O lado negro de Nikita.

Sem medo de errar, e definitivamente acertando, Nikita nos dá um episódio com um pouco mais de verdades sobre sua protagonista. Muito diferente de tudo o que a série fez até aqui, Wrath não poupou Nikki das ironias da vida, a começar pela proximidade e semelhança que ela tem com Percy.
 
Quem diria... Percy. No 2x18, Power, vimos Nikita culpar Amanda pelo "desastre" de pessoa que ela é agora, e presenciamos um pouco do passado entre as duas, onde a nova agente aprendia a arte da sedução e dissimulação com sua mentora. Na conversa delas, no entanto, Nikki acusou Amanda de "jogá-la para os outros", se referindo ao momento em que ela foi considerada uma agente apta a seguir as ordens de Percy no mundo real.

A partir daí, e pelo que vimos entre Nikita e Percy até aqui, imaginamos que a relação entre eles sempre foi um campo de batalha, com Nikki sempre aguarando o momento de desobedecê-lo enquanto ela estava na Division, e o perseguindo depois de sair de lá.

Mas no começo não era assim. Ela não só obedecia as ordens dele sem quesionar, como mantinha segredo de algumas missões para Michael, e até se sentia satisfeita ao cumprir o que lhe era mandado.

Como ela mesma confessou, "ela se arrepende da maioria das missões que fez", mas não de todas. Dentre as que ela não se arrepende, está a de Nicholas Brandt (Rick Ravanello), que ela seduziu e conquistou a confiança. Como Brandt, mesmo depois de ser torturado, não revelou onde estava o plutônio (alvo da missão dela), Percy o liberta da cadeia agora e lhe propõe uma troca: Nikita pelo elemento químico.

Brandt faz a linha psicopata, mas logo vemos que ele não passa de um homem com o coração em pedaços, que esperou cinco anos para se vingar da mulher que o traiu. Nem Percy, com seus planos diabólicos, contava com tamanha loucura por parte de seu novo associado. A primeira tentativa de Nicholas de chamar a atenção de sua amada foi matar a senadora Madeleine Pierce que, ironicamente, já estava pronta para limpar o nome de Nikita e Michael.

Desse modo, o "efeito colateral" do passado de Nikki não só afetou o futuro "limpo" que ela esperava, como afetou um membro de seu time, Sean. É nessa hora que ela percebe que é melhor ir a Bradt do que esperar um novo ataque. E aí temos a oportunidade de ver seu lado negro.

Ela definitivamente não economizou em suas confissões. Nem Michael, que se entregou na tentativa de salvá-la, escapou de sua ira. Lá no fundo daquele porão, onde ninguém podia ouvi-los, e de onde ela achava que ele nunca sairiam, ela deixou de lado a doce e paciente Nikita, que sempre faz a coisa certa, e deu lugar àquela Nikita que está cansada, àquela Nikita que se considera uma "mulher morta".

Sem dúvida, foi lindo ver Michael acalmá-la dizendo que estar ali do lado dela era o maior exemplo de seu egoímo. Depois, quando já estavam livres, finalmente eles puderam ter aquela conversa e esclarecer aonde querem chegar. Nikita, então, voltou a ver esperança no seu futuro, respondendo aos diálodos de Michael e Birkoff, e Nikki e Alex no início do episódio.

Alex, aliás, é a mais nova milionária do pedaço depois de ver suas ações da Zetrov. O capítulo da empresa amaldiçoada do pai está (provavelmente) fechado, e agora, segundo sua mestra, pode ser uma boa hora de começar um capítulo todo novo. Mas como a aprendiz bem sabe, falta muito para a luta que elas começaram acabar, e ela quer lutar até o fim.

Bom para nós e para Sean. O bom que a série enrola e enrola com esses dois, mas agora que Madeleine se foi e ele conseguiu sua vingança, pode ser que, assim como Alex, seu foco fique todo na "guerra de Nikita"... e num futuro próximo, quem sabe, seu foco mude para os grandes olhos verdes de Alexandra Udinov.

Wrath não serviu só para apresentar a ira de Nikita, como já nos diz o título do episódio. Mas serviu para concentrar os protagonistas na reta final também. As "distrações" já acabaram e Nikki declarou que irá atrás de Percy. Amanda, que ficou um pouco sumida, já deve ter preparado suas armas (se é que ela tem armas). Então só falta eles irem para os embates. Ah... mal posso esperar pelos três episódios finais.


Observações:

- Impagável: Roan e Brandt apresentando as cicatrizes que Nikita deixou no rosto dos dois.

- Nikita para Brandt: Me desculpe... me desculpe por não ter arrancado seu outro olho. E se eu soubesse que você falaria tanto antes de me matar, eu teria cortado sua língua também.

- Percy dizendo "Há monstros lá fora" para Nikita... mal sabia ele que um dia sua lição voltaria contra si mesmo.

- Parabéns para Maggie Q pela excelente interpretação de sua Evil Nikita!


 
Top