Surpreendente como um unicórnio no quintal.

Podem dizer o que quiserem, menos que Hawaii Five-0 não está apresentando uma leva de episódios incríveis. Investindo igualmente em ação, emoção, comédia e conteúdo, obtendo um resultado fácil de agradar a maioria. Tivemos mais um episódio desses na semana que passou.

Dessa vez recebemos em Hoku Welowelo (Fogo no Céu) um caso surpreendente desde a introdução, uma das melhores que já vi na série inclusive. Um casal em lua-de-mel passava um dia feliz no barco quando algo caiu do céu, e de repente foram surpreendidos por outro barco e junto com o dono do barco em que estavam foram alvejados até a morte. Isso porque o objeto que caiu no céu não era uma estrela cadente nem simples lixo espacial (se é que algum lixo espacial pode ser chamado de simples), mas um satélite espião chines chamado Unicórnio Negro, como viemos a descobrir por Jerry.


O retorno de Jerry foi muito bem-vindo não só pela participação de Jorge Garcia mas porque o personagem agrega muito ao caso e a série em si. O conteúdo histórico e cultural (além do humor) que acompanham o personagem engrandecem tudo. E sejamos honestos, quantas voltas a mais a Five-0 teria dado pra resolver esse caso sem Jerry pra falar sobre o Unicórnio Negro e render Chen? Por mim Jerry pode voltar em muitos casos mais, principalmente se for pra chamar Danno de Scully.

Aliás, a Agente da MSS Zi Chen (Elaine Tan) foi um grande destaque tanto por sua história quanto pelo desempenho. Primeiro achei que Steve estava confiando demais em simplesmente seguir o que ela dizia e deixá-la no carro enquanto ele e Danno entravam sozinhos naquela casa. Mas que outra opção ele tinha? Todavia, foi uma personagem casual bem elaborada e a história do noivo traidor da Nação apesar de andar meio clichê foi bem explorada. Assistiria uma série que tivesse Zi Chen como protagonista sem problema.


Enfim, casos envolvendo espionagem e conspiração já são naturalmente instigantes, mas esse teve um gostinho a mais em sua resolução. Steve ao mesmo tempo serviu ao seu país e ajudou Chen, recuperando e entregando ao Exército as informações do HD do Unicórnio Negro e devolvendo-o para ela vazio como prova da missão cumprida. Acho que não podíamos esperar nada diferente de Steve, que realmente sabe o que é servir o seu país.

Ah sim, no final vimos Jerry indo passar um tempinho na casa de Steve pois seu território foi comprometido. Além de engraçado isso será bom pra série, já que pelo menos no próximo episódio Jerry ajudará Steve a resolver alguns mistérios da champ box. Vamos esperar pra ver no que isso vai dar.


Partindo para os plots centrais, começo com a decisão de Steve de abrir o jogo com Grover. Depois de um pesadelo com as lembranças do fatídico dia em que seu amigo Freddie morreu em missão, como vimos no 3x20 (Olelo Pa'a), Steve resolveu contar para Grover o verdadeiro motivo pelo qual voltou pra casa. Acredito em Steve quando disse que costumava dizer que a causa de seu retorno era descobrir quem matou seu pai porque realmente acreditava nisso até descobrir que tinha algo mais. É difícil admitir pra si mesmo que que está fugindo de algo. Grover compreendeu plenamente a situação, e sintetizou isso em sua resposta: "Achamos que a distância melhora as coisas, e por um tempo até funciona. Mas mais cedo ou mais tarde, você percebe que... O verdadeiro problema que tem está bem aqui."

O que Steve disse sobre Freddie nesse episódio até explica um pouco dessa relação de amor e ódio que tem com Danno. Segundo ele, o maior sonho de Freddie era ser pai e seria um ótimo pai. Isso lembra alguém? Ao conhecer Danno ele viu um homem que ama a filha mais do que tudo, isso provavelmente o fazia (e talvez ainda faça) pensar no pai que Freddie seria e isso é difícil. Mas claro, Steve e Danno vivem brigando simplesmente porque são dois cabeças duras.


E falando em McDanno, felizmente as cenas dos dois nesse episódio continua fazendo nossa alegria. Seja relembrando antigos ferimentos de guerra (leia-se: o tiro no ombro que Danno culpa Steve por ter levado no primeiro dia) ou discutindo porque Steve arranjou um passeio para Clara e resolveu confiar numa espiã chinesa. Só faltou Danno culpar Steve pela janela do Camaro que Chen quebrou, coisa que jurei que aconteceria. Mas definitivamente a briga por causa de Clara bateu o recorde. Danno chegou a dizer que não era mais amigo de Steve, que nem as crianças fazem. Acho que nunca o vi sentir-se tão ofendido.

Se no episódio passado Grover e Clara roubaram a cena, aqui eles também fizeram isso e em grande parte juntos. Quando vi Clara fazendo sanduíche de atum pro Danno como se ele fosse um menino da escola primaria e ele começou a relatar as lembranças que aquilo trazia, sabia que alguma ela ia aprontar. Dito e feito: Grover a acompanharia em um tipo de excursão arranjada por Steve. Já comecei rindo do Grover zoando a cara do Danno. O divertido mesmo foi ver que Clara e Grover se deram tão bem que logo pareciam duas comadres. Adorei as conversas dos dois e principalmente ele arranjando um encontro pra ela. Mas se foi uma pena ou não o fato de não ter dado certo, só saberemos no próximo episódio.


Vejo muita gente criticando o plot de Clara, dizendo que deram mais uma história sem graça pro Danno. Tenho achado bem agradável e divertido. Conhecer a mãe dele nos permite conhecê-lo ainda melhor e talvez até nos faça tentar entender as neuras dele. Sem falar que a química entre Scott e Melanie é ótima. E como estou no time de Grover, Max e Kamekona, fiquei contente com a notícia de que Clara pode aparecer em mais do que os três episódios previstos.

Sobre Cath, tinha reclamado de sua ausência no episódio anterior e nesse ela apareceu bem pouco. Mas em sua cena de maior destaque, na praça com Jerry recebendo as informações sobre Chen, pode ser que algo mereça nota. Sua antiga colega da Marinha Vicky (Wendy Pearson) mencionou uma missão em Istambul depois da qual ela ficara lhe devendo uma. Fontes indicam que teremos um episódio que mostrará o passado de Cath, talvez seja algo relacionado a isso.


Chin e Kono ficaram basicamente resumidos a resolver o caso. Tirando isso, conversaram sobre o depoimento que Adam daria sobre a morte de Michael. Sabia que não podia estar tudo resolvido. Mas espero que resolvam logo, nossa Kono merece ser feliz.

Só mais duas notinhas:
  • No review do episódio anterior eu disse que parecia que Danno não tinha contado toda a verdade sobre o irmão, mas aqui vimos que Clara sabe sobre Matt ser um fugitivo.
  • Não sei porque Clara e Grover não entenderam o que Max disse. Ele só disse que um corpo em decomposição libera gases e isso o faz boiar na água. Por isso o oceano não é a escolha ideal para um assassino se livrar da vítima. Disse do jeito dele, mas foi isso.
É isso gente, o próximo episódio é nessa semana mesmo e também promete muito. Vamos aguardar.

Postar um comentário Disqus

 
Top