Em memória e honra de Freddie Hart.

Depois de quase um mês de hiatus Hawaii Five-0 retornou com um episódio grande, patriota e humano. Um dos mais aguardados da temporada. Não chegou a ser totalmente excelente, mas subiu um pouco em nível com relação aos últimos episódios. E só por ter algo diferente do habitual mas que ainda assim mantém sua essência, já vale muito a pena.

O episódio não agradou muito o público pelo fato de parecer feito totalmente para os americanos, mostrando um clima totalmente patriota em meio aos atuais conflitos com a Coréia do Norte. Mas acho que devemos focar mais nos personagens. Olelo Pa'a (A Promessa) mostrou um pouco do passado de Steve sem envolver - ao menos não de forma direta - os segredos da família McGarrett. Penso que o patriotismo serviu de plano de fundo para uma história de amizade, e não o contrário.

Todavia, não há muito o que dizer. Foi um roteiro bastante simples, mas muito grandioso. Steve e Cath estavam em missão na Coréia do Norte para resgatar o corpo do SEAL Freddie Hart (Alan Ritchson). Tudo ia bem até Steve descobrir que não era o corpo de seu amigo que estava no caixão. E lá foi foi o bravo casal descobrir por conta própria o que estava errado. Não sem passar por alguns bons apuros, é claro.


Durante essa via crucis vimos alguns flashbacks, conforme Steve contava à Cath sua história com Freddie e como ele morreu. Assim descobrimos que antes de McDanno existiu McHart. Uma amizade onde um literalmente morreria pelo outro. Amigos que acreditavam em cumprir os sonhos dos pais. Mas pareceu que Steve carrega um certo remorso por não deixado Freddie desistir do treinamento, talvez ele ainda estivesse vivo nesse caso. Impossível não se emocionar e chorar na cena do sacrifício de Freddie. Além do mais, Steve perdeu o pai logo em seguido. E ambos por causa da missão de prender Anton Hesse.

Quando encontraram o verdadeiro corpo de Freddie, Steve descobriu o porquê de não tê-lo recebido a princípio. Estava totalmente mutilado. De início achei que Freddie tinha sido torturado e depois morto. Então Steve revelou que ele já estava morto quando fizeram isso. A essa altura, já não sei o que é pior.

Nesse episódio pudemos rever Tio Joe de formas nunca vistas antes Primeiro totalmente durão no treinamento do esquadrão de Steve, rolou até um tipo de "pede pra sair". E depois cavalgando tranquilamente em Montana, quando Steve ligou para pedir os favores. É, não foi dessa vez que Tio Joe retornou para revelar mais segredos. Por isso acredito que ainda volte nessa temporada. E claro, revisitamos Frank Bama e sua finada Tangerine. Que descanse em paz.


Voltando a trama, vimos Steve e Cath interagindo de forma nova e que me agradou. Vê-los agindo juntos em missão e constantemente preocupados um com o outro foi algo agradável em meio aquela tensão. Fator que me arremeteu um pouco à Sydney e Vaughn, de Alias. Não reclamaria de ver mais disso. E viram o que Freddie disse sobre não estregar o que ele tinha com Cath? Será que Steve contou essa parte? No entanto, parece que está um motivo pelo qual Steve não consegue dar um passo a frente nessa relação. Parece não achar justo ter o que seu amigo não viveu pra aproveitar. O que Freddie abriu mão para salvá-lo.


Mas senti muita falta de Danno, Chin e Kono nesse episódio. Apareceram apenas em pequenos - embora ótimos - momentos. Entretanto, muitas vezes não se precisa ter muito para ter o essencial. Digo isso por causa da última cena, no funeral de Freddie. Onde Steve logo após cumprir a promessa feita ao amigo, de dizer a filha dele que ele a amava, avistou sua equipe. Seus amigos. E foi o momento da constatação de que se nada disso acontecesse, talvez não existisse Five-0.

Hawaii Five-0 volta daqui a duas semanas, agora sem mais intervalos até o fim da temporada.

Postar um comentário Disqus

 
Top