Ação e emoção no Natal havaiano.
Chegou o Natal! E em Hawaii Five-0 isso significa sérios apuros para Chin Ho Kelly. É senhoras e senhores, depois daquele lindo episódio sobre resgate de honras e memórias tivemos um episódio cheio de tensão e emoções dos mais variados tipos. Um caso surpreendente e cheio de ação, uma história paralela delicada e peculiar. Sem duvida um episódio e tanto.
Minha aflição aumentou consideravelmente quando Chin resolveu bancar o Sr. Sincero e dizer tudo que estava pensando sobre Gary, aquilo não podia acabar bem. Também quando Emily (Heather Dubrow), a namorada de Gary apareceu e foi parar no porão também. Sabia que com a vida de uma civil em risco, Chin não faria nada estúpido demais mas também não esperaria o resgate por muito tempo. E quando Five-0, SWAT e FBI encontraram a casa, Chin já estava revidando. Além de uma grande cena de ação foi mais uma bela amostra do potencial de Daniel Dae Kim. (
Foi incontestavelmente um ótimo caso. Só não dou nota máxima porque acho que faltou mostrar as verdadeiras motivações de Gary. Se bem que talvez essa nem fosse a questão aqui. Mas tive duas impressões, e me corrijam se eu tiver errada. Quando a Agente Rebecca disse que ela gostaria de ter atirado, me pareceu que o caso era um tanto pessoal pra ela. E afinal de contas, o cofre estava vazio?
Mas tudo está bem quando termina bem. Chin acabou são e salvo, e Cath declarou que ele ganhou a aposta e ela pagaria o jantar. Jantar para o qual Grover se convidou, o que resultou numa discussão entre Steve e Danno sobre quem paga e não paga os jantares. Até serem deixados sozinhos. Esses momentos estavam se tornando tão escassos que já estavam fazendo falta.
E claro, houve a pequena história da caixinha quebra-cabeça que Grace encontrou durante a limpeza da praia. A propósito, aquela cena foi um belo conjunto de elementos. Com a mãe de Tamara tentando um quarto casamento, e Grover e Danno trocando conselhos paternais. "Não deixe a sua filha crescer." Sem falar do pânico de Danno ao ver Grace sem luvas brincando com a caixinha que acabara de encontrar. "Tem lixo hospitalar lá, quer brincar com ele também?" Detalhe que lixo hospitalar em local público dificilmente é de fato lixo hospitalar, mas deixemos isso pra lá. Enfim, foi provavelmente a caixinha que rendeu o titulo de Pukana (Lembrança) ao episódio.
Grace estava determinada a descobrir a história do objeto. E embora negasse, Danno também estava curioso. Mas só Steve conseguiu abrir a caixa. E dentro, um medalhão com a foto de uma menininha de traços orientais. Foi triste deduzir que aquilo podia ser parte dos destroços causados pelo tsunami do Japão em 2010. Então entrou o trabalho de Fong, que faria o possível pra descobrir sua verdadeira origem.
Ele o fez. Descobriu que a menina tinha seis anos quando morreu no tsunami, e o pai dela foi o único sobrevivente da família. Isso levou Danno e Grace até o Japão para devolver caixa e medalhão ao Sr Mitsue Tanaka. Uma cena um pouco triste, mas delicada e bonita. Aquela era provavelmente a única lembrança da filha para ele, e foi emocionante ver aquilo. Quase um milagre de Natal.
Bom, pouco antes desse lindo momento final, tivemos uma montagem mostrando o Natal da equipe. Kamekona e Max vestidos de elfos servindo sopa à pessoas carentes. Chin e Leilani curtindo um momento na praia. Grover vestido de Papai Noel, aparentemente indo levar presentes para algumas crianças. Steve e Cath levando flores ao túmulo de John. Kono chegando em Vancouver para investigar as novas pistas sobre Adam. E Danno e Grace abrindo seus presentes. Um belo Natal pra alguns, nem tanto pra outros.
Hawaii Five-0 agora só volta dia 10 de Janeiro, marcando a volta de Kono em tempo integral. Aproveito para desejar Boas Festas à todos. Mele Kalikimaka! Hau'oli makahiki hou!