"Se você tem que perguntar é porque já sabe a resposta."

Finalmente começou a 4ª temporada de uma das séries que melhor aplica o conceito em que nada é o que parece ser. Originalmente exibida nos EUA pelo canal FX, um braço da Fox, Damages chegou a ser cancelada pelo canal, porém foi salva pela DirectTV e foi renovada por mais duas temporadas.

Neste primeiro episódio podemos notar que em princípio o conceito da série permanece intacto. Passados aproximadamente três anos, Ellen Parsons (Rose Byrne) está agora trabalhando para um escritório de advocacia e de aparente namorico com um dos sócios, interpretado por Bailey Chase. Ao que tudo indica, ela vem tentando levar novos casos à firma, porém a recusa dos sócios em aceitá-los a está deixando insatisfeita. No entanto, como sempre Ellen não desiste fácil e começa a tentar montar um caso contra a High Star, uma empresa de segurança privada dos EUA contratada para prestar serviços no Afeganistão.

Para isso, Ellen vai à procura de um ex-colega de infância, Chris Sanchez (Chris Messina), ex-funcionário (soldado) da High Star. Ellen ainda não sabe, porém Chris encontra-se extremamente perturbado por ter perdido toda a equipe que comandava em uma missão ilegal realizada pela High Star no Afeganistão. Sanchez chega a pedir ajuda ao colega da High Star que o recrutou e este, após conversar com o CEO da empresa, o encaminha para um de seus psiquiatras, que o diagnostica como sofrendo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

O CEO da High Star é Howard Erickson (John Goodman), um típico americano conservador que acredita no que faz, não importando os meios que utiliza para isso. Sua empresa está tentando renovar o contrato com o governo americano, porém o congresso está fazendo jogo duro e está contra a renovação. Erickson tenta cooptar a congressista interpretada por Julie White, mas ela também não obtém sucesso na tentativa de conseguir uma conversa com o congressista responsável pelo movimento contra a High Star. Desta forma, Erickson se vê obrigado a apelar para a ajuda de Jerry Boorman (Dylan Baker), um personagem misterioso que não mede consequências para cobrir seus rastros.

Boorman fala árabe, aparenta ter contatos nos mais altos escalões e deve ser o grande bandidão da temporada. Já no primeiro episódio ele está de olho em Ellen e Sanchez e demonstra a Erickson toda sua insatisfação com o fato deste ter encaminhado Sanchez ao psiquiatra. Boorman afirma que ele deve ser silenciado e, não acreditando no sigilo médico-paciente, já manda pelos ares o psiquiatra de Chris logo no primeiro episódio (e ainda avisa a Erickson que está limpando sua sujeira!).

Mas aí vocês já estão se perguntando: caraca, e a Patty (Glen Close)? Bom, a bruxa está cada vez mais solitária. Com a morte de Tom (Tate Donovan) na temporada anterior, o fim de seu casamento após a traição do marido e o rompimento do relacionamento com seu filho, Patty agora só tem a neta (que ficou sob sua guarda), o escritório e o imenso apartamento vazio. Para piorar, não consegue uma única babá para ficar com sua neta, pois implica e demite todas que contrata. A ela só resta Ellen, com quem ainda mantém contato esporádico, fato que segundo o namorado de Ellen pode não ser visto com bons olhos pelos sócios de seu escritório caso eles descubram.

O namorado de Ellen sugere a ela que apenas use o cérebro de Patty. Contudo ainda não sabemos se Ellen aceitou a sugestão, pois ela chama Patty para conversar e fala sobre sua intenção de processar a High-Star. E é então que Patty finalmente responde a pergunta que Ellen havia feito três anos antes, no final da 3ª temporada (Valeu à pena?): “Se você teve que perguntar, é porque já sabe a resposta”, diz a bruxa.

Então o título do episódio se explica. Patty diz à Ellen que só há um jeito de trabalhar um caso grande como o contra a High Star: fazendo o que tiver que ser feito para vencê-lo. Nesse caso, para Ellen significa envolver o amigo Chris Sanchez, o que ela não quer fazer. Não quer, mas acaba fazendo, o que vai deixando-a cada vez mais parecida com Patty. Será que ela aguenta as consequências?

Parece que não. Nesta temporada, os flashforwards mostram uma situação três meses adiante, em algum tipo de armazém, no qual alguém está encapuzado e amarrado a uma cadeira, sob a guarda de um molequinho árabe. O rosto da pessoa não é mostrado, mas ele segura um medalhão da unidade de Chris Sanchez, igual ao que vemos sendo utilizado pelo cão dele. No desenrolar do episódio, alguém também encapuzado chega ao armazém, entra na sala com uma espada e mata o prisioneiro. Ellen aparece chorando, desesperada, no final do episódio.

Será o prisioneiro Chris Sanchez? Duvido.

Nada é o que parece ser, nunca me esqueço disso em Damages. Minhas fichas vão para Erickson. O cara parece gordinho e a mão dele se parece muito mais com a de John Goodman do que com a de Cris Messina. Mas então por que a Ellen está chorando?

E vocês? Já tem alguma teoria?

PS: A bruxa aconselhou Ellen a não se meter com a High Star, mas pediu à sua assistente para procurar informações sobre a empresa. Impressão minha ou ela já está querendo passar a perna na Ellen?

Postar um comentário Disqus

 
Top