"Grandes homens quase sempre são homens maus" Lord Acton

Surpreendentemente bom. Não teria outra forma de começar esta review do piloto de The Mob Doctor. A primeira vez que li a sinopse da série achei que seria mais uma prdoução médica com um pano de fundo exótico, mas após assistir o episódio creio que é exatamente o contrário. Trata-se de uma série sobre o envolvimento de uma médica com a máfia.

A personagem principal é a Dra. Grace Devlin, interpretada pela linda e talentosa Jordana Spiro (de My Boys), a médica é residente de um hospital de Chicago e tem uma rotina um tanto quanto movimentada. Na verdade, além de tentar salvar a vida dos pacientes do hospital ela precisa se dividir entre o namorado, a família e a ajudar a máfia italiana da cidade.

O piloto não deixou exatamente claro o que fez Dra. Grace entrar em um acordo com Raul Moretti, tudo o que sabemos é que ele estava ameaçando o irmão da protagonista e por isso ela tem uma dívida com eles. Uma das primeiras cenas da série é a Doutora tirando uma chave de fenda da cabeça de um dos capangas de Moretti e por aí percebemos que o papel de Grace é prestar socorro médico aos mafiosos de forma sigilosa, sem joga-los na cadeia.

A grande trama do episódio é que a polícia captura um mafioso, em estado gravissímo, que possívelmente entregaria todo o esquema dos italianos. Dra. Devlin se vê pressionada pelos diretores e políciais a realizar um procedimento cirurgico bem sucedido e ao mesmo tempo Moretti ameaça sua família caso Severino (o moribundo) não morra na sala de cirurgia.

Um conflito extremamente moral. E o desfecho disso foi o que mais gostei na série. Mas falaremos adiante, porque não bastasse todo esse drama, ainda teve muita história paralela para nossa "heroína" lidar. Como crianças morrendo por pirraça de um dos supervisores do hospital e adolescentes de 14 anos ficando grávidas mesmo sendo virgens. 

Muita gente críticou esses plots paralelos do piloto. Eu adorei. Foram exatamente essas histórias que traçaram um perfil moral da personagem. Ela é forte o bastante para denunciar o supervisor, ela é maquiavélica (no sentido dos fins justificarem os meios) para enganar o pai da adolescente. E o mais importante ela cita STAR WARS para  explicar como é possível a concepção mesmo sem penetração.

The Mob Doctor joga uma porção de personagens secundários na sua cara, os mais interessantes são o Dr. Stanfford White (Zeljko Ivanek, de The Event) que parece gostar e proteger a Dra. Grace; e o Dr. Flaningan (David Pasquesi) que fará o papel do médico cretino da série.

Dr. Robinson (Zach Gilford, de Friday Night Lights) é o namorado bom-moço de Devlin; e confesso que fiquei curioso em saber o que ele disse para mãe da namorada quando perguntado se ele tinha interesse de casar.

No entanto o personagem mais legal de The Mob Doctor é Constantine Alexander. Pelo que entendemos ele era o chefão da máfia até ser preso. Agora, já velho, necessita de cuidados médicos e tem uma relação MUITO próxima da família Devlin. Confesso que logo na primeira cena em que ele aparece ele me desperta um J.R. Feelings (não entendeu, assita Dallas). No entanto ele mais evil que o magnata do petróleo, afinal ele é um mafioso de verdade.

Voltando ao que interessa, após decidir fazer uma operação bem sucedida, Dra. Devlin tem que escapar da fúria de Moretti. As cenas da fuga de carro é muito forçada mas cumpre o papel. E para onde nossa querida Doutora corre? Para os braços de Constantine.

E quando você pensa que Constantine usaria apenas sua influência para proteger a jovem, ele saca uma pistola e dá um tiro no peito de Moretti. Não bastasse isso, Constantine conta a Grace que planejou tudo, inclusive o lance do Severino, para voltar a ativa. Ou seja, com Moretti morto, Constantine volta a comandar. O Poderoso Chefão (apelido óbvio) deixou a Dra. Devlin escolher se saía da máfia (e de Chicago) ou se permaneceria. Ela escolhe ficar.

Para finalizar, descobrimos que o primeiro corpo que a criançinha Grace Devlin viu na vida era de seu pai, e quem o matou? Constantine Alexander. E mais, a garotinha desejava essa morte já que seu pai era um cretino imbecil. Talvez por isso a Dra. Devlin tenha tanto carinho pelo chefão da máfia.

MUITO BOM, não tem como não se empolgar com tanto plot twist no mesmo episódio. Porém a péssima audiência do piloto no faz ficar receosos quanto ao futuro da série. Torço de verdade para que The Mob Doctor siga em frente, e que não fique totalmente na linha procedural, uma vez que a trama central é ótima e merece desenvolvimento.


Postar um comentário Disqus

 
Top