Uma ameaça e muitas lições.

E chegamos a mais uma reta final. Com apenas dois episódios faltando para o fim da temporada, Hawaii Five-0 trouxe um episódio intenso, com bons momentos de ação, reviravoltas, reflexões e uma conclusão emocionante para o caso. Foi um dos melhores episódios da série? Não. Mas certamente um dos quais devemos pensar muito a respeito.

Pe'epe'e Kanaka (Aqueles entre nós) foi um daqueles episódios que começam parecendo algo pra depois se mostrar sendo outra. Mas como o vídeo promocional mostrava e o título insinua, a questão seria nos fazer pensar sobre o quanto de fato conhecemos nossos vizinhos. E assim a investigação do assassinato de um limpador de piscina virou a tentativa de tentar impedir um atentado terrorista em solo americano.


Como terroristas tivemos três jovens americanos exemplares. Ou aparentemente exemplares, com suas notas brilhantes faculdade e escola. Sendo instruídos por dois terroristas vindos direto do Iêmen, que conseguiram entrar nos Estados Unidos como cidadãos comuns. Mas o que realmente chocou foram os jovens,em especial Sawn Hatfield (Sasha Pieterse). Quanta frieza e obstinação pra uma garota tão nova! Como bem observou McGarrett: "Surfa, mata pessoas e fabrica bombas, uma típica mulher da Renascença." Ah se toda essa sagacidade fosse usada para o bem...

Com todos os sociopatas, terroristas e mafiosos que já passaram por aquela sala de interrogatório acho que nenhum deixou Steve tão pasmo quanto essa garota, e ele até tentou entender o que se passava na cabeça dela. Não importava o quanto ele tentasse dizer que sabia o que era perder o pai e que o pai dela era um herói nacional, Sawn se mostrou irredutível repetindo o que lhe foi implantado na cabeça. Isso mostra o quanto é fácil manipular alguém, ainda mais uma criança ou adolescente, sozinho e desamparado. Fazendo uma garota desistir de todas as boas possibilidades que o país livre no qual nasceu por um mau propósito. Só espero que não a coloquem na mesma cela que a jovem Kelly do episódio 4x17 (Ma lalo o ka 'ili), quero nem pensar no que essas duas juntas seriam capazes.


Gostei da forma como abordaram o extremismo. O que mais andava me irritando em tramas envolvendo terrorismo e o Oriente Médio ultimante é o fato de mostrarem todo o povo islâmico como vilão mundial, ainda mais quando sabemos que todos tem parte de culpa nessa história. E como não gosto de generalizações e intolerâncias religiosas me agradou ver que frisaram no fato de serem extremistas. Pessoas que como bem disse Steve, mais uma vez ele, distorcem ensinamentos de um livro sagrado para justificar suas mentiras maléficas.

Mas voltando ao assunto dos vizinhos, realmente é algo pra se pensar. Vimos os dois terroristas que instruíam os jovens vivendo como cidadãos comuns, um deles inclusive torcendo pelo filho num jogo de futebol americano. O que até me deu pena do garoto por ver o pai sendo preso. E ainda os jovens que jamais levantariam suspeitas da própria família, quem dirá dos vizinhos. Pessoas que não levantariam suspeitas nem daqueles vizinhos fuxiqueiros que se metem na vida de todo mundo. O que sustenta o argumento de Sawn de que nunca acabariam com eles pois estão por toda parte. Ao que Steve respondeu brilhantemente que pra cada pessoa como ela existem milhares como ele.


O caso teve uma conclusão emocionante com Steve e Danno indo a San Diego procurar o Sargento Kirk Emerson no Centro Médico dos Veteranos para dizer-lhe que os responsáveis pela explosão que matou seus quatro companheiros no comboio e o fez perder as duas pernas e parte de um braço foram presos. Sabem a história da mulher que reclamava dos sapatos apertados até ver um homem sem pés? Aqui tivemos uma nova versão com Danno, que pediu para Steve bater-lhe na cabeça caso o ouça reclamando da fisioterapia de novo. Se não conhecesse Danno diria que nunca mais reclamaria ou faria drama na vida, mas pelo menos da fisioterapia não reclama mais. E o que seria de Danno sem seus dramas? Mas voltando a Kirk, seu interprete é Bryan Anderson. Um verdadeiro veterano vítima de uma explosão em Outubro de 2005 no Iraque. Quem quiser saber mais sobre ele basta visitar seu site oficial. Semper fi.

Agora partindo para os personagens principais, mas continuando com Steve e Danno. Depois da overdose de McDanno no episódio passado os dois partilharam poucas cenas aqui, mas ainda muito boas. Não disse que Danno ia culpar Steve pelo prédio ter desabado? Isso que nem tocou no fato de ser uma armação pra acabar com a Five-0 por causa das perguntas dele, mas por Steve ser uma nuvem negra que paira sobre sua vida há quatro anos. Pelo menos parece que Amber está trazendo o sol de volta a vida de Danno, enquanto aparentemente Cath foi visitar os amigos no continente pra ficar longe de Steve. Nunca vou esquecer a cara que Steve fez ao ouvir isso.


Também tivemos Kono lidando com seu novo admirador, o Oficial Pua. Aquele mesmo que implicou com Kamekona no 4x01 (Aloha ke kahi I ke kahi). Ri demais do atrevimento do rapaz, principalmente questionando a seriedade do namoro de Kono com o Sr. Dez. Mas como de costume Kono lidou muito bem com a situação e conseguiu dar uma resposta sem magoá-lo. Até convidou Pua para a confraternização do grupo, mas tendo que deixar bem claro que não era um encontro.

E por último mas não menos importante a história de Grover e seu peixe. Ou mais um episódio de "homens grandes se comportando como garotos pequenos". Primeiro que foi só Chin dizer (propositalmente, é claro) que na primeira pesca submarina Steve pegou meia dúzia de peixes pra Grover mergulhar e conquistar seu peixão. E claro que precisava provocar Steve. Provocações essas que Steve fingiu não dar importância, mas não admitiu se diminuir e ficou chamando o pobre peixe de suicida. Inclusive me pergunto que gosto teria um peixe suicida. Tão engraçado quanto isso foi o poema de Grover sobre o grande peixe desbravador dos mares que encontrou um trágico fim em seu arpão. E pra botar mais lenha na fogueira Kamekona propôs um desafio, e Danno começou apostando 40 dólares em Grover. Isso eu queria ver.

Próximo episódio, o penúltimo da temporada, vai ao ar hoje. E promete muita emoção e drama para nossa querida Cath. Preparem os lenços!

Postar um comentário Disqus

 
Top