"O céu favorece o forte e o justo."

Não há duvidas de que Hawaii Five-0 soube nos recompensar muito bem por suas duas semanas intermináveis de hiatus. Mesmo deixando a trama central de lado, o episódio conseguiu nos prender do início ao fim. Abriu mão de grandes momentos de ação para nos proporcionar quarenta minutos de emoção e reflexão que vão se prolongar por muito tempo, mostrando uma história sobre um grande momento da nossa História. E fez isso magistralmente bem, de forma poética e realista. Nos fazendo pensar do que a humanidade é capaz, tanto para o bem quanto para o mal.


Ho'onani Makuakane (Honra Teu Pai) trouxe questões de memória e honra. Uma tentativa de assassinato a um veterano da II Guerra Mundial durante uma cerimônia em homenagem aos combatentes de Pearl Harbor. Mas, mesmo que o "sensor-aranha" de Steve não tivesse funcionado e não conseguisse impedir David Toriyama de atirar, logo descobrimos que ele não tinha mesmo a intenção de matar Ezra Clark. Chin foi o primeiro (e talvez único) a perceber que David sempre soube que a arma não dispararia. Ele queria que seu caso fosse investigado, e a honra de seu pai restabelecida.


Foi preciso quase que literalmente cavar o passado. Procurar por evidências que o tempo fez questão de esconder, memórias esquecidas há 70 anos. E ainda mostrou a questão de que nem sempre o que a gente vê é o que realmente é, e que o que a gente lembra não é de fato o que aconteceu. Mas afinal, o que um menino de 10 anos poderia deduzir ao ver seu pai morto no chão e ao lado do corpo um homem agachado segurando uma arma? E ainda somando o fato de que a katana da família havia sumido. Uma conclusão precipitada fez David ter uma visão equivocada por quase toda a vida.


A emoção ainda ficou por conta das visualizações que tivemos da época, através da narrativa de David e os flashbacks da família Toriyama. E aqui confesso que, talvez como muitos, tive grandes revelações. Não sabia muito sobre a História de Pearl Harbor. Sabia que o bombardeio causado pelo Japão provocou a entrada dos Estados Unidos na II Guerra, mas não muito além disso. Desconhecia totalmente a humilhação pela qual os cidadãos nipo-americanos foram submetidos e ignorava o fato de que foram presos e levados para os "acampamentos". O que só não chamo de crueldade máxima porque os campos de concentração nazistas eram incontestavelmente piores.


Mas voltando um pouco ao caso, David deu sorte de cair nas mãos da Five-0. Sejamos honestos, que outra equipe policial se importaria tanto com questões de honra familiar? Se entregaram e não se importaram de ir fundo na investigação, mesmo que isso significasse remexer evidências que viraram ninho de ratos. Um misto perfeito de raciocínio e perícia tecnológica uniram todas as peças necessárias do quebra-cabeças para descobrir a verdade sobre os fatos. E David não só recuperou a katana de seu pai como também teve a oportunidade de pedir perdão a Clark. Não só por tentar matá-lo, mas por odiá-lo e culpado-o durante anos por algo que não fez.


Foi uma grande jogada manterem o mistério até o fim, a duvida entre um prisioneiro morto por um soldado (o que era bastante comum) ou um mal entendido que omitia o verdadeiro culpado. Mesmo que tivessem optado pela primeira alternativa, teria sido aceitável e realista. Mas acho que fizeram a escolha certa, pois trouxe muito mais pontos de reflexão do que a primeira poderia trazer.

Sem duvida dois dos momentos mais emocionantes foram a conversa entre David e Chin e quando o levaram para o lugar onde ficava o acampamento. O primeiro reforçou ainda mais as questões de memória e honra levantadas. De fato, passar para as próximas gerações o que seu povo sofreu (seja qual for a etnia e pelo que passaram) é uma forma de honrar os antepassados e ainda evitar que as mesmas atrocidades se repitam. Já o segundo mostrou como lembranças podem ser bem vivas e como tragédias podem mudar uma pessoa para sempre.

Eu disse lá no início que a trama central foi deixada de lado, mas não totalmente. Já no começo do episódio David falou que o nome "Steve McGarrett" lhe parecia familiar. Depois teve a foto de James Toriyama com o Vovô Steven McGarrett. Já nos tinha sido revelado lá na 1ª temporada que o nome de nosso Steve era uma homenagem ao seu avô morto em combate em Pearl Harbor, não lembro certo qual episódio. E nada demais até aí, o comentário apenas fez Steve remexer nas coisas do avô. Mas no final, uma revelação bastante significativa. David lembrou que o avô de Steve ia à sua casa três vezes por semanas jantar e ter lições com seu pai. Que era um bom homem, que jogava bola com ele e lhe deu sua primeira luva de beisebol. E ainda que Steven e a esposa estavam esperando outro filho, que pelas minhas contas era John.


Como isso é significativo? É um detalhe um tanto revelador na verdade. No 1x20 (Ma Ke Kahakai) Steve contou a Danno que nunca jogou beisebol com o pai quando criança, e no 4x02 (A'ale Ma'a Wau) ficou evidente que Steve não entende nada do esporte. Já seu avô aparentemente adorava. E se John não ensinou Steve a jogar beisebol é porque provavelmente ele mesmo não aprendeu com o pai, uma vez que Steven morreu em combate. Quando John certamente ainda era bebê. Isso nos leva a perguntar quantas heranças e momentos familiares as guerras roubaram.

Mudando um pouco o rumo, talvez não teve muito espaço pra comédia e comentários irônicos do Danno. Mas o que teve foi digno de nota. Não há como não mencionar as observações de que Steve está "amolecendo e se tornando humano". Realmente tenho munhas duvidas de que o Steve lá do início, em plena fase neandertal, teria topado essa caçada de memórias. Acho que podemos culpar a convivência com Danno e Grace como causa desse amolecimento todo. E a claustrofobia de Danno foi abordada pela segunda vez, será que essa questão vai ser mais aprofundada futuramente?

Incontestavelmente um grande episódio, com emoção do início ao fim e que nos trouxe muitas lágrimas aos olhos. Uma trama digna de filme por inúmeros motivos. Que mostrou veteranos reais durante a cerimônia e que por muito tempo nos fará pensar em tudo que foi dito e mostrado.

O próximo episódio é o último do ano, com os preparativos do Natal da nossa Ohana e muita emoção.

Postar um comentário Disqus

 
Top