Os fantasmas do passado sempre voltam.

Chegou um dos episódios mais aguardados da temporada de Hawaii Five-0! Hookman, o remake de um dos episódios mais populares da série original superou todas as expectativas. Foi o terceiro de uma sequencia de episódios excepcionais que nos faz ficar grudados na tela sem piscar. É por isso que amo essa série!

Como não vi o episódio original de 1973, não posso dar referências além do que li e vi em fotos de divulgação. Por exemplo, os créditos iniciais foram apresentados em letras amarelas. Como na série original. E o vilão Hookman/Curt Stoner que aqui foi interpretado pelo eterno Robocop Peter Weller, no original foi vivido por Jay J. Armes. E algumas adaptações também foram feitas. Algo parecido com o que fizeram com August March, personagem de Ed Asner, no 2x19 (Kalele). Pois se no original Stoner tinha uma ligação com o próprio Steve, aqui era com seu pai John. Além do ritmo, que foi adequado à nova versão. Mas pode-se ver que reproduziram muitas partes da melhor forma possível.


E se muitos pensaram que seria apenas mais um episódio girando apenas em torno de um caso semanal, foram surpreendidos com algumas lembranças de Steve. A propósito, estou gostando de como essa temporada vem abordando sutilmente o passado e o caráter dos personagens. Dessa forma, Hookman foi para Steve o que o 3x06 (I Ka Wa Mamua) foi para Danno e o 3x13 (Olelo Ho'Opai'I Make) foi para Chin. Se continuarem fazendo episódio assim, os fãs ficarão muito agradecidos.

Perceberam como a temporada vem ganhando um ar mais intenso e agressivo? Principalmente nos últimos três episódios? Vejo isso como um fator positivo. A série ganha mais agilidade e credibilidade. E sempre tem aqueles momentos que trazem lágrimas aos olhos e/ou provocam gargalhadas histéricas. Hookman teve tudo isso e foi maravilhoso com tudo. Seja com Steve lembrando de Ben Keoki e lamentando não tê-lo visitado para dar os pêsames pela filha que falecera há quatro anos. O que nos faz pensar em quantas coisa importantes adiamos até que seja tarde demais. E as adoradas discussões de Steve e Danno pra aliviar a tensão.

A Five-0 teve que dar tudo de si nesse caso. O melhor é que os quatro tiveram boas partes. E Fong, que tem se mostrado bastante presente nessa temporada, esteve mais ativo que nunca. Reconstituiu a trajetória da bala que matou Troy Ookala e analisou a caligrafia encontrada nos cartuchos. Afinal, num crime sem marca alguma de digitais, qualquer detalhe é importante. E foi impressão minha ou Fong e Kono estão flertando? Bom, desde que ele entrou na série no 1x22 (Ho'ohuli Na'au) é notável que Fong tem uma certa queda por Kono desde do primeiro beijo aos 10 anos de idades. Na época até achei que ficariam juntos, mas aí veio Adam. Gosto de Kono e Adam juntos, mas com essas encrencas todas... Só tio Peter sabe.


Mas enfim, voltando ao episódio... Stoner foi preso há anos em um assalto a banco, onde perdeu as duas mãos quando os detonadores que segurava explodiram por causa de um disparo de John McGarrett. Agora livre, pretendia se vingar dos oficiais que o prenderam. Matou Keoki, Ookala e deixou Duke seriamente ferido. Como John já morreu, pretendia então matar Steve. Felizmente, a Five-0 descobriu antes que fosse tarde demais. E eternas salvas de palmas à Kono, que mais uma vez mostrou suas habilidades de atiradora de elite. Enquanto Danno se dividia entre xingar Steve por ser muito "ele" e dar uma de Scarface. Enquanto o coitado do Chin cobria todo mundo sozinho.

Além das divertidas discussões que dessa vez pareciam uma disputa de egos entre Steve e Danno durante o tiroteio com Don McKinney e a perseguição a Stoner, foi divertido ver Danno tirando Norm do sério. Primeiro a piada sobre a loja de armas ser a casa dos sonhos de Steve, só faltava uma cama. E quando Norm perguntou se Danno tinha esquecido de tomar os remédio ou era sempre assim, foi hilário. Mas é fácil notar que a discussão sobre armas nas mãos de civis foi uma crítica à política de venda de armas nos EUA. Ainda mais depois do que aconteceu na escola em Newtown.


Os momentos finais foram pura emoção. Os quatro trocando olhares que diziam "finalmente acabamos com isso" enquanto Danno dizia que perder Steve em combate não é uma das coisas com que se preocupa. Essa é a forma dele de dizer que confia nos instintos de Steve, não importa o enquanto insanos pareçam. E enquanto Danno, Chin e Kono se afastavam, Steve recolheu a bala com seu nome e se surpreendeu ao ver Keoki, Ookala e seu pai à sua frente. Se eram realmente suas almas ou apenas coisa da cabeça de Steve é difícil dizer. Não seria a primeira vez que fantasmas aparecem na série, quem não lembra da adorável Senhora Kekoa no 2x07 (Ka Iwi Kapu)? De qualquer forma, foi bonito ver John cumprimentar Steve pelo ótimo trabalho antes de partir novamente. "Você é tudo que eu podia esperar de um filho, Steven. Estou orgulhoso de você."


Curiosidade: Para os closes das mãos biônicas, o episódio teve a participação de Jason Koger. Que pode ser visto na cena da caixa postal. Jason perdeu as duas mãos num acidente quadriciclo em 2008. Para saber mais sobre ele, acesso seu site oficial.


Na próxima semana teremos a volta da Mamma McG. Que aí está muito ansioso levanta a mão! o/

Postar um comentário Disqus

 
Top