Dexter

Queimando personagens.

Em "Swim Deep", episódio que considero como a primeira baixa desta temporada, tudo está mais próximo do nosso protagonista. La Guerta insiste em investigar o caso do Bay Harbor Butcher com a ajuda de Deb, Isaac invade o apartamento de Dexter disposto a matá-lo, Hannah está próxima de descobrir seu segredo e, até Batista questionou a identidade do assassino do Mike. Tudo isto mais próximo, porém com uma calmaria que não consigo compreender. 

Na semana passada, Dexter fez um episódio completo. Começo, meio e fim. O que se repete em "Swim Deep", porém, da maneira mais conveniente possível. Digo isso, principalmente, por não ter gostado da resolução que deram a trama do Isaac. Ele é um dos personagens mais promissores desta temporada, mas igualmente ao Mike e ao Louis, ganhou uma resolução pueril após criar grandes expectativas.

A prisão do Isaac foi um dos atos mais falhos desta temporada. Imaginei que ao conseguir de safar da morte no bar, o chefão da máfia iria encerrar o episódio pondo Dexter em uma situação sem saída e nos daria um cliffhanger avassalador para o próximo episódio. Porém, quando as coisas deveriam estar esquentando, encerramos outro episódio sob a maresia usual, com Isaac atrás das grades afirmando que nada daquilo havia encerrado.

Enfim, é mais do que óbvio que nada daquilo acabou. Isaac tem contatos e com certeza enviará alguém para vingar sua prisão e a morte de Victor, porém, o descarte do personagem é o que mais me incomoda. Ele pode fugir da prisão? Sim, mas seria mais conveniente e inverossímil do que a saída impune do assassino da cabeça de minotauro, solto apenas para cair no colo de Dexter feito uma luva.

Ademais, a relação Deb/Dex é o que continua me agradando até o momento. Especialmente com Deb ajudando-o a preencher os furos e falhas dos seus crimes, exatamente o que eu tinha em mente desde o final da 6ª temporada quando ela descobre seu maior segredo. Ainda melhor, foi vê-la reagindo aos avanços de LaGuerta com o caso do BHB, com direito a uma excepcional cena no elevador da Miami Metro.

O que me incomodou porém foi ver que a antes rigorosa Deb agora está conformada com a situação e aceita somente a palavra de Dexter como verdade absoluta, afinal, como a própria salientou, ela não tem como descobrir. E, sem dúvidas, Dexter irá continuar a tirar os casos do departamento ocultando fatos crucias para a investigação. A grande prova disto é a sequência do casal de cadáveres por Hannah, em que o mesmo não revela ao resto da equipe que o assassino era alguém da sua estatura.

Hannah é mais uma personagem a qual o roteiro faz questão de mostrar o quanto é promissora, mas que tem chances de ser queimada em breve. O fascínio de Dexter sob ela já revela uma possível relação, não apenas sexual (convenhamos que isto é o todo mundo espera), mas também profissional, afinal ambos possuem "psicopata" escrito na carteira de trabalho.

Em suma, este episódio conseguiu decorrer bem para no final apresentar resoluções falhas. Espero que esta não seja a metonímia da temporada e que a mesma não se converta, assim como a quinta, em uma grande decepção para os fãs no final. Aguardemos.
 
Top