E se Deus fosse vampiro?

Finalmente. Foi a palavra que me veio a mente no momento que terminei de assistir este 5x02. Finalmente não só pelo retorno de Russel Edington, que de fato é um acontecimento a se comemorar, mas também por finalmente a série ter nos dado algo que não tivemos na premiere da semana passada: perspectiva.

Até então não sabíamos qual era o plano de Alan Ball para sua última temporada (do showrunner, não da série). Nem sequer sabíamos o que seria introduzido de novo e a season premiere só contribuiu para nos deixar ainda mais confusos.

Enfim, este segundo episódio cumpriu o papel de abrir pontas para os caminhos que a temporada deverá trilhar. O primeiro é bem provável que seja a caçada à Russel Edington, em que Eric e Bill terão de trabalhar juntos para encontrar o vampiro e pessoalmente matá-lo. Ademais, tenho certeza que Russel não irá se incomodar caso Eric meta uma estaca nele, afinal ele perdeu seu namorado, vulgo, pote de geléia na temporada passada.

Brincadeiras à parte, a trama de Bill e Eric é a que parece mais promissora no momento e foi a que nos trouxe aquilo que True Blood estava precisando há algum tempo: vilões. Não que Marnie tenha sido uma vilã ruim, mas convenhamos, ela era uma bruxa (e bruxo a gente só respeita se for de Harry Potter). A figura do conselho de vampiros pareceu muito mais ameaçadora e freak como True Blood deve ser.

Desde a criança vampira até o poderoso Roman, vivido por Christopher Meloni, a Autoridade pareceu ser uma grande adição a 5ª temporada. E por falar em adições, este episódio trouxe uma "porrada" de mitologia com informações que vão desde Deus ser um vampiro até o culto à primeira, a última e a eterna Lilith.

Mas eu sei que o que muita gente quer saber não é se os vampiros foram criados a imagem de Deus, mas sim sobre o Reverendo Newlin. Além de dar entrevistas na TV sobre os vampiros que ainda não saíram do porão, ele andou dando também outras coisas: 10.000 dólares em troca do traseiro à prova de presas do Jason. Segundo a Jesse, ele não está a venda, caso alguém tenha interesse.

E por falar em compras, confesso ter adorado a cena em que a Sookie comprou utensílios anti-vampíricos, com direito a adagas, coleiras e Baygons de prata. Dito isso, é bom ver que True Blood continua seguindo uma de suas propostas básicas: mostrar como seria o mundo caso existisse a presença de vampiros nele. Cenas como a da loja de conveniência tornam essa experiência tão divertida quanto curiosa.

Ainda melhor são sequências de flashback dos vampiros, como a que vimos neste 5x02. Nele conhecemos Pam versão humana, cafetina e sem Eric. Naquela época, ela só não imaginava que um dia teria que fazer favores a alguém chamado Sookie. Se ela soubesse opataria pela true death antes mesmo de se transformar em vampira.

Já a trama de personagens como Terry, Alcide e Andy soam tão desinteressantes que a partir daqui entendo que muitos tenham parado de ler esta review. Só não entendo qual a necessidade, fora a ocupação de tempo, de dar histórias isoladas a estes personagens, quando sabemos muito bem que se morressem fariam tanta falta quanto Vovó Stackhouse.

Em suma, Terry, cuja função é fritar hambúrguer, foi colocado em uma trama completamente confusa e que não interessa nem a mãe do Hoyt. Alcide levou dois episódios para dizer que não iria comer o Marcus e no final nem sequer ficou com o título de alfa. E Andy apareceu, dessa vez não para mostrar a bunda, mas para me irritar a ponto de não querer continuar com essa review.

True notes:

- Se a Tara não quer ser vampira, por que ela não se mata? Tem bastante madeira em Bon Temps.

- Se True Blood fosse TVD, as injeções de prata seriam de verbena.

- O fruto proibido de Adão e Eva foi a maçã. E o fruto proibido de Lilith? A maçã de crepúsculo? Presente do diabo.

- Sabe aquela expressão "esse bebê é tão fofo que dá vontade de morder"? Depois desse episódio nunca mais ouvirei essa frase do mesmo modo.

- Se True Blood fosse TVD, eles colocariam algo muito pior do que lâmpadas de raio UV para torturar os vampiros... colocariam a Bonnie para falar por horas. Qualquer um se mataria.

- Já a filha da Luna deu a louca na Shakira e virou La Loba.

- Quem não lembrou da Lilith de Supernatural com este episódio que atire a primeira estaca.

- "Prata no olho de vampiro é refresco." Especialmente se for no olho da Tara.

- Se Deus é um vampiro, a Dilma também é.


Postar um comentário Disqus

 
Top