Retaliação.

Após realizar um retorno lento e que distoa do ritmo que a série vinha estabelecendo nesta terceira temporada, "The Walking Dead" parece ter finalmente acertado o tom para consumar um episódio arrebatador e cujos acontecimentos me fazem querer acreditar que este 3x10 tenha sido, de fato, o retorno da série de seu hiatus - ao contrário do 3x09.

Abrindo a sequência inicial sem qualquer pressa ou senso de euforia, "Home" traz um Rick ainda devastado pela morte de sua esposa e que é assombrado por sua fúnebre companhia. Momento este de loucura do protagonista que cabe perfeitamente aos moldes da trama do episódio, uma vez que além de ajudar a fortalecer/criar um conflito interno do qual a série necessita, também é usado como artifício do roteiro para abaixar a guarda do grupo de sobreviventes da prisão, colocando o seu elo mais forte - o líder - em crise literalmente mental. 

Com Rick fora - a procura de Lori e seu vestido chique-defunto -, o espaço para novas lideranças rapidamente surge. Glenn, por exemplo, utiliza-se da brecha e decide ir atrás do governador para vingar o "terrível" trauma que Maggie sofreu quando teve que (APENAS) se despir para o mesmo (me pergunto o que Glenn faria caso o Governador tivesse estuprado a garota?).

A retaliação, porém, chega mais rápido. Violenta, surpreendente e catastrófica. 

Particularmente, eu nunca poderia imaginar que o roteiro daria ênfase a Axel e insinuaria que futuramente haveria uma relação do mesmo com Carol apenas para matá-lo minutos após. Dito isso, a longa tomada do casal na parte exterior da prisão e que culmina no tiro do detento não poderia ser um melhor gatilho para o início desta batalha eletrizante. 

E para tornar o espetáculo ainda melhor, tivemos uma "visitante" enviada pelo governador, arrombando os portões da prisão e trazendo consigo inúmeros zumbis. Aliás, ouvi diversas especulações sobre a identidade da tal mulher "misteriosa" e, por mais improvável que isto possa soar, acredito que a mesma possa ser Andreia.

Outra surpresa vinda durante a sequência da batalha é a chegada de Daryl e Merle. Após cenas mais que tensas em que os irmãos ajudam um grupo de latinos a matarem os walkers que os atacavam (com direito a belíssima morte de um zumbi no porta-malas) e alguns diálogos em que descobrimos que os dois apanhavam do pai durante a infância, pudemos finalmente ver a redenção de Merle com o grupo e, ainda mais, com Rick quando o mesmo ajuda a salvar sua vida.

Quanto ao governador, este se encontra de uma vez por todas na posição do tirano maquiavélico que conhecemos nas HQ's. Não há como não apreciar, porém, as sequências em que o mesmo desvia das balas do grupo da prisão como se estivesse em uma simples partida de queimada no colegial. Ou quando  consegue detectar a presença de um zumbi atrás dele tendo apenas um olho.

O senso de terrorismo do Governador é igualmente interessante. Fica visível neste 3x10 que sua intenção com o ataque ao presídio era singelamente causar terror, amedrontar, enfraquecer o inimigo. Logo, acredito que o conflito deverá continuar até o término da temporada e que a prisão se tornará um pesadelo de amplitudes ainda maiores para os sobreviventes.

PS.: Genial a cena em que Carol tem que usar o corpo de Axel como escudo.

Postar um comentário Disqus

 
Top