Palavras e mais palavras. E um bocado de romance.

Mesmo com um episódio um pouco menos eletrizante Hawaii Five-0 apresentou uma história tensa e concisa. As grandes perseguições e lutas abriram espaço para embates verbais cara a cara, fazendo com que o jogo psicológico fosse o carro chefe da vez. O que foi uma boa aposta, e ainda ganhamos um grande vilão em potencial. E para contrabalancear toda essa tensão tivemos um humor leve digno de Valentine's Day.

E 'Imi Pono (Em Busca da Verdade) começou com o assassinato do jornalista e documentarista independente Julius Brennan (A.J. Buckley). Um homem corajoso e determinado que não tinha medo de ir a territórios em conflito com o fim de escancarar o que acontecia para todo mundo. E se sua morte já soava como retaliação, as suspeitas só aumentaram depois que Max descobriu os escritos no corpo do homem. Max e Mindy deram explicações sobre hipergrafia, um impulso que leva a pessoa a escrever de forma compulsiva. Mas mesmo sem uma lógica aparente os escritos poderiam trazer pistas sobre o assassino. Ainda mais depois que viram o apartamento que ele alugou.


E enquanto a Five-0 tentava descobrir quem Julius teria ido encontrar no Havaí, Jerry foi chamado para tentar encontrar alguma lógica em seus escritos. Assim a Five-0 chegou em Ben Hamilton (Grant Bowler), um ex-agente da CIA que trabalhou com diplomacia no Congo e que mesmo com uma conversa que fazia sentido sobre um jantar entre amigos continuou suspeito aos olhos de Grover. Já as análises de Jerry levaram a Patrice Thomas, que infelizmente foi encontrado morto em uma overdose forjada.

Patrice não era o assassino, mas outra vítima. E ver o vídeo da entrevista que Julius fez com ele após saber o fim que levaram deixou até a Five-0 abalada. Patrice era um jovem órfão do Congo que por quatro anos foi obrigado a servir na Milícia de Makoni para salvar a vida do irmão, até que conseguiu se libertar e Julius os ajudou a ir para os Estados Unidos. O que foi mais um triste lembrete das coisas horríveis que acontecem nesse mundo.


Voltando à investigação, descobriram que Julius foi ao Havaí ver Patrice pois esse descobriu que Roko Makoni (Barkhad Abdi, premiado por sua atuação no filme Capitão Philips), o comandante da milícia, que supostamente teria sido morto em um bombardeio aéreo estava vivinho da silva dirigindo um táxi. A surpresa não foi grande ao descobrir que quem confirmou a morte de Makoni foi Hamilton, provando que ele era um traidor e que Grover estava certo em sua desconfiança.


A Five-0 precisou se dividir e buscar reforços. Kono e Grover foram atrás de Hamilton, que preferiu um ato dramático ao explodir o barco do que ser preso. Já Steve, Danno e Chin foram atrás de Makoni, que depois de uma breve perseguição a pé e tiroteio pelas ruas conseguiu fugir. Só pra voltar com reféns em um táxi cheio de C4 no porta-malas e exigindo a atenção do Comandante McGarrett. Que dessa vez precisou usar da boa diplomacia, ou quase.

Mesmo rindo quando Danno disse a Grover que Steve não conhecia a palavra "cuidado", não pude deixar de ficar apreensiva com a situação. Ainda mais quando Makoni o mandou se ajoelhar. O dialogo foi bastante tenso, e mostrou como a mente de um sociopata como Makoni pode ser deturpada. Muitos países ainda vivem em situação de extrema calamidade, onde é sobreviver ou morrer. Mas isso não torna sequestro, estupro e assassinato justificáveis. E quando tudo parecia perdido para Steve, Kono ataca mais uma vez de atiradora de elite e acerta Makoni no ombro. E gostei muito da resposta que ela deu a Chin sobre uma bala na cabeça ser fácil demais para ele, o que me lembrou um dos ensinamentos do Mestre Miyagi: "Pra algumas pessoas, viver pode ser pior do que morrer."


Makoni foi preso e pagará pelos seus atos, mas prometeu a Steve que se encontrarão novamente. Nosso Comandante disse que não dúvida disso, e eu também não. Pois se não me engano, certa vez Steve prometeu o mesmo a Wo Fat.

Durante isso acompanhamos as crises de ciúmes de Danno por causa dos SMSs que Grace vinha recebendo de um menino. (E ocasionais ataques referentes ao café com manteiga de Steve.) Vou fingir que acredito que ele começou a receber as mensagens por acidente... Mas o fato é que foi divertido demais ver Danno reclamar e resmungar por causa daquele "punk". E foi muito bonitinho quando pensou em estragar tudo mas ao ver Grace se divertindo entendeu que sua filha está crescendo e resolveu deixá-la.


Também vimos o que pode ser a formação de um novo casal na área. Mindy, a moça que odeia o "Dia dos Namorados" por considerar uma data extremamente comercial. Jerry, o cara que considera a internet uma casa de vidro onde estamos pelados e acredita na lenda urbana dos cérebros congelados de pessoas famosas. Em comum apenas o fato de que pensam algo do qual Max descorda. Nunca imaginaria os dois juntos, mas gostei.


No fim, uma bela confraternização com direito a Grover fazendo analogias sobre criar filhos ser como fazer churrasco. Mas o que marcou essa cena foi ser onde os dois plots anteriores se juntaram. Vimos o pessoal apostando se Jerry levaria ou não um fora de Mindy, e acabou dando certo. Logo Danno e Grace resolveram abrir o jogo, renovando a confiança um no outro. Talvez não tenhamos ganho vários momentos lindos dos casais habituais (com exceção do bromance McDanno, é claro), mas certamente foi um belo Valentine's Day.

Próximo episódio vai ao ar amanhã, e promete ser eletrizante.

Nota: 9

Postar um comentário Disqus

 
Top