Enquanto o filho verdadeiro abraça o pai, o filho postiço o trai.

O episódio em que Jesse finalmente abriu a boca foi o episódio em que ele finalmente decidiu se levantar contra Walt...

Como tínhamos previsto, Hank foi o responsável por impedir o jovem revoltado de fazer besteira, e aqui tivemos a consequente (e inevitável) junção dos dois contra o inimigo em comum. Com esta nova dinâmica, é interessante notar o "paradoxo de destruição" de Jesse. De um lado, Walt realmente se importa com ele, e o fato de ele se importar destrói Jesse. Do outro lado, Hank não poderia se importar menos com o rapaz, e o fato de ele não se importar também pode destruir Jesse. Pobre menino fadado à destruição.

Nisso, a entrada de Marie na história (e a primeira vez que ela e Jesse contracenaram) resultou num maligno easter egg: a caneca na mão de Pinkman tinha a sigla DEA estampada. Mas, com o formato de "D" da asa da caneca, dava pra ler a palavra DEAD. Sutil, não?

Acho um pouco engraçado todas essas "pistas" que a série dá para a possível morte de Jesse. Além da caneca, tem também a teoria (confirmada por Vince) que mostra Walt adotando um hábito de cada pessoa que ele matou. No flashfoward de Blood Money, pode-se notar que o abatido Heisenberg veste uma jaqueta muito parecida com a de Pinkman... e a junção dessas peças parece óbvia. Mas, quando junta "óbvio" e "Breaking Bad" numa mesma frase não faz sentido para mim. Pode ser que Jesse vai morrer, ou pode ser que tudo isso não passe de mais uma "pegadinha" genial de Gilligan.

Outra pista agoniante foi a conversa de Marie com seu terapeuta. O que Breaking Bad pretende fazer com essa ideia de envenenamento, afinal? Não creio que apenas jogariam uma ideia no ar para não usá-la. E tenho medo do que farão com isso.

A fala mais importante deste episódio foi a de Skyler: "What's one more?". Era perceptível que ela tem uma personalidade que "acompanha" a personalidade de Heisenberg, e aqui está a prova final. Sky sempre agiu como mera administradora do dinheiro, muito racional e ao mesmo tempo muito inerte em relação à forma como este dinheiro veio parar na mão dela. Parecia que, passado todo o "terror" da época em que o marido cozinhava, pouco importava a origem da riqueza. O que importa é a paz da família. Pois bem, agora ela mostra saber a origem exatamente qual a desta "paz" e querer -- sem meio termo -- a continuidade dela.

Rabid Dog foi, então, onde Jesse (e Skyler?) finalmente "broke bad". Ao desistir da tática de Hank e ameaçar Walt, ele tomou uma postura firme como se tivesse acordado, o que lembra uma fala do próprio White para ele no piloto: "I am... awake". Mas estaria Pinkman realmente acordado? Será que o "plano" dele é realmente tão bom a ponto de encurralar Walter White, o mestre das mentes? E será que Skyler tem mesmo culhões para ir até onde ela pensa que pode ir?


Breaking Observations:

- Em Problem Dog o cachorro que precisava de ser sacrificado era Gale. Agora o cachorro é Jesse.

- Depois da primeira cena de Marie e Jesse juntos, falta só Walter Jr. ter um encontro com o irmão postiço.

- Show de bola o teatro de Walt para explicar o fedor de gasolina em casa. Clap clap clap.

- Enquanto Walt joga gasolina em suas roupas, sua arma aparece presa na cueca. Isso remete à cena final do piloto, que também mostrou a arma dele presa na cueca.

- O casaco branco e a camisa vermelha de Saul lembram as roupas de Al Pacino em "Scarface". Para completar, quando ele olha para o seu rosto machucado no espelho, ele pergunta se vai ficar uma cicatriz.

Saul Scarface

O melhor: Walt defendendo Jesse com unhas e dentes da "proposta" de Skyler. Amor estranho amor.
O pior: Hank tratando Jesse como mero objeto descartável. Oh Jesse.
Melhor quote: WHAT'S ONE MORE?
Nota: 9,5

Postar um comentário Disqus

 
Top