Conspirações, extraterrestres, dramas, guerra. Por que não deu certo?

Cancelada com apenas 21 episódios, “The Event” foi a grande promessa de série sci-fi da Fall Season de 2010. Posteriormente flopando em sua trama inconsistente e se mostrando confusa ao público norte-americano, a série de Nick Wauters fez uma temporada irregular com muitos altos e baixos. Tachada como a nova Lost e indiferente em seu seguimento, a série é a prova de que o tempo em que seriados de mistério faziam audiência na TV aberta se fora.

Demos as boas vindas a montanha russa do ‘evento’ que sequer fez jus ao título da série no dia 20 de Setembro de 2010. A jornada de um piloto que trouxe mais idas e vindas no tempo que uma temporada de “Flash Foward” fez os olhos gordos dos fãs de sci-fis, porém não foi o bastante para manter um público fiel que se perdeu com os episódios posteriores.

A propósito, me recordo de ter dito alguma vez que o segundo episódio de “The Event” foi um episódio muito melhor que seu piloto. Digo isso com a mesma certeza que disse a meses atrás em uma das minhas reviews da série. A partir daí se mostrou uma irregularidade insuportável. A cada episódio que era lançado não sabíamos se viria uma bomba ou algo que surpreendesse.


O interesse pela série se perdeu por volta do 6º episódio. Eu, particularmente, não estava no ânimo de acompanhá-la até o fim se permanecesse com seus plots insossos e descartáveis como os dramas de Sean (Jason Ritter) e Leila (Sarah Roemer). Ta aí a prova de como rostinhos bonitos algumas vezes contam mais que a capacidade de atuar de um ator para entrar num elenco de série, ambos péssimos. O elenco sempre foi salvo Laura Innes (Sophia) Blair Underwood (Presidente Martinez) e Željko Ivanek (Blake Sterling). Visto neste aspecto mais uma grande irregularidade: ora assistíamos a excelentes enfrentamentos entre Sophia e Elias, ora víamos o drama bobo de Leila descobrindo que é uma híbrida, ou Sean tentando segurar um revólver.

Porém, o que sempre me incomodou na série foi o fato da própria não possuir uma essência: algo que faz você assisti-la no início e que o mantenha preso a ela por um bom tempo. Tudo bem, ‘o evento’ é a essência de “The Event”, mas a forma como tal plot foi explorado durante estes 22 episódios não nos permite dizer isso.

Apesar dos contras devo dizer que os episódios finais da série proporcionaram momentos de tirar o fôlego, como a tentativa de assassinato ao Presidente Martinez e a correria para impedir que o vírus da Gripe Espanhola fosse liberado com a dupla Sean e Vicky. O ritmo tornou-se frenético e a Season Finale superou-se por um cliffhanger supreendente.


As palavras do Agente Lee na Season Finale explicando parcialmente o motivo pelo qual o povo de Sophia abandonou a Terra em primeiro plano fazendo citação ao ‘evento’ nos permitiu ter uma visão mais ampla da série, mas o grande problema foi que quando isso aconteceu “The Event” já estava com o pé, a mão e o corpo inteiro na cova do cancelamento.

A visão ampla que citei acima é de fato algo que poucas séries se permitem fazer: é quase como colocar tudo o que apresentou até então em estado vegatativo para dar vez há um plano muito maior. A falta de uma conclusão para isto é frustrante, é como montar um quebra-cabeça e no final ver que há peças faltando.

A promessa de ‘nova Lost’ pesou tanto sobre “The Event” que os próprios produtores não sabiam mais o que estavam contando. Quando a série decidiu finalmente caminhar com suas próprias pernas e investir em tramas até então inexploradas entre os sci-fis já existentes, já era tarde demais.


O inevitável cancelamento não impediu que o final da temporada fosse acima do esperado, mas deixou pontas soltas dando um fim não conclusivo a série. Gostaria que os rumores de que a série será comprada pelo canal SyFy fossem verdadeiros, pois o final afirmou que há muito mais a ser visto além de seus personagens nada carismáticos. Vamos torcer para que as negociações dêem certo, enquanto isso fico por aqui.

Até a próxima!

Postar um comentário Disqus

 
Top