Direto ao ponto: Melhor temporada EVER.


Em uma fase onde a palavra ‘inovação’ parece fugir das produções norte-americanas, “Community” consagra uma 2ª temporada que permite qualquer um dizer e repetir: esta é a melhor comédia da atualidade. Que os fãs de “Modern Family”, “30 rock” e até “The Cape” venham reclamar, mas a regularidade de um roteiro excepcional que poucas vezes deixa cair o ritmo comprova este fato.

A nível de comparação, vamos relembrar que na 1ª temporada o que víamos era uma caracterização de nossos personagens que neste 2º ano já não era mais necessária. Por exemplo: ao olhar para a Shirley já sabíamos que viria algo do tipo: that’s nice, ou I forgive you, GOD forgives you. O carisma de cada um dos integrantes do grupo de estudos fala por si só.

A série cresceu absurdamente. Esta crescente é ainda mais visível se assistirmos a um episódio de "Community" ao lado de uma pessoa desconhecida. Uma experiência constrangedora, com absoluta certeza. Digo isso porque chegou a um ponto desta 2ª temporada que qualquer fala ou gesto dos personagens fazia-me rir.

O mais divertido é ver que uma comédia que traz histórias isoladas toda semana consegue surpreendentemente fazer o maior número possível de referências a episódios anteriores sem forçar a risada da audiência, é extremamente espontâneo. Perceba que “Community” é cheia de piadas internas que somente quem acompanha a série desde o início consegue absorvê-las.

No entanto, não é somente de piadas internas que a série se sustenta: o roteiro é essencial e o de “Community” consegue usar inúmeros recursos narrativos, brincando com o clichê de outras séries e filmes e fazendo um número absurdo de referências a eles. Quem nunca se pegou rindo ao ouvir falar de ‘Cougar Town’ ou outra produção qualquer que Abed com certeza já fez referência? Taí um personagem inesquecível e impagável.

Os menos familiarizados com as produções norte-americanas podem até ficar com um pé atrás em meio a tantas referências e piadas internas, mas é impossível ver um episódio da série sem se divertir com os diálogos bem formulados e a atuação do elenco. Dito isso, vale a pena ressaltar alguns dos momentos mais geniais da temporada como o episódio de Halloween mais engraçado de todos os tempos, o 2.06 “Epidemiology”, as conspirações do Professor Proferson no episódio 2.09 “Conspiracy Theories and Interior Design”, o natal de Abed em stop motion, o RPG de Dungeons & Dragons, as lembranças guardadas por Annie’s Boobs no episódio 2.21 “Paradigms of Human Memory” e a overdose de paintballs na Season Finale dupla 2.23 “A Fistful of Paintballs” e 2.24 “For A Few Paintballs More”.

Acima de tudo, “Community” é uma série completa, eu diria: um orgulho nerd. Canalizando bom roteiro e bons atores a série, ela entra no meu top de séries facilmente. E para animar aqueles que andam de abstinência da série, o retorno se aproxima em Setembro com uma 3ª temporada que promete ser tão boa, ou melhor, do que essa. Dá para imaginar?

Postar um comentário Disqus

 
Top