The Walking Dead

O mundo não acabou, porém, as séries que buscam explorar esta temática em suas tramas continuam a marcar presença na lista da maioria dos viciados em série. Por isso, decidimos reunir em uma lista 10 produções que fizeram, prometeram ou exploraram o famigerado apocalipse, seja ele alienígena, nuclear, zumbi ou galáctico, faça a sua escolha.

10. Terra Nova


Poucos se lembram, mas quando estreou em setembro de 2011 Terra Nova nos introduziu a um cenário pós-apocalíptico. Datado no ano de 2149, onde o crescimento populacional e a decadente qualidade do ar atmosférico ameaçavam a vida do planeta. Uma pena que este mesmo cenário tenha sido tão pouco explorado para que viajássemos 85 milhões de anos no passado e acompanhássemos a vida pacata da família Shannon e seus pets, os dinossauros de CGI do senhor Spielberg.

9. Dead Set


Zumbis são pré-requisito para a maioria dos cenários pós-apocalípticos. No caso de "Dead Set", minissérie britânica que conta a história de uma garota que trabalha nos bastidores da casa do Big Brother e seus confinados enfrentando um apocalípse zumbi, este cenário pode soar cômico a primeira vista. Porém, é com este preceito que a série nos apresenta 5 episódios recheados de tensão, medo e gore como poucas produções do gênero conseguem entregar.

8. Heroes


Quem se recorda da célebra frase "Save the cheerleader, save the world" sabe que em Heroes na maior parte do tempo os personagens estavam a procura de um meio de salvar o mundo. E se na primeira temporada (Volume 1: Gênesis) o apocalipse estava premeditado para iniciar no Kirby Plaza na Cidade de Nova Iorque, na segunda temporada (Volume 2: Generations) os super-humanos novamente haviam de deter a liberação do vírus Shanti e sua decorrente pandemia global.

7. Revolution


Revolution é mais uma das séries que aposta em um cenário pós-apocalíptico, porém, com um diferencial de causa: a escassez de fontes de energia. Essa premissa traz por conseguinte tudo o que se espera de um evento desta magnitude: pânico, aviões caindo, ruas desertas e formação de milicias. Seria o apocalipse perfeito, se a série não fosse tão carente de bom roteiro quanto é de energia.

6. Jericho


Porém, antes de Revolution, tivemos a fracassada Jericho, trazendo um cenário pós-apocalíptico decorrente da explosão de uma bomba nuclear na cidade de mesmo nome. Dessa forma, a premissa da série pretendia mexer com nossos maiores medos, focar no drama, apresentar as consequências da radioatividade, do caos, da escassez de alimento e água. E quando o fez já era tarde demais, Jericho estava condenada a queimar em seu próprio cogumelo laranja como fizeram os habitantes de sua cidade desde o início.

5. Falling Skies



Em Falling Skies, os poucos sobreviventes de um ataque alienígena combatem os invasores enquanto unem forças para manter a resistência. Fato é que a série da TNT produzida por Steven Spielberg trouxe em 2011 a promessa de ser um dos melhores sci-fi's do ano, porém, sucumbiu aos clichês e não conseguiu emplacar entre aqueles que optam por menos drama e mais ação, algo que se espera de uma série sobre invasão alienígena.

4. Fringe


Fringe não só já comprometeu a segurança de um mundo, como quase pôs fim a dois universos simultaneamente. A realidade do apocalipse inclusive se concretiza no ano de 2016, no qual Walternativo promete vingar a destruição do lado B acelerando o processo de deterioração do universo A. Vale também ressaltar que nesta 5ª temporada nos deparamos com o cenário de dominação no qual os invasores são os Observadores, seres do futuro que após destruírem o planeta retornam ao presente no intuito de domina-lo.

3. Supernatural


Uma série que tem como foco principal seres sobrenaturais, em especial, demônios, não poderia deixar de incluir na sua lista de afazeres "impedir o apocalipse", certo? "Supernatural" então dedica sua quinta temporada ao por fim ao premeditado Apocalipse bíblico. E apesar de Dean e Sam terem sido mais do que bem sucedidos, não conseguiram de fato impedir o fim da própria série que desde então somente decaiu em qualidade.

2. The Walking Dead 


O cenário pós-apocalíptico de The Walking Dead acompanha o mesmo gênero que Dead Set: zumbis. O estado caótico deste mundo é perfeitamente exemplificado pela imagem aérea de Atlanta exibida já no piloto da série que estreou em outubro de 2010 batendo inúmeros recordes de audiência. O que ninguém imaginava naquela época era que The Walking Dead passaria a ser a série mais assistida da história da TV a cabo. E não obstante a isto, sua qualidade cresceu, os dramas se intensificaram e hoje ela é uma das melhores séries do gênero.

1. Battlestar Galactica


A melhor série de ficção científica dos últimos tempos também partilha do preceito de apocalipse. Sua trama figura-se após a obliteração das 12 colônias humanas, vítimas de suas próprias criações, os cylons. Battlestar Galactica pôde, a partir de então, explorar cada conflito humano oriundo desta corrida constante por sobrevivência e neste cenário trouxe consigo duas grandes certezas: a de que ninguém estava seguro e a de que ninguém era confiável. Ademais, para aqueles que acompanharam a série até o fim, (SPOILER) sabem que a frase "tudo isso já aconteceu antes e vai acontecer novamente" premedita a repetição do catastrófico apocalipse que levou a frota da Galactica a lutar pela sobrevivência no espaço. 



Qual série faltou nesta lista? Deixe nos comentários!

Postar um comentário Disqus

 
Top