“Nessa Guerra dos Tronos ou você ganha ou você morre. Não tem meio termo”.

A frase que Cersei disparou contra Ned Stark define muito bem os últimos acontecimentos da espetacular série da HBO, Game of Thrones. Você não pode e muito menos deve se apegar aos personagens, pois de uma hora para outra, com razão ou sem, eles simplesmente poderão não ter um futuro. Ninguém está a salvo.

Os episódios 1x06 – A golden crow e 1x07 – You win or you die foram nada menos que eletrizantes. No primeiro, o ambicioso Viserys Targaryan, que vendeu a própria irmã com o intuito de retomar um trono que seria seu por direito, não sabia o tamanho da força de Daenerys quando em pagamento a deu ao líder dos Dothraki. A garota se transformou em uma mulher poderosa, devotada pelos Dothraki e por seu marido, Khal Drogo. Isso tudo ficou mais que comprovado quando Viserys ameaçou a irmã na frente de todos e recebeu o que tanto queria, a coroa de ouro, no entanto, não foi nem um pouco da forma como pensava: a coroa foi entregue em ouro derretido, despejado em sua cabeça. Aqui que eu afirmo, é incrível ser surpreendida dessa forma. Jamais imaginava que o possível rei morreria tão cedo e dessa forma (mas confesso que gostei). O fim da cena é selado com a frase bombástica de Daenerys: ele não é um dragão, um dragão não se queima. É indiscutível a força da jovem Khaleesi, que tem tudo para ganhar muito espaço na trama.


Outros desfechos foram importantes para o episódio. Como a esperteza de Tyrion, o anão irmão da rainha, que conseguiu salvar sua vida de forma talentosa, provando ainda a velha frase que diz que um Lannister sempre paga suas dívidas. O confronto de Ned e Jaime, o outro irmão da rainha, resultou em um pedido ácido de Cersei a Robert para tomar uma atitude de Rei. Ela levou um belo tapa por isso e Robert foi atrás de Ned, devolvendo-lhe o cargo de Mão do Rei e o deixando no comando enquanto caçava. Ned deu pinta de que seria um belo rei, quando intimou o pai da rainha para dar explicações sobre uma matança em uma vila próxima. O problema é que, com certeza, essa atitude não passará sem consequência e uma contra-consequência, se é que essa palavra existe, já que Ned descobriu que Joffrey não é filho do Rei Robert, uma vez que todos os descendentes possuem cabelos pretos. Mas quem já não desconfiava disso?


No episódio 1x07 a coisa ficou feia de vez. É a preparação para o fim da temporada que deverá ser de cair o queixo, já que até aqui a série não deixou a desejar. Mais uma morte abalou a trama, Rei Robert, o fortão e poderosão foi morto por um javali, pois estava bêbado demais na hora do ataque. E sabem quem nunca deixava a taça do rei vazia? Seu servo, um Lannister. Tem caroço nesse angu.

Com a morte do rei, o trono passaria para o filho, Joffrey. Mas Robert deixou tudo nas mãos de Ned, como já era esperado e Ned não teve coragem de contar ao amigo em leito de morte que o príncipe chatinho não era seu filho legítimo, assim como os outros dois. Mas a palavra do Rei em nada vale para Cersei, que rasga o testamento do falecido e faz valer sua vontade. Antes de morrer Robert deu ordem para cancelar a ordem de assassinar Daenerys, mas o recado já havia sido mandado e diante da afronta que foi alguém tentar matar sua esposa, mãe de seu filho, Khal Drogo resolveu que vai lutar para dar o trono a seu filho e sua amada.

Mas ainda na briga de quem fica com o trono de Robert, Ned conta a todos que o reizinho que faz pose no trono não é filho de Robert e, portanto, não pode estar no trono. Ned foi um pateta aqui, né? Sabe que está lidando com gente muito inescrupulosa e se ele quiser sair vivo disso vai ter que aprender a ser mais como seus inimigos, passar por cima de tanta honra. Não é assim que se vence esse jogo.

Nunca confiei em Baelish, o cara que sempre foi apaixonado pela esposa de Ned. Estava na cara que ele ia dar uma rasteira daquelas no honroso homem e a rasteira não demorou a chegar. Ned terminou com uma faca no pescoço e a mão que a segurava era justamente aquela que ele achava poder confiar, a de Baelish que sempre se mostrou prestativo demais. Onde esse confronto nos levará ainda não sei, mas acredito que Ned não vai deixar isso assim, logo que consiga se livrar de tamanha encrenca.


Na Muralha o pobre Jon Snow não virou um Ranger como esperava, já que duela muito bem e tem características perfeitas para tal posição. Jon vai ser uma espécie de doméstico do chefe e isso deixou o rapaz puto. Sam é uma figura, destacado para a cozinha, tenta animar o amigo e fazê-lo acreditar que o chefe só fez isso porque quer treiná-lo para o substituir. Aham, senta lá. O que me intrigou foi a mão encontrada pelo lobo de Jon, quando foram fazer o juramento fora da Muralha. De quem será? A resposta deve estar no episódio exibido no último domingo, que conto as horas para assistir.

Postar um comentário Disqus

 
Top