Após uma primeira metade de temporada que fez desta a estreia mais bem sucedida da Fall Season de 2014, How To Get Away With Murder retorna para responder a pergunta que todos nós tínhamos em mente desde sua movimentada winter finale: se a série manteria o ritmo e qualidade dos 9 primeiros episódios após "resolver" o que parecia ser o plot central do seu primeiro ano.

E a resposta é... quase. 

“Hello Raskolnikov” é o primeiro episódio de HTGAWM sem a dinâmica dos flash-fowards, que se antes traziam novas informações a respeito da noite do bonfire - encaixando, semana após semana, novas peças ao quebra-cabeça do assassinato de Sam Keating - agora não passam de meros flashbacks. O que talvez seja meu maior problema com este 1x10. O fato de não haver novas pistas para futuras recompensas.

A edição recheada de cortes rápidos continua eficiente, fazendo com que as tramas fluam do passado ao presente sem qualquer dificuldade. Porém, ela não traz novidades, apenas dinamismo, o que torna o episódio cansativo após os vinte primeiros minutos. Prova disto é que “Hello Raskolnikov” dispensa um "previously on HTGAWM", uma vez que este praticamente faz uma recapitulação completa do episódio anterior durante o relato de cada um dos personagens sobre a noite do "desaparecimento" de Sam.

Contudo, vale dizer que o suspense e a sensação de perigo que antes tínhamos somente nas cenas do bonfire, agora se distribuem por completo ao longo do episódio, já que o risco de Wes, Connor, Michaela, Laurel e Rebecca serem pegos em uma mentira mal contada torna-se eminente. A série também ganha ao deixar de lado os casos procedurais para focar mais na defesa de Annalise, personagem que Viola Davis engrandece a cada novo diálogo recheado de atuações excepcionais. 

Mostrar a "rotina de beleza" da recém-viúva pode parecer bobo, mas traz profundidade a uma personagem que, se diante dos outros veste uma máscara de mulher forte e poderosa, entre quatro paredes se mostra sensível e emocional. Pois se Annalise chora, é no silêncio do seu quarto ou dentro de um banheiro vazio, aonde em um segundo momento ela deve adotar uma postura valente e encarar de cabeça erguida mulheres que antes de saber da sua presença a chamavam de animal.

Também tivemos as acusações contra Rebecca finalmente sendo retiradas e, é claro, as tentativas mais que imbecis de Connor e Michaela de confessarem o assassinato. Não sou especialista em direito, mas sei que tendo ou não enfiado o troféu na cabeça de Sam, os cinco (contando com Rebecca) infringiram inúmeras leis e poderiam muito bem ser condenados por ocultação de cadáver. Por sorte, Annalise apareceu há tempo de impedir a confissão. 

Assim, o episódio termina com os futuros advogados tendo que defender uma versão levemente modificada do assassinato que cometeram, o que não será apenas a proposta de seus exames finais, como, acredito eu, do restante da temporada. Até lá, torçamos para que HTGAWM olhe mais para frente do que para trás, a fim de continuar a fazer uma temporada concisa e excelente.

Nota: 8

Postar um comentário Disqus

 
Top