Olha só a cara de sapeca do Mr. Finch!

Que maravilha foi ver o inventor das redes sociais himself dando um show sob o efeito de um certa dose de ecstasy. Foi ou não foi o melhor momento de Michael Emmerson? Foi ou não foi o episódio mais engraçado de Person of Interest?

Aliás, além de engraçado tivemos uma cota de incomum. A crise de identidade, evidenciada pelo título, começa quando a Machine dá um CPF que pertence a duas pessoas – de sexos diferentes. Dois Jordans Hesters tinham a probabilidade de ser a "vítima ou o criminoso", e claro, o Jordan do sexo masculino (e aparência de bad guy) é o suspeito número 1, enquanto a respeitável senhora e verdadeira culpada encanta Finch com seu charme e brinca com o cavalheirismo dele.

Nesse meio tempo, agentes do FBI faziam as mais bárbaras suposições para Carter, e a detetive estava a ponto de soltar uma gargalhada:

Espera, você achaque ele está trabalhando por dinheiro?
Que ele está trabalhandopara Elias?
AHAHAHAHAHA!
Vou morrer de tantorir – SOCORRO! – chamem uma ambulância, por favor!
AHAHAHAHAHA!

Desculpem-me pelo exagero da minha imaginação e pelolinguajar de MSN, mas as palavras do agente Donnelly soavam tão absurdas que Carter deve ter tido um trabalhão para se conter. E que mulher dura na queda. Depois dessa conversa amistosa, eu jurava que ela ia atender o telefone e alertar Reese sobre a novainvestigação em cima dele.



Mas quem atendeu as chamadas da dupla foi Fusco. E que excelentetrabalho que ele fez. Fico com pena do personagem por John colocá-lo sempre emperigo. Ele não tem muita escolha, né? Tem que ser corrupto, lidar com genteperigosa, e ainda fazer o papel de bonzinho quando lhe pedem. A resolução docaso dessa semana vem em grande parte dele, especialmente porque Finchestava naquele estado, se comportando como um bebezão se divertindo com a sirene do carro...

Falando mais um pouco de Harold, o que foi aquilo deledançando na sala, cheirando as flores? Olhando para o micro-ondas quase explodindo achando que suaamigona Tara tinha lhe deixado comida? Mais fofo ainda foi o momento em que elajoga o telefone dele na água e ele fala: “ei! Este é meu bom amigo!”.

Foram um pouco mornas as cenas de ação, mas em compensação tivemosFinch drogado querendo contar tudo para Reese – que, amigo como é, deixou o patrãofalando sozinho. Na despedida deles, no entanto, Finch tasca um “Good night, Nathan” ao invés de “Good Night, John”. Isso pode ter muitossignificados. Um deles pode ser que com tanta droga na cabeça, ele simplesmente trocou os nomes. Ou pode ser que aquele tanto de droga na cabeça tenhachegado onde não devia: finalmente Reese conquistou o lugar de confiança queantes pertencia a Ingram, minha hipótese preferida. Em algumas reviews você pode encontrar gente falando que o verdadeiro nome de John pode ser Nathan, e por isso a confusão aconteceu. Bom, teorias não faltam.

Vamos reconhecer que ver tanta dose de humor em Person of Interest valeu muito à pena, mas este episódio não teve muito valor para o arco central. O mais importante que aconteceu foi a chegada do FBI tentando caçar briga com a CIA, ou seja, Snow não será mais o único braço da lei atrás de John. Aliás, Snow quer eliminar Reese ou arrancar dele informações que provavelmente o FBI desconhece. Já o agente Donnelly quer mesmo é prender esta grande ameaça nacional, este homem tão perigoso.

Acredito que tais elementos serão de grande importância no término da temporada. Ainda soma-se a eles o fato de Carter sentir falta de estar em campo com John. Vocês perceberam isso? No momento em que ela chega para aquela investigação de homicídio, uma mulher sempre repete que alguém deveria ter "impedido o assassinato"... e o bom coração da nossa detetive se divide outra vez.

Mas vamos esperar para ver que rumo os produtores darão para este coração pois, mesmo que se sinta dividida, ela reluta em ceder. Não atendeu o telefone, não tentou livrar Reese das garras do FBI. Se vai chegar uma hora que ela vai ter que escolher? É claro. Resta saber se ela dará conta das consequências da escolha que fizer - qualquer que seja ela.

Observações:

- Finch inventou as redes sociais! Wait... Finch inventou as redes sociais!

- Badass Reese:

John: Alguém roubou a sua identidade, assim você decidiu roubar a dele.
Jordan: Sim, mas só pelo tempo necessário para destruir este laboratório. Isso é ácido nítrico, não safrol. Vai derreter isso tudo e destruir o equipamento. Então usaria o resto deste material, avaliado em meio milhão de dólares... Para atrair a atenção daquele bastardo.
John: E depois fazer o quê? Matá-lo?
Jordan: Não quero matar ninguém. Só quero a minha identidade de volta.
John: Certo. [...] É um plano muito ruim... Mas eu gostei, então vamos executá-lo.

- E como terminar essa review sem mr. Finch dando uma canja é um grande pecado...



- Ele termina pedindo pela sua discrição, é claro...




Ah, gente, vamos dar uma salva de palmas para Person of Interest?


Postar um comentário Disqus

 
Top