2010, ano em que muitas séries fracassaram enquanto outras brilharam, mid season, fall season... temporadas, novos episódios, séries veteranas, remakes e muito mais, vamos relembrar as melhores séries do ano assim como as piores e maiores decepções. Foram tantos momentos inesquecíveis, episódios inesquecíveis, o que houve de melhor e de pior no mundo das séries em 2010, você fica sabendo aqui e agora.

A 'velha Lost' e as 'novas Losts'

Durante quase toda a temporada 2010 pode se dizer que as séries veteranas brilharam em seus retornos com novas temporadas, outras chegaram ao fim como “Lost” e “24 horas”. O final de “Lost” foi um real marco na história da TV mundial, a série acompanhada por nós fãs ávidos durante seis anos chegou ao fim de sua trama com uma catarse inacreditavelmente perfeita se não considerarmos todos os erros que a série cometeu ao acumular diversos mistérios, aparentemente não respondidos, segundo uns.

Deixando de lado toda a polêmica do desfecho de “Lost” não podemos deixar de lembrar esta que foi (em minha opinião) a melhor série de todos os tempos. Há quem discorde, mas é inegável que a originalidade de sua trama anexa aos seus personagens muito bem conduzidos em suas estórias, foi uma das melhores já vistas até hoje. “Lost” alcançou o seu fim sendo fiel ao prometido, mas desagradando a muitos. Em minha opinião, não haveria maneira melhor de se encerrar a série. Contudo, o fim de “Lost” em 2010 deixou muitos fãs, como posso dizer ‘orfãos’ de sua série sci-fi (que para uns não deve ser considerada como uma pelas questões espirituais e tudo mais). A procura pela ‘nova lost’ se iniciou e apesar de tantas boas tentativas, nenhuma conseguiu realizar o impacto da história de nossos ‘survivors’.

Flash Forward? Eita sériezinha fracassada essa. Até hoje lembrada pela sua queda feia em audiência que culminou em um cancelamento precoce. A história do dia 06 de outubro surpreendeu a muitos no piloto da série, um dos melhores do ano, e assim criou-se uma expectativa sobre a série que os roteiristas não eram capazes de suprir. Resultado: fracasso total.

Enquanto isso, uma série brilhante (adivinhem de quem estou falando) chamada “Fringe” se tornou o refúgio para muitos dos ‘orfãos de Lost’. A série sci-fi de trama mais do que bem planejada cheia de códigos e momentos “FUCK, YEAH!” se tornou uma de minhas favoritas e conseguiu brilhar em sua 3ª temporada em 2010.

Que ‘The Event’ que nada, Fringe foi e ainda é a única de trama equiparada a “Lost” e conseguiu suprir a falta dela de forma excelente.


Vampiros VS. Zumbis

Deixando um pouco de lado as séries sci-fi, vamos falar de séries cujas histórias procuraram sucesso e encontraram com suas ‘criaturas’. Se 2009 foi o ano dos vampiros, 2010 foi o ano dos zumbis. “The Walking Dead” se tornou sucesso mundial, bateu recordes de audiência da TV paga norte-americana e foi grande destaque do ano de 2010. A história de zumbis baseada na famosa HQ de Robert Kirkman foi uma das poucas ressalvas da ‘Fail’ Season 2010 que trouxe uma trama diferente do material original, mas que fez bonito em sua curta 1ª temporada.

Entretanto, os zumbis, não foram os únicos a desfilarem na passarela da fama este ano. Os vampiros de “The Vampire Diaries” e “True Blood” também não ficaram para trás. Ambas as séries, fizeram bonito no ano de 2010, princialmente “The Vampire Diaries”. O maior sucesso da emissora CW, conseguiu enriquecer e amadurecer sua trama em sua eletrizante 2ª temporada de forma inacreditável. A série que começou como um simples romance teen entre uma garota e um vampiro, se tornou uma das minhas favoritas graças a seus episódios cheios de suspense e reviravoltas da 2ª temporada. “True Blood” da HBO também não fez feio em sua 3ª temporada, não é atoa que a série é merecedora de tantos prêmios.

Enfim, o ano de zumbis e vampiros nos proporcionou ótimos momentos com seus episódios eletrizantes cheios de suspense com suas criaturas sangrentas e famintas, criaturas estas que voltam a brilhar em 2011 assim que as séries retornarem.

‘Fail’ Season

A época mais aguardada do ano por nós seriadores é definitivamente a Fall Season, recheada de séries novas prontinhas para serem experimentadas, assim como o retorno de muitas séries veteranas. Poucos foram os destaques, a maioria foram fracassos inesperados que não cumpriram o prometido, mas relevando estes vamos falar das ressalvas. Dentre elas, Hawaii Five-0, The Walking Dead, Broadwalk Empire e outras séries que conseguiram se destacar em meio a tantas descepções. A CW trouxe “Hellcats” para suprir as necessidades do público mais jovem e ao mesmo tempo “Nikita”, série mais madura cheia de mulheres bonitas e ação que conquistou um bom público este ano e que se saiu muito bem quanto ao que prometeu.

A NBC trouxe “The Event”, cheia de idas e vindas no tempo e com uma narrativa bem conhecida pelos fãs de “Lost”, a série não fez feio em seus primeiros episódios, mas aparentemente perdeu o ritmo ágil e encerrou o ano de forma vergonhosa. A CBS se destacou com o remake de Hawaii Five-0 que apesar da trama clichê se tornou um bom entretenimento com ação emplacada. A sempre excelente HBO anuciou “Broadwalk Empire”, série que foi acolhida pelo público da antiga Sopranos e que trouxe uma temática conspiratória bem parecida. Quanto a famosa ABC, a emissora trouxe novas comédias, dentre elas, “No Ordinary Family”, série de heróis procurada pelo público decepcionado com a cancelada Heroes.

Enfim, dentre tantas novas séries, poucas foram as ressalvas que conseguiram me entreter. Contudo, tenho que dizer que ainda fico com as veteranas que fizeram bonito durante o ano de 2010.

Séries veteranas

Eu não poderia encerrar este post sem falar das boas e velhas séries veteranas. E dentre elas eu não poderia esquecer do assassino favorito da America. Neste momento, você já deve saber de quem eu estou falando, não é? “Dexter” é claro. O monstro único/passageiro sombrio/Dex, ou seja lá do que você o chame, encontrou em seu quinto ano novos conflitos e novas mortes, tudo isto em meio a sua fase de mudanças. Aquele “Dexter” que víamos na 1ª temporada, seguidor do ‘código’ e assassino frio, não é mais o mesmo. Acompanhar a evolução do personagem foi um atrativo da 5ª temporada da série e apesar disto a mudança se tornou também um empecilho ao ritmo ágil de “Dexter”. Sendo lento ou não, o quinto ano de “Dexter” chegou ao fim ontem com seu season finale. Certo de que a série foi renovada para sua 6ª temporada, a série deve prosseguir por muito tempo na telinha da TV.

Deixando de lado o drama do nosso serial killer favorito, chegou a hora de falar de uma série de outro planeta. É dela mesmo que eu estou falando, “V”, mais um remake do ano de 2010 que deu certo. Tudo bem que 2010 não foi ‘o ano’ da série, ainda mais que ela estreou em 2009, mas deixar de ressaltá-la nesta review do ano seria um crime condenado pela Anna e toda a sua trupe de ‘visitantes’. E, por falar em seres de outro planeta, a odiada e amada “Smallville” também foi destaque do ano, tudo bem que a história de Clark Kent não é mais tão interessante quanto antes, mas o que importa é que a série chegou a sua 10ª temporada que será a última da série apresentando bons episódios, algo que não era visto há muito tempo em minha opinião e por isso acho que o final de “Smallville” é uma das promessas para o ano que vem.


Enquanto isso no McKinley High... yupi! Chegou a hora de falar de “Glee”, é... ela mesma, a queridinha da FOX e nossa queridinha também. Os gleeks do New Directions fizeram bonito no ano de 2010 e não é atoa que a série se tornou sucesso de audiência nos EUA e vencedora de tantos prêmios. Fato é que a série se saiu muito bem em seus números musicais e em suas histórias emocionantes ao longo do ano de 2010 e a série deve continuar nos agradando por muito mais tempo. Por todos os seus feitos e pelo seu bom entretenimento, “Glee” entra para o post da retrospectiva 2010 como uma das melhores do ano.


***

Em meio a tantas séries, o ano de 2010 está quase se encerrando, nos deixando promessas de novas tramas e emoções para o mundo das séries no ano que vem. Enfim, que o ano foi produtivo foi e agora chegou a hora de vocês seriadores ávidos terem voz e falarem o que vocês viram de melhor e de pior no mundo das séries em 2010. Comentem dando suas opiniões e falem das suas expectativas para o ano que vem. Eu vou ficando por aqui e boas festas para todos! ; ]

PS.: Conselho: aproveitem o hiatus de muitas séries para tirar o atraso de algumas.

Postar um comentário Disqus

 
Top