Poderíamos ter tudo, mas não.

Quando há o conhecimento de que uma querida personagem está nos deixando, espera-se um episódio repleto de ação, emoção e um grande aperto no peito. Tivemos tudo isso, mas ainda fica a sensação de que algo faltou. De que algo incompleto nos foi apresentado. O pior é que não consigo saber bem o porquê desse sentimento.

Makani 'Olu a Holo Malie (Ventos juntos e depois dos mares) começou com um momento tranquilo, um jogo de Poker beneficente na casa de Steve. Com a presença de Nick "The Kid" e Duane "Dog" Chapman, e o que foi melhor, Kono humilhando Grover, Kamekona com seus "incríveis" vales e Steve pedindo dinheiro pro Danno. Tudo ia bem até Cath receber uma ligação com um pedido de ajuda de um antigo conhecido, e em seguida a Five-0 entrar em um caso.


Apesar do caso da Five-0 ter sido um assunto paralelo e que ocupou pouco tempo do episódio, vou tratar dele primeiro pra depois ficar livre pra história de Cath. E foi um caso bem interessante na verdade. Um homem atropelado por um ônibus enquanto tentava recuperar o fígado que levava para um transplante. O surpreendente foi que o que parecia ser um caso de tráfico de órgãos se mostrou uma sórdida tentativa de homicídio, já que o receptor era advogado de acusação num caso contra uma grande empresa cujo um herbicida poluiu água potável e deixou várias pessoas com câncer. Um caso bem elaborado e bem resolvido por Danno, Chin, Kono e Grover.


Enfim à história de Cath, que a propósito foi uma bela história. Gostei de saber mais sobre o passado da personagem e sua ligação com a família Khan, como seus destinos se cruzaram no momento em que ela mais precisava. E se há anos atrás ela gastou milhares de dólares dos contribuintes só pra resgatar a bola de futebol do pequeno Najib é óbvio que ela faria qualquer coisa pra salvar o próprio garoto das mãos do Talibã. E óbvio que Steve iria junto.

Foi lindo ver a determinação para encontrar o garoto. Ao mesmo tempo triste ver aqueles meninos sendo levados e saber que aquilo acontece de verdade. Mas tudo ia bem até que Cath e Steve foram descobertos, houve o tiroteio e Steve foi pego. Então Cath não teve outra alternativa que não ligar para Danno e pedir ajuda. Aí começou a parte mais angustiante do episódio.


Mesmo sabendo que Steve é Steve e nada fatal acontecerá com ele, é tenso demais vê-lo sendo torturado e quase decapitado. Mas é lindo ver a amizade de Danno que foi até lá resgatar o amigo, mesmo não podendo fazer o trabalho pesado pois isso era tarefa do Exército. De qualquer forma foi ótima a cena de Danno ao lado de Steve no hospital. Mas se aquele cara da CIA realmente acha que Steve vai abandonar as missões secretas, ele não conhece Steve.

Sei que Terry O'Quinn anda ocupado com sua nova série Gang Related, mas Tio Joe podia ter aparecido ao invés de ser apenas citado. Senti falta dele no contexto, principalmente no resgate de Steve. Quem sabe na próxima?


A despedida de Cath foi ao mesmo tempo rasa e significativa. É compreensível e admirável que ela queira resgatar Najib, mas essa missão não pode durar pra sem e nem muito tempo ou será tarde demais para o garoto. Então digo "rasa" no sentido de que não dá pra ver isso como uma despedida definitiva. A não ser que algo aconteça e ela precise se sacrificar por Najib. Mas aí... Bem, a história será outra. E nada deixa aquele diálogo de despedida menos bonito, com Steve e Cath finalmente dizendo que se amam e suas promessas.

Em conclusão, foi bastante digno usar como título o lema de boa sorte e despedida da Marinha. Só espero que isso também signifique um retorno seguro para Cath. Principalmente pela promessa que ela fez à Tia Deb de manter Steve e Mary unidos.

Amanhã tem season finale com Lorde Fat na área. Aguardem!

Postar um comentário Disqus

 
Top