"It's already personal between me and Patty"

É agora ou nunca. O embate final. Depois de quatro temporadas de idas e vindas, finalmente parece que irá ocorrer o que todos aguardavam: Patty Hewes x Ellen Parsons, advogando em lados opostos, finalmente em combate direto.

O caso e os clientes não importam. Eles são apenas o pretexto necessário para que as arqui-inimigas possam enfrentar-se diretamente e tenham finalmente a oportunidade de destruir uma a outra. Quem vencerá? Não sabemos... Mesmo porque talvez nem mesmo seja possível a alguma delas sair vencedora de um jogo destrutivo, no qual cada parte deverá usar de todas as ferramentas possíveis para derrotar sua adversária, sem qualquer escrúpulo e sem medir esforços ou ações para atingir seus objetivos. Contudo, partindo desse princípio, Patty Hewes sai na frente.

Ao contrário de Ellen, agir sem escrúpulos, sem ética e fazer de tudo para vencer um caso são artifícios que foram utilizados por Patty ao longo de toda sua carreira, sendo que obviamente ela não sentirá nenhuma dificuldade em continuar agindo da mesma maneira. Já Ellen, se realmente quiser derrotar Patty, irá precisar “se adaptar”, deixar de lado seu lado “boa moça” e jogar sujo. Além disso, precisará antecipar os movimentos de Patty e agir antes dela, o que definitivamente não será nada fácil.

E foi exatamente isso que nos foi mostrado na Season Premiere, com Patty mais uma vez fazendo de tudo para impedir Ellen de testemunhar contra ela em sua briga com Michael pela guarda de Catherine, até mesmo rejeitar um cliente em potencial e encaminhá-lo para Ellen, apenas para poder enfrentá-la judicialmente. Para isso, é provável que tenha inclusive mandado assassinar Naomi Walling (Jenna Elfman), fazendo parecer suicídio e dessa forma poder usar a filha dela para processar o cliente de Ellen, Channing McClaren (Ryan Phillippe).

Provável, mas longe de ser a explicação definitiva. Em Damages nada é o que parece ser e os plot twists são a marca registrada da série. Portanto, não só o assassinato de Naomi pode não ser obra de Patty, como também o cliffhanger do final do episódio, com Ellen aparentemente morta após cair (ou ser empurrada) de cima de um prédio, também não deve ser o que aparenta, por mais que possa parecer impossível criar uma reviravolta a partir de uma cena como aquela.

E seguindo nessa linha, são poucas as informações concretas que podemos tirar de “You Want to End This Once and for All?”. Além dos pontos expostos acima, ainda não sabemos quais são as verdadeiras intenções e caráter de McClaren, nem quem vazou os dados pessoais de Naomi. Além disso, McClaren com certeza possui uma coleção de inimigos e qualquer tentativa de identificar qual(is) deles poderia(m) estar tentando incriminá-lo é ainda muito prematura. Desta forma, só resta começar a elaborar nossas próprias teorias e esperar pelos próximos episódios para confirmá-las ou refazê-las.

O maior quebra-cabeça do atual mundo das séries está de volta. Pena que pela última temporada.

• No meio de tantas suposições e pistas falsas, uma informação interessante pode nos ter sido indicada em um dos flashforwards: quando os policiais interrogam Patty sobre o desaparecimento de Ellen, mencionam que naquele dia Ellen iria testemunhar contra ela. Ora, para Ellen testemunhar contra Patty, alguma coisa aconteceu no caso McClaren. Teria Ellen largado o caso ou sido demitida?

• Apenas para colocar fogo no cliffhanger: e se aquela cena for uma armação de Ellen junto com os policiais (que já mostraram serem simpáticos a ela) para pegar Patty?

• O episódio foi ótimo, mas a DirectTV estragou o cliifhanger ao tê-lo mostrado já na promo. Só teria sentido mostrá-lo antes caso aquela cena fosse a primeira da temporada, mas qual o sentido de estragar a surpresa do final da premiere? Só pode ser apelação para ter mais audiência.

• Ainda bem que Chris Sanchez (Chris Messina) continuou na série como interesse amoroso de Ellen, afinal, não era muito coerente para alguém que não consegue se libertar do assassinato do noivo envolver-se emocionalmente com um cara diferente a cada temporada.

• É uma pena que o orçamento de Damages na DirecTV seja bem mais baixo do que na época da FX. O escritório de Patty continua parecendo possuir apenas uns 3 funcionários.

• Muito boa a sacada de usar novamente a cena do elevador (primeira cena da série) para encenar a prisão de Patty em um dos flashforwards!

• O que cartão de Mr. Nye, rasgado por Ellen ao final do episódio, fazia remendado nas mãos de Patty em uma das cenas dela na delegacia?

Postar um comentário Disqus

 
Top