"É bom estar de volta." - Kono

Pra todo seriador, o ano só começa de verdade depois que sua série favorita retorna do hiatus para as festas. Então finalmente Hawaii Five-0 marcou o início do ano para seus fãs em grande estilo. Não foi perfeito, mas foi lindo. Com alguma coisas que já aguardávamos há um tempo. Chegou a hora de analisar os fatos individualmente.

Começo pelo caso principal. Em O kela me keia manawa (De vez em quando), tivemos mais um momento de parceria entre Steve e Grover. Jack Anderson (Karl Makinen), um dono de bar que gosta de fazer doações para causas nobres, como doar coletes à prova de balas para a polícia, fugiu após matar um cara e espancar um outro que queriam matá-lo na saída do expediente. Ao descobrir que Anderson era amigo de Grover, Steve o convidou para participar da investigação. Alegando mais tarde que assim se pouparia do incomodo de ter o Capitão da SWAT se metendo no seu trabalho.


O que de início parecia ser consequência de uma autodefesa, ganhou proporções muito maiores quando Chin descobriu o passado de Anderson. Um veterano da Guerra do Golfo, um boina verde, que tinha ficha por assaltar uma loja de bebidas e atropelar uma mulher durante há fuga há vinte anos atrás. Grover não gostou nada de saber que o amigo que ele tinha como cidadão exemplar lhe escondia tantos segredos e cometera um crime.

O caso em si pode não ter sido dos melhores, mas valeu pela investigação e as questões levantadas. Foi interessante ver Steve questionar Grover se deixaria as descobertas sobre Anderson passarem por cima do bom amigo e pai de família que é sem dar a chance de se explicar. Um daqueles momentos em que começamos a pensar no que nós faríamos. E ainda reforçou as perguntas do por quê Grover deixou Chicago. Porém ficou um tanto mais dramático quando se descobriu que Yamada (Zeus Kang) e seus amigos foram contratados por Matt Haley (Zay Harding), o marido da mulher que Anderson atropelou. Chegou a doer quando ele perguntou para Chin se nunca teve alguém que amava roubado dele. A diferença é que nem em um milhão de anos Frank Delano sentiria remorso pelo que fez com Malia.

Paralelo a isso tivemos Danno envolvido em uma pequena investigação por conta própria que começou logo depois de deixar Grace no acampamento de líderes de torcida (comentários sobre isso depois). Após conhecer uma bela moça no posto de gasolina, decidiu segui-la. Embora parecesse loucura e tivesse que admitir para si mesmo que não era louco, pois conhece um cara louco (Steve?) e não é como ele. Mas ainda bem que o fez, ou ninguém a teria visto perder o controle do carro talvez fosse encontrada tarde demais. Só achei o resgate um pouco sem sentido por um motivo. Não me pareceu muito inteligente da parte do Danno fazer massagem cardíaca enquanto a moça tinha um ferimento aberto no pescoço. Digo, não sou estudante de medicina nem nada, mas não me parece sensato estimular o coração a bater mais enquanto há um sangramento.


Mas tirando esse momento nonsense, esse pequeno caso levantou outra questão com o pai ensinando os filhos a atirar. Não vimos a decisão de Danno perante sua descoberta, se contou na frente do garoto o que acontecera ou não. Apesar de que pela expressão do garoto pareceu que subentendeu o que acontecera. Todavia, quantos pais ensinam os filhos a atirar (entre outras coisas) achando que não haverá problemas mas acontece uma tragédia? Felizmente a moça ficou bem e Danno pode descobrir seu nome, Amber (Lili Simmons). Só espero que ele tenha mais sorte e seja feliz dessa vez. Mas é impressão minha ou esse pessoal da Five-0 gosta de um encontro no hospital?

O momento mais foto do episódio sem duvida foi quando Danno deixou Grace no acampamento. Definitivamente não quer que ela cresça. Depois foi chorar as pitangas pro Steve porque ela virou e foi embora, olhou nos olhos dela e viu sua inocência se perder no espaço. E Grover piorou tudo dizendo o quanto a situação vai piorar. "A verdade dói, não é?" Dói, mas agente se diverte. Melhor ainda quando Danno disse que Grover é que nem Steve, só que cozinha bem. Essas cenas Danno-Steve-Grover foram as melhores.


Preciso admitir, no entanto, que McDanno fez falta. É hilário sim ver Steve e Grover juntos, se cutucando com a história de não confundir quem anda rápido com quem sabe onde vai e tudo mais. Até adorei quando Grover se usou da imunidade e meios da Five-0 pra arrancar respostas de Koga (Eugene Shaw), e a cara do Steve assistindo tudo. Mas nada substitui McDanno. Confesso também que as diminuições nas participações de Danno me preocuparam um bocado. Mas o próprio Peter Lenkov já disse no Twitter que não acabarão com McDanno. Acreditei nele quando disse que Catth não substituiria Kono, não será agora que irei duvidar de sua palavra. Espero então essa parceria de Steve e Grover e a ausência de McDanno seja como o título do episódio, de vez em quando.


E pra fechar com chave de ouro, o momento mais aguardo por todos: a volta de Kono. Primeiro a vimos chegando em Vancouver, entrando no restaurante onde Adam estava trabalhando como lavador de pratos. (O mundo dá voltas mesmo!) Encontrou seu amado e disse que não precisavam mais fugir. Não há mais lealdade a Michael, estão todos mortos ou presos. Confesso que esperava um pouco de ação desse retorno, mas aquela linda cena do final compensou bem. Senti falta da Cath principalmente nesse momento, logo ela que contribui tanto pra resolver o problema deles. Mas pelo que Michelle Borth disse no Twitter, está em seu contrato que ficaria fora de dois episódios dessa temporada. Esse e outro que não foi informado.

Ainda vejo gente dizendo que esse plot da Kono foi sem sentido. Ainda acho que os produtores se viraram muito bem para cobrir a licença maternidade de Grace Park. Nem sempre se consegue criar uma trama bem sucedida em cima de um "imprevisto", mas se saíram bem. E além de tudo, nossa Princesa guerreira das águas (só pra dar sequência ao conto de fadas do Danno) retornou de sua longínqua jornada de além-mar em busca de seu grande amado. Está de volta aos braços de seus tão estimados amigos e familiares para com eles continuar a lutar.

Próximo episódio é já nessa sexta, com um dos flashbacks mais aguardados desde o início da série sobre o passado de Chin.
 
Top