O episódio exibido no último domingo (16) da inigualável Breaking Bad vem sendo considerado por muitos como o melhor episódio de toda série. E até mesmo por alguns como o melhor da história da TV. Portanto, nada mais justo do que reunirmos os melhores momentos deste espetacular "Ozymandias" em um top 5 que o fará relembrar os gritos de desespero, lágrimas e tensão do episódio mais "nãocreditomeudeuspeloamordedeusnãopodeser" dos últimos tempos.

5. "Eu vi ela morrer"


Apesar da morte de Hank ter tido um impacto emocional inacreditável em Walter - o que nos faz instantaneamente nos importar ainda mais com o personagem -, Breaking Bad subverte nossas emoções minutos após, fazendo questão de nos lembrar de que este não é digno de um milímetro da nossa compaixão. E é assim que reunindo toda sua sociopatia, Walter joga na cara do antigo companheiro Jesse o fato de ter visto Jane morrer e não ter feito absolutamente nada para impedir. Walter White, you son of a bitch... 

4. O flashback


Porém antes disto tivemos o belíssimo, e não menos triste, flashback de abertura do episódio, que nos traz um Walter White ainda com cabelo e caráter quase intactos, um Jesse Pinkman ainda capaz de brincar em meio a areia do deserto e uma Skyler White que nem sequer havia noção dos atos que seu marido viria a cometer e do quanto estes levariam a ruína de sua família. Realidade esta que desaparece em um belo fade out, para ser segundos após substituída pelo doloroso e corrosivo mundo construído por Walter White.

3. A ligação


Mais próximo do término do episódio, temos Walt fazendo uma ligação para Skyler em uma tentativa nobre de concertar tudo aquilo que acabara de ter feito. Claramente, ele sabia que haveriam policiais na linha e, por isso, fez questão de interpretar em seu discurso ao telefone um papel de marido abusivo e ameaçador, no intuito de inocentar Skyler e salvar o que havia restado de sua família. Intenções estas que são denunciadas pelas tristes lágrimas que Walt tanto se esforça para segurar, assim como por sua boa ação de entregar a pequena Holly no departamento de bombeiros com o endereço de sua casa.

2. A morte de Hank.


Já sabíamos, porém, assim como Walt, fomos burros o suficiente para não enxergar. Sabíamos que Hank (e Gomez) não sairiam vivos daquele tiroteio e ainda assim fomos derrubados pelo impacto de sua dolorosa e significativa morte. Pois apesar de todos os esforços de Walt para salvar o cunhado, da tentativa de "suborno"... não havia mais o que fazer, já que como foi dito pelo próprio Hank, Jack havia tomado sua decisão à 10 minutos atrás. "You're the smartest guy I've ever met... And you're too stupid to see... He made up his mind ten minutes ago... Do what you gotta do..."

1. O colapso da família White.


Sim, fomos derrubados pela morte de Hank. Sim, quase tivemos nossos corações arrancados do peito por Jesse ao ouvir que Walt havia assistido a morte de Jane. Porém, a cena mais visceral deste fantástico "Ozymandias" vem de dentro do lar da família White. E quando vemos Skyler puxar uma faca para Walt e isto se converter em uma luta pesadíssima entre os dois assistida por Walter Jr, sentimos todo o peso e consequências das ações do anti-herói reunidas naquele momento. Me arrepio, inclusive, só de lembrar do instante em que Walt, após levantar-se do chão gritando "somos uma família", finalmente percebe tudo o que havia feito e o quanto havia perdido, ao ver diante de si seu próprio filho tentar proteger a mãe do pai que nem mais sequer reconhecia. Walt então vê sua principal motivação, seu grande catalisador, sendo destruído por suas próprias mãos. E este acaba por ser um dos momentos mais geniais de Breaking Bad e da história da TV.

E para vocês? Quais foram os melhores momentos de "Ozymandias"? Deixem nos comentários.

Postar um comentário Disqus

 
Top