O dia em que Hawaii Five-0 pareceu uma série de espiões.

Em primeiro lugar devo dizer que estou muito feliz por poder ver um inédito de Hawaii Five-0 novamente. É uma das minhas séries favoritas atualmente, daquelas que preciso ver em no máximo algumas horas após a conclusão do download. Assim foi com esse season premiere, ainda mais considerando todas as angústias do final da temporada anterior. Angústia essa que permaneceu durante todo o episódio e transformou 40 minutos em quatro.

La O Na Makuahine (Dia das Mães, em havaiano) começou exatamente onde a 2ª temporada acabou. Com Steve reencontrando sua mãe Doris (interpretada pela vencedora de um Emmy e Globo de Ouro, Christine Lahti), Chin com Malia entre a vida e a morte em seus braços enquanto Kono afundava no Oceano Pacífico.

O mistério não era SE Kono iria sobreviver ou não, já que sua interprete Grace Park apareceu em várias fotos dos bastidores. Sem falar nos stills divulgados pela CBS. Aliás, publicidade zero né? Porque se você quer deixar a "salvação" de um personagem em segredo, você não divulga fotos que provem a participação regular dele na próxima temporada. Como a ABC fez com Jin (personagem de Daniel Dae Kim, por sinal) entre a 4ª e 5ª temporada de Lost. A não ser que Kono virasse uma assombração/alucinação como Harry Morgan, de Dexter. O que eu achava pouquíssimo provável. Enfim, o mistério era COMO Kono se salvaria.

Bom, Kono não é uma princesa de Once Upon a Time mas foi salva por seu amado. Era só lembrar que Chin estava proibido de ligar para a polícia ou até mesmo Steve (que a propósito, estava no Japão) ou Danno. Ninguém disse que ele não podia ligar pro Adam, que chegou a tempo de salvá-la. Infelizmente, os paramédicos não tiveram a mesma sorte com Malia. E como já pudemos perceber, isso transformou Chin em um homem frio e vingativo. Só espero que isso não dure pra sempre.

Quanto ao reencontro de Steve com Doris... Bom, não foi tão amistoso quanto eu pensava. Também não é pra menos, durante vinte anos Steve acreditou que sua mãe estivesse morta, e de repente ela aparece na sua frente (como nas palavras de Danno) incrivelmente inteira pra quem explodiu num carro bomba. Então Doris teve que contar a verdade, a de que ela era uma espiã do Governo (CIA?) antes de conhecer John. Mas ainda não sabemos porque ela matou o pai de Wo Fat. Se é que ela matou mesmo, porque esses personagens mortos de Hawaii Five-0 adoram ressurgir das cinzas. Mas mesmo com Steve não se dando por vencido com essa história, resolveu levar a mãe pra casa. Seria seguro com Wo Fat preso, certo?

Errado! Steve não contava com a astúcia de Frank Delano. Que depois de fazer Chin tirá-lo da cadeia, deu um jeito pra lá de arquitetado pra tirar Wo Fat de lá também. E foi nessa sequencia em diante que Hawaii Five-0 virou uma série de espionagem. Quando na minha vida eu iria imaginar que Delano ia aproveitar a transferência de Wo Fat pra içar o camburão com um helicóptero e depois jogá-lo no mar só pra que seus "capangas-aquáticos" pudessem resgatá-lo? Nunca! É por isso que eu amo essa série! Só vou confessar que eu queria que a aliança de Wo Fat e Delano durasse mais que um episódio. Enfim, não rolou.

Foi só Steve chegar com Doris no aeroporto pra ser informado por Danno (que ficou tão chocado, se não mais, quanto próprio Steve ao descobrir que Shelburne era Doris e que ela estava viva) de tudo aconteceu desde que foi pro Japão com Joe. Incluindo é claro o fato de que Wo Fat e Delano estavam a solta. O que fez Steve e o Governador Denning terem uma discussão daquelas enquanto Doris e Danno se alfinetavam. Passei mal com a discussão sobre relacionamentos, filhos, voto de castidade e quando Doris venceu chamando Danno de "espertinho".

Como a Five-0 tinha que ir atrás de Wo Fat e Delano, e Doris não podia ir à tiracolo, Steve deixou sua mãe aos cuidados de sua amada Catherine. Que também deve entrar na equipe no decorrer dos próximos episódios. E eu só queria saber porque Steve continua achando que sua casa é o lugar mais seguro do mundo. Achei que ele tinha aprendido a lição no 1x09. Mas enfim, Doris que não é boba e que mesmo depois ter abandonado a família por vinte anos continua sendo mãe, percebeu que Catherine não é apenas colega de profissão de Steve e perguntou se ela o ama. Antes que ela pudesse responder foi salva por Kamekona que veio trazer o almoço. E preciso confessar que eu também queria ver fotos do little Steve com pijama camuflado. (Risos)

Como a maior parte do episódio girou tornos dos dramas de Steve e Chin, pouco tempo sobrou para perseguir Wo Fat e Delano. Mas não significa que não foi espetacular, muito pelo contrário. Rapidamente a Five-0 descobriu que a explosão que Delano causou na Delegacia no final da temporada anterior não foi apenas uma distração, foi para ter acesso ao depósito da Narcóticos. A única coisa que eles não sabem e a gente sim é que a parceria com Wo Fat foi pelos seus recursos em troca da localização de Shelburne.

Mas a sequência de perseguição e tiroteio foi sem igual. Dessa vez Chin e Kono foram os verdadeiros badass. Kono que sempre foi ótima atiradora e lutadora ainda deixou a Mulher-Gato pra trás. Alguém se habilita a repetir o salto sobre o capô? E Chin não pensou duas vezes antes de matar Delano a sangue frio mesmo depois do argumento de que um policial honesto não atiraria em um homem desarmado. Só quero ver quando descobrirem que a morte de Delano foi um ato de pura vingança.

Também sobrou pouco tempo para carguments. Só teve um, ainda assim, ótimo. Foi um dos poucos momentos focados em Danno, que foi praticamente um coadjuvante durante todo o episódio. E foi quando descobrimos que ele realmente não vai desistir de conseguir a custódia total da Grace, e todos esperam que consiga mesmo. E Rachel ainda ganhou um novo toque: Evil Woman, de Electric Light Orchestra. Perfeito não?

Por fim tivemos Wo Fat invadindo a casa de Steve. Achei que a Catherine deu uma bela vacilada ali, mas ainda assim deu uma bela surra no policial que deve ser um dos amigos que Delano mencionou. Então Steve chegou e Doris simplesmente disse que Wo Fat "fugiu". Pior foi mandar Doris de volta pro Japão meio minuto antes que Danno chegasse com a informação de que Doris deixou Wo Fat fugir. Nessa hora só gritei "TRAZ ESSE AVIÃO DE VOLTA". Infelizmente, aviões não dão ré. Mas isso me fez começar a considerar a hipótese de que Steve e Wo Fat são meio-irmãos, algo que desconsiderava até então. Até porque tive a impressão de Wo Fat já conhecia Doris.

E nossa angústia continua pelos próximos episódios. Oh vida! Mas não desanimem. Semana que vem tem mais. :)


Aloha!

Postar um comentário Disqus

 
Top