Até onde vai o poder que Emily exerce sobre Daniel?

Esta é a pergunta que ficou no ar depois de Doubt. Assim como o título já deixa explícito, este episódio foi sobre o que a dúvida pode causar em alguém. Como aprópria Emily relata, “A dúvida é uma doença, afeta a mente, gera desconfiança dos motivos alheios e do conhecimento alheio. A dúvida tem a habilidade de pôr em dúvida tudo o que se acredita sobre alguém... E reforçar as suspeitas mais sombrias à nossa volta”.

Apesar de Daniel afirmar que confessaria o assassinato de Tyler se sua mãe colocasse Emily como suspeita, é certo que em sua mente a imagem perfeita da noiva não existe mais. Além de muitas perguntas sobre ela que não têm resposta, o relacionamento deles é novo, e portanto eles não são tão íntimos quanto ele gostaria.

A prova de que a dúvida já floresce em Daniel ficou nas entrelinhas da cena dele tentando ir na casa dela, quase ultrapassando o limite que sua “coleira” da condicional permite. É só olhar para os olhos confusos dele, e lá está aquele maldito ponto de interrogação.

Aliás, a volta dele para casa não poderia ser mais controversa. Seria amor ou loucura de uma mãe pagar para espancar seu próprio filho para que ele saia da cadeia? Emily, esperta, já descobriu a insanidade da sogra e se aproveitou para ver o que mais seu capacho já fez de sujeira para os Grayson. Mas e Daniel? O que ele faria diante de tal descoberta?

Falando em descoberta, eis que Nolan conseguiu mandar Jack para uma pista falsa sobre Amanda. Já era tempo, porque ficou cansativo a insistência de Jack ao falar da namorada. Ele quer ir atrás dela procurando por “respostas” porque não “entende” o que aconteceu naquela noite. Não tem como o roteiro fugir disso, afinal ele realmente acha que aquela menina é o amor de sua vida. Pelo menos ela está escondida por Takeda, o que significa que Jack s óvai passear em Montreal e voltar de mãos abanando (assim nós esperamos).

Amanda, aliás, foi o gancho que Emily achou para trazer Mason Treadwell de volta. Como quem faz um show de fantoches, ela “sugere” aos Grayson que o jornalista pode ser a pessoa ideal para ajudá-los a colocar Daniel inocente diante dos olhos da sociedade. E de quebra, ela ainda arranca um elogio do sogro, que vê a nova nora como um verdadeiro “material Grayson”.

Nada poderia ser mais oportuno para ela tirar da cabeça de Mason a ideia de que Amanda incendiou sua casa. E numa maestria que deixaria Takeda orgulhoso, a dúvida foi plantada em sua mente, com a encomenda se saindo melhor que o desejado. Mason não só culpou a (ex?) rainha por toda a suadesgraça, como ainda a ameaçou caso ela vá atrás da menina: “Se você tentar envolver essa coitada nisso, me certificarei que matem você queimada”.

Ou seja, depois do depoimento de Declan, Jack deixou de sersuspeito. Depois da ameaça de Daniel, Emily deixou de ser suspeita. E depois do veredicto de Mason, Amanda deixou de ser suspeita. Victoria então está de mãos atadas. Sorte dela que Dominik Wright (James Purefoy), amante de longa data, está aí para consolá-la.

Vale mencionar a coragem de Declan ao defender o irmão. O garoto perdeu a confiança de Charlotte para sempre, e ainda descobriu que ele não passa de uma peça no tabuleiro dos Grayson. O mesmo caminho seguiu Emily, que arriscou o seu disfarce para vingar a surra que Jack levou a mando de Victoria. E isso foi pouco tempo depois dela afirmar que não agiria sob emoção mais... Ela só deixou de agir sob emoção por Daniel e passou a agir sob emoção por Jack. O amor novo pelo antigo. Um erro por outro erro.


Observações:

- Dominik é o amante mais clichê possível: artista, romântico incurável, eterno apaixonado. E Victoria completa o pacote de clichês sendo a musa inspiradora do artista e tendo amantes antes, durante e após Conrad.

- É mesmo como Mason falou, o império de Victoria já era (pelo menos por agora).

- A história se repete duas vezes: primeiro com Emily recebendo carta de amor da prisão (a primeira foi do seu pai), segundo é com a família Grayson procurando alguém para fazer de bode expiatório por Daniel. A diferença é que o Grayson filho não cometeu o crime como o Grayson pai, e enquanto o progenitor encobria a verdade, o procedente tenta encontrá-la.

- Como isso aqui é Revenge, não podemos deixar de considerar: e se Jack realmente encontrasse Amanda em Montreal?



 
Top