo. Mas o importante é que agora a Five-0 e o Governador tem uma nova e sólida relação de confiança e honestidade. Nada mais de ordens esdrúxulas ou insubordinação. Agora Steve sabe que pode acreditar na honestidade do Governador, e o Governador pode confiar nos métodos da Five-0. Até virei fã do Denning depois dessa.


Embora Chin e Kono tenham tido uma participação importante na investigação, tiveram bem menos destaque do que no episódio anterior. Claro que em Hawaii Five-0 cada um tem sua hora de brilhar. Vale destacar quando foram interrogar a colega de quarto de Serena, quando perceberam que estavam sendo seguidos e "prolongando a estadia" de Webb. Mas só eu acho que Kono e Chin mereciam estar na audiência pela custódia de Grace?


Bom, enfim à audiência. Rachel não compareceu, Danno foi mais desastrado do que nunca e Steve teve um comportamento "inaceitável e desprezível" nas palavras da juíza. Mas quando Danno começou a dizer que Grace era seu raio de sol, seu único raio de sol. Que ela ela o faz feliz mesmo quando o céu está cinza. E ela nunca saberá o quanto ele a ama. E por favor que não levassem seu raio de sol embora, era visto que ganharia essa. Ok, Danno não recitou You Are My Sunshine, mas foi o que ele quis dizer. E o testemunho mais que voluntário de Steve sobre Danno ser o tipo de pai que todos queriam ter, só contribuiu. Mas agora é fato: Danno tem a guarda compartilhada e Grace fica. Foi até engraçado ver Danno brindando ao... Hawaii por isso. E claro, teve a cena da gravata que foi uma comédia só.

Hawaii Five-0 volta dia 4 de Fevereiro com o remake de um episódio da série original. Quem está ansioso por Hookman?

Postar um comentário Disqus

 
Top