Ação e emoção no Natal havaiano.

Chegou o Natal! E em Hawaii Five-0 isso significa sérios apuros para Chin Ho Kelly. É senhoras e senhores, depois daquele lindo episódio sobre resgate de honras e memórias tivemos um episódio cheio de tensão e emoções dos mais variados tipos. Um caso surpreendente e cheio de ação, uma história paralela delicada e peculiar. Sem duvida um episódio e tanto.

E como de costume, vamos por partes. Começando pelo caso. Nossa querida equipe foi arrancada de sua folga de véspera de Natal para investigar um assassinato. O mais próximo de uma testemunha era Fritz, o cachorro do dono do ferro-velho que achou o corpo de Dodds no porta-malas de um carro. Exatamente! Seriam um crime e um feriado perfeito se Fritz não desse o alarme, e Danno fez questão de agradecer por isso.


Como bem vimos na cena de abertura, Dodds era um assaltante especializado em burlar sistemas de segurança sofisticados com objetos triviais e roubar cofres. E foi durante um assalto que ele foi morto com um tiro no meio da testa. Dessa forma, sabíamos desde o início que seu parceiro Tim Sapoli (Scott Subiono) não podia ser o culpado, mas o dono da casa que estava sendo roubada. Haviam três questões ali: Quem era? Por quê? E como chegar nele?

A investigação foi bastante trabalhosa, até Kamekona precisou retomar seu ofício de informante. E não teve como não rir dele fazendo Steve e Danno pagarem pelo Ukelele, mas não achei que estragou Tiny Bubles. Max e Fong fizeram todo o possível na perícia, mas Chin e Cath ainda precisaram se dividir para investigar as casas da lista de Dods e descobrir em qual foi morto. E quando Gary Nathan (James Urbaniak) abriu a porta para Chin, eu sabia que a coisa ia ficar feia pra ele.


Com a entrada da Agente do FBI Rebecca Conway (Monique Gabriela Curnen), Steve, Danno e Grover descobriram o que já estavamos vendo: Gary era um serial killer. Essa sequência foi de uma aflição sem tamanho. Via Gary arrastando e amarrando Chin e escolhendo quais dedos cortar enquanto Rebecca relatava toda a ficha do cara, eu só conseguia pensar em quanto tempo levaria pra darem falta de Chin. Bendita seja Leilani que apareceu pra dizer que ele não apareceu pro encontro marcado para duas horas atrás e não conseguia contato. Começou a missão de resgate.

Minha aflição aumentou consideravelmente quando Chin resolveu bancar o Sr. Sincero e dizer tudo que estava pensando sobre Gary, aquilo não podia acabar bem. Também quando Emily (Heather Dubrow), a namorada de Gary apareceu e foi parar no porão também. Sabia que com a vida de uma civil em risco, Chin não faria nada estúpido demais mas também não esperaria o resgate por muito tempo. E quando Five-0, SWAT e FBI encontraram a casa, Chin já estava revidando. Além de uma grande cena de ação foi mais uma bela amostra do potencial de Daniel Dae Kim. (Um EMMY, por favor!) E se um dia eu tiver que escolher alguém com quem ficar presa no porão de um serial killer, certamente escolheria Chin Ho Kelly.


Foi incontestavelmente um ótimo caso. Só não dou nota máxima porque acho que faltou mostrar as verdadeiras motivações de Gary. Se bem que talvez essa nem fosse a questão aqui. Mas tive duas impressões, e me corrijam se eu tiver errada. Quando a Agente Rebecca disse que ela gostaria de ter atirado, me pareceu que o caso era um tanto pessoal pra ela. E afinal de contas, o cofre estava vazio?

Mas tudo está bem quando termina bem. Chin acabou são e salvo, e Cath declarou que ele ganhou a aposta e ela pagaria o jantar. Jantar para o qual Grover se convidou, o que resultou numa discussão entre Steve e Danno sobre quem paga e não paga os jantares. Até serem deixados sozinhos.  Esses momentos estavam se tornando tão escassos que já estavam fazendo falta.

E claro, houve a pequena história da caixinha quebra-cabeça que Grace encontrou durante a limpeza da praia. A propósito, aquela cena foi um belo conjunto de elementos. Com a mãe de Tamara tentando um quarto casamento, e Grover e Danno trocando conselhos paternais. "Não deixe a sua filha crescer." Sem falar do pânico de Danno ao ver Grace sem luvas brincando com a caixinha que acabara de encontrar. "Tem lixo hospitalar lá, quer brincar com ele também?" Detalhe que lixo hospitalar em local público dificilmente é de fato lixo hospitalar, mas deixemos isso pra lá. Enfim, foi provavelmente a caixinha que rendeu o titulo de Pukana (Lembrança) ao episódio.


Grace estava determinada a descobrir a história do objeto. E embora negasse, Danno também estava curioso. Mas só Steve conseguiu abrir a caixa. E dentro, um medalhão com a foto de uma menininha de traços orientais. Foi triste deduzir que aquilo podia ser parte dos destroços causados pelo tsunami do Japão em 2010. Então entrou o trabalho de Fong, que faria o possível pra descobrir sua verdadeira origem.

Ele o fez. Descobriu que a menina tinha seis anos quando morreu no tsunami, e o pai dela foi o único sobrevivente da família. Isso levou Danno e Grace até o Japão para devolver caixa e medalhão ao Sr Mitsue Tanaka. Uma cena um pouco triste, mas delicada e bonita. Aquela era provavelmente a única lembrança da filha para ele, e foi emocionante ver aquilo. Quase um milagre de Natal.


Bom, pouco antes desse lindo momento final, tivemos uma montagem mostrando o Natal da equipe. Kamekona e Max vestidos de elfos servindo sopa à pessoas carentes. Chin e Leilani curtindo um momento na praia. Grover vestido de Papai Noel, aparentemente indo levar presentes para algumas crianças. Steve e Cath levando flores ao túmulo de John. Kono chegando em Vancouver para investigar as novas pistas sobre Adam. E Danno e Grace abrindo seus presentes. Um belo Natal pra alguns, nem tanto pra outros.

Hawaii Five-0 agora só volta dia 10 de Janeiro, marcando a volta de Kono em tempo integral. Aproveito para desejar Boas Festas à todos. Mele Kalikimaka! Hau'oli makahiki hou!
 
Top