Delírios ofídicos.


Confesso que nem sempre me agrada o humor de Archer, e que ainda ache que as primeiras duas temporadas foram muito melhores, pois são tantas piadas aparentemente desconexas, mas no fim o show revela-se criativo e altamente inovador. No final das contas posso dizer que foi um ótimo episódio e isso condiz com o bom momento de Archer, o show, não Archer, o personagem. Ah, sim, esqueci de dizer: Archer foi renovado para uma quinta temporada!


O começo foi pouco promissor, com Archer, Cyril e Ray com seu jipe atolado no deserto e Archer tendo que ir ao banheiro e negociando com seus colegas o que usaria como papel: o mapa ou parte do dinheiro para a missão. Típico humor juvenil de banheiro, inadequado para um show que se diz adulto, até que me caiu a ficha: a ISIS, ótima paródia da CIA, ia fazer merda com o dinheiro mesmo, pois a missão era financiar a destruição de um oleoduto em um país que contrariava os interesses americanos. Merda por merda, que Archer limpasse o traseiro mesmo, que o dano ia ser menor. Além disso, fica a crítica sobre a falta de inteligência nos gastos de missões de inteligência. Bem, pelo menos foi essa minha interpretação, tentando encontrar profundidade onde talvez não haja.


A história propriamente dita acontece quando Archer, ao fazer suas necessidades, tem sua “cobrinha” mordida por uma cobra de verdade. Aliás, não é a primeira vez que o lascivo e descuidado Archer tem um ferimento embaraçoso naquele local. Assim, como ambos se recusam a chupar o veneno, Ray e Cyril têm que ir atrás de cuidados médicos urgentes, envolvendo-se em inúmeras trapalhadas. E enquanto isso, Archer começa a delirar, tendo pesadelos com jacarés, animais aos quais tem fobia.


A cena em que Cyril, com o auxílio de um dicionário de bolso e muita mímica, tenta se comunicar, é verdadeiramente hilária. Descobre que a palavra para “serpente” é “Gurpgork”, mas devido à loucura de um ditador, que mudou a língua local, as palavras que significam “cobra”, “pão” e “sexta-feira” foram mudadas para coincidirem com o nome do cachorro do ditador. E cada vez que Cyril tenta explicar mordida de cobra, os beduínos locais pensam que se trata de uma coisa totalmente diferente. Ótima sátira sobre as tentativas frustradas de qualquer um de aprender uma língua estrangeira que, aparentemente, não faz o mínimo sentido.


Enquanto isso, no quartel-general da ISIS, Malory está preocupada porque perdeu o contato com a equipe, e Lana, ao descobrir que o objetivo da missão é explodir um oleoduto e causar um desastre ambiental, tem uma taque de moralismo, só para constatar que todo seu moralismo e ativismo é só da boca para fora, pois, como lhe lembra Cheryl, se ela quisesse mesmo fazer diferença, pediria demissão e colocaria em prática seus princípios. Mas, ao invés disso, prefere compactuar com uma oprganização corrupta porque sabe que, quando Malory se aposentar, Lana será promovida a líder. E mandar em seus atuais colegas é muito mais gratificante do que salvar o mundo, não é mesmo?


A parte mais significativa do episódio foi o delírio de Archer sob o feito da mordida de cobra. Ele tem uma experiência do tipo “pós-vida” com um anjo “interpretado” por James Mason sendo seu guia por alguns momentos-chave de sua vida que foram decisivos para tornar Archer o homem que ele é agora. Só que Archer não está nem ligando para isso e o que o “James Mason” mostra também não faz muito sentido. Mas toda a falta de sentido até que faz sentido, afinal Archer está “viajando”, ardendo em febre e morrendo por causa do veneno de cobra em seu sangue.

A propósito, todo o delírio é baseado no filme “O Céu Pode Esperar”, de 1978. Suponho que, nos EUA, seja um filme muito conhecido para valer a referência, mas esta me pareceu obscura demais e provavelmente passou batida por boa parte do público. De qualquer modo, a paródia foi engraçada e, para quem não conhece, vale a pena conferir o filme.


No delírio, Archer é levado à época em que tinha dezoito anos e ele decidia se aceitava uma bolsa em uma prestigiada instituição. Aliás, a cena é ótima e a arte, impecável. Pelo cenário e pelos “figurantes”, sempre que o “passado” é representado, eles exageram bem, o que acentua o absurdo, e parece que Archer tinha 18 anos na década de 1930.


Pois, bem, Archer conhece uma mulher misteriosa que mudaria sua vida, uma verdadeira “femme fatale”. Teria Sterling Archer encontrado seu primeiro e verdadeiro amor? Que nada! Não se esqueçam que Archer é uma paródia a filmes de James Bond, então descobrimos que ela não passava de uma doida varrida que lhe dá um tiro, e aí vemos mais uma vez como as ações de mais uma maluca prepotente moldaram o caráter de Sterling Archer.


Depois, “James Mason” leva Archer para o seu aniversário de 6 anos, quando o garoto Sterling, abandonado pela mãe, e vestindo seu pijaminha de jacarés, recebe a visita de um homem misterioso, que lhe traz um presente de aniversário, justamente um jacaré de brinquedo. Acontece que, na época, Archer adorava jacarés. O que poderia ter mudado?


Eis que o homem lhe revela no melhor estilo Star Wars: “Sterling, sou seu pai verdadeiro...” E, nesse exato momento, Archer tem um lampejo de clareza. Finalmente aprende a identidade de seu pai, e um de seus (inúmeros) traumas é resolvido! Pelo menos uma coisa de útil Sterling Archer aprendeu nessa bagunça toda. Mas nesse exato momento, Cyril lhe injeta o antídoto antiofídico e Archer acorda. Archer diz que teve uma revelação. Quando lhe pergunta o que foi, ele diz: “Não me lembro...” Ou seja, parece que ele não aprende nada afinal.



Pérolas do diálogo:

Archer: “Você tem pernas biônicas. Levanta essa droga de jipe, droga!”
Ray: “Ele disse, de repente todo pró-biônico.”


Lana: “Por que vocês duas não tomam coragem e me ajudam a enfrentar Malory para impedir a explosão do oleoduto?”
Chery: “Ora, por favor. Se você realmente se importasse, você se demitiria, mas não tem jeito de você fazer isso porque você só está contando os dias até que ela, com sua face inchada e amarelada por falha hepática, telefona para você em seu leito de morte e, num sussurro gutural, explica para você que o Sr. Archer é totalmente incompetente e que você, a eternamente sofredora Lana Kane, é a única qualificada a dirigir a ISIS, e você chorará lágrimas de vergonha porque você sabe que esse lugar terrível é o único amor que você jamais terá.”
Lana: “Ah... Com licença, tenho que sair...”



Postar um comentário Disqus

 
Top