Revisitar o passado pode ser doloroso.

Quando se trata de um episódio focado em Chin, já podemos nos preparar para ver tão querido personagem sofrer muito. E se o foco é seu passado então... Há muito queríamos saber mais sobre o tempo em que Chin era parceiro de John na polícia, sobre sua família e o início do relacionamento com Malia. O resultado disso foi mais um grande episódio para a história de Hawaii Five-0. Não tão intrigante quanto o 3x13 (Olelo Ho'Opa'I Make), mas bastante profundo.

Hana Lokomaika'i (O Favor) já começou pregando-nos um grande susto, com o dono de uma mercearia chamando a emergência para um Tenente Kelly baleado. Não demorou para descobrirmos ser um flashback de quinze anos atrás, e que o Tenente Kelly em questão era Kam Tong Kelly, o pai de Chin. Então já vimos John e Chin em seus uniformes da polícia no hospital pedindo notícias a uma Malia ainda residente. O motivo de estarmos vendo esse período da vida de Chin veio logo em seguida, quando no tempo presente ele (assim como Kono e Steve) estava em um inquérito sob suspeitas de ter atrapalhado as investigações da morte do seu pai.


É até inútil dizer que isso não fazia nenhum sentido, porque não fazia mesmo. O que dava ainda mais vontade de socar o Detetive Couglin, interpretado por Robert Knepper que faz um personagem arrogante como poucos. Quando ele falou da Malia daquele jeito então... E mesmo quando foi levantada questão de que o suspeito (e verdadeiro culpado) da morte de Kam era Gabriel Waincroft (Christopher Sean), era impossível imaginar como Chin poderia ter atrapalhado as investigações intencionalmente ou não.

Confesso que inicialmente torci para que o sobrenome de Gabriel ser apenas uma coincidência, mas porque não queria imaginar que um cunhado de Chin, irmão da querida Malia, poderia ser capaz de provocar sofrimento tão grande para ele. Acontece que como era de se prever, a Corregedoria queria que Chin tivesse suspeitado automaticamente de Gabriel por conta do favor que Malia pedira e duvidava que Chin não visse o rapaz há quinze anos. Primeiro que Malia pediu para livrar Gabriel de um roubo de carro, como Chin poderia ligar uma coisa com a outra? Ele não era um grande traficante na época, era só jovem idiota fazendo coisas idiotas. E como Chin poderia ter mantido contato com Gabriel quando ficou anos sem ver a própria Malia?

A falta de uma punição severa pode mesmo ter contribuído para que Gabriel fosse por esse caminho, assim como acontece com tantos jovens. Mas adolescentes são realmente capazes de fazer coisas estúpidas para "impressionar". Chin pode não ter percebido a diferença simplesmente por ser jovem demais, não por culpa de seu relacionamento com Malia. Chin só ouvira falar de Gabriel outra vez com o caso que surgira há cinco dias, mas já era tarde para "consertar" o cunhado. Pelo menos conseguiu colocar tudo em pratos limpos, dar uma bela surra no rapaz e ainda prendê-lo. Foi inclusive nessa parte que descobrimos como Chin ganhou o machucado no nariz que nos intrigou desde o início.


Kam podia mesmo estar no lugar errado na hora errada, mas isso só me deixou mais desprezo por Gabriel. O reconheceu e ainda assim preferiu atirar do que se entregar. Gabriel disse que não tinha escolha, mas tinha sim. Ficou bem visível que ainda tinha duvidas na época mas optou pelo mais fácil ao invés do correto. (A propósito, parabéns pro ator que representou muito bem esses aspectos.) E ainda teve audácia de culpar Chin pela morte de Malia. Quanta petulância! O digno parente serpente. Mas pelo menos esse está preso e não incomoda mais. Ou pelo menos assim esperamos.

Explorando agora outros pontos, foi mesmo bom ver um pouco de quando Chin trabalhava ao lado de John. Até porque ver Pappa McG em ação mostrou que Steve não puxou só a mãe. O que dizer daquele "convite"? Tal pai, tal filho. Sem falar que foi bastante irônico John dizer que se sentia aliviado com o desejo de Steve de se tornar um SEAL, pois temia que o filho quisesse seguir carreira policial. Mas o destino consegue ser tão engraçado... E a própria parceria foi agradável de se ver.


Foi tão bom ter Kono realmente de volta! Seja ativa e reintegrada à Five-0 nas poucas cenas de "cinco dias atrás", com sua insubordinação durante o inquérito (como não amar?) ou em sua versão teenage girl. Alias, nunca transformar um ator ou atriz em uma versão quinze anos mais jovem de seu personagem deu tão certo. Claro que a doce face de Grace Park contribui muito, normalmente já é difícil dizer que ela tem mais de trinta, e com aquela caracterização eu jamais diria que tem mais de vinte! Além do mais, Grace se superou na atuação fazendo até uma vozinha de menina. Mas voltando à personagem, foi legal ver que já tão novinha Kono dava sinais de que seria uma boa policial. Reconhecendo na foto de Luna a tatuagem de Gabriel.

Steve não apareceu muito, mas teve seu momentos. Fez Chin se acalmar e voltar para o interrogatório. Manteve uma paciência de Buda com as indiretas de Coughlin sobre família em primeiro lugar. Talvez Danno tenha razão e Steve esteja mesmo amolecendo, pois o Steve de outras eras provavelmente não ouviria aquilo com tanta educação. Porém o melhor foi ver seu olhar de aprovação para Chin na cena do telhado.

Danno e Cath fizeram muita falta, mas nesse episódio suas ausências se fizeram justificáveis. Por não conhecerem Chin naquela época, só poderiam estar presentes naquelas pouquíssimas cenas do caso onde acabariam sendo quase figurantes. Bom, no caso de Cath esse episódio fecha os dois que Michelle Borth estaria fora. Quanto a Danno não posso afirmar nada, mas Scott Caan também já se fez ausente em dois episódios dessa temporada e creio/espero que isso não aconteça mais. Quero poder ver toda a equipe da Five-0 reunida.


Deixei pra fechar com chave de ouro a cena final. Um flashback anterior a tudo aquilo, de quando Chin conheceu Malia. Chin já havia partilhado esse momento com Danno no 3x02 (Kanalua), mas poder vê-lo foi maravilhoso. A cena perfeita pra aliviar a tensão que perdurou por todo o episódio. E Malia tinha razão, Chin fica fofo de uniforme. Mas a verdade é que Chin pode seguir em frente, mas nunca vai amar alguém como amou Malia.

O próximo episódio é só na semana que vem, mas o lado bom é que pela sinopse terá bastante McDanno.
 
Top