"Essa é a última vez que você pisa neste escritório"

Damages entrou em sua reta final e finalmente começou a unir as pontas que foram deixadas ao longo da temporada. Contudo, ainda que sempre bem amarrada, é uma pena que a série não consiga manter o nível das temporadas anteriores, principalmente devido aos personagens coadjuvantes que não empolgam nem um pouco. 

O que salva a série são, como sempre, Patty e Ellen, que além de personagens excepcionais, ainda contam com as atuações sempre impecáveis da diva Glenn Close e de Rose Byrne. E o sétimo episódio desta temporada foi a prova de como elas podem segurar o tranco sozinhas. 

“The Storm's Moving In” passou-se quase inteiramente dentro de um vazio aeroporto, fechado pela nevasca, com Patty e Ellen sozinhas na sala de embarque e tendo que forçadamente conversarem uma com a outra. A situação incômoda (pelo menos para Ellen) foi a tônica do episódio, com Ellen a todo custo tentando evitar o contato com Patty e esta buscando puxar conversa com sua antiga pupila o tempo todo, sabendo que isso deixaria Ellen desconfortável. Contudo, a lentidão das cenas, a qualidade dos diálogos e as interpretações das duas atrizes foram muito eficientes e assim conseguiram manter o interesse do espectador no episódio, ainda que nada de novo tenha sido acrescentado à trama. 

Ou quase nada. Na verdade duas coisas bastante importantes ocorreram. Uma delas foi a revelação de que o misterioso investidor de McClaren que se encontrava com Simon era, na verdade, a pessoa que vazava as informações ilegais para o banco em que Naomi Walling trabalhava. Já a outra ocorreu no aeroporto, com Patty conseguindo atingir seu objetivo no “mind game” que travou com Ellen e deixando várias caraminholas na cabeça desta, que passou a ter duvidas se Patty havia realmente mandado Pete matá-la. 

E foi a partir desta dúvida que, no episódio seguinte, Damages começou a unir as pontas soltas e conectar os flashforwards do início da temporada aos acontecimentos do presente. Em “I’m Afraid of What I’ll Find”, movida a provar de uma vez por todas a culpa de Patty, Ellen colou as partes do cartão de Mr. Nye que havia rasgado no início da temporada (e aí tivemos a resposta de como o cartão rasgado havia chegado “inteiro” nas mãos de Patty no flashforward em que ela está na delegacia), enviou um pedaço dele que continha sangue para análise de DNA e descobriu a identidade de seu “quase assassino”: Patrick Scully.

Ainda como consequência das ações de Ellen (que foi questionar a esposa de “Uncle” Pete sobre Patrick Scully), o episódio também revelou ser de Scully a cabeça do homem visto no topo do edifício olhando para o beco onde uma possivelmente morta Ellen permanece paralisada e ensanguentada. 

"I’m Afraid of What I’ll Find" teve ainda outros pontos de destaque, como a traição de Gitta, o vazamento das informações sobre o exército americano pela McClarenTruth.org (com a ajuda de Chris Sanchez), Bill Herndon dizendo a Patty que ela poderia perder o caso para Ellen, a revelação de que o velhote defendido por Kate Franklin era não só pai de Patty, mas também de Kate (indicando que as duas são irmãs por parte de pai) e, no final do episódio, a bomba: Patty se encontrando em um parque com Scully, implicando na suspeita de que ela estaria novamente por trás de uma tentativa (desta vez bem sucedida) de assassinato de Ellen. 

Suspeita essa que “I Like your chair” tratou de colocar em dúvida, uma vez que Ellen, com a ajuda de seu investigador particular (Waleed Cooper), pegou Patrick Scully tentando assassiná-la no telhado e o fez confessar que foi Patty Hewes quem encomendou a morte de Ellen 5 anos antes. 

Assim, lembrando que a cena do flashforward que mostra Ellen supostamente morta só ocorrerá um mês adiante e no dia em que ela iria depor contra Patty (o que indica que o julgamento de Channing McClaren já terá terminado até lá), restam apenas três possibilidades para o grande mistério da temporada e final da série:

  1. Ellen está viva e está armando para Patty, tendo esta sido procurada por Scully a mando de Ellen; 
  2. Scully conta a Patty que Ellen está atrás dela e eles decidem arriscar e tentar matá-la novamente; 
  3. Ellen foi morta por outra pessoa e um desavisado Scully vai procurá-la e se depara com Ellen morta. 
As duas primeiras são fáceis de compreender, apesar de, no caso da armação, precisar ser um baita teatro de Ellen. Mas e a terceira? Rutger Simon, Helmut Torben e Channing McClaren são possibilidades, é claro, mas não teria sentido que isso acontecesse após o julgamento de McClaren porque o dano já estaria feito, não? Então quem seria? 

Que tal Gary Parsons, o pai de Ellen? Temperamental do jeito que é e após a filha tê-lo ameaçado com uma arma, quem sabe Gary não voltou a procurar Ellen, discutiu com ela, perdeu a cabeça e acabou empurrando-a do telhado (até sem intenção)? Com um desfecho desses, toda a história chata de Ellen com a mãe passaria a ter sentido e não teria servido apenas para encher linguiça na temporada! E uma vez que Damages não costuma dar ponto sem nó em matéria de roteiro, não acho nada difícil que isso ocorra.

Quanto ao restante do episódio, três outros pontos merecem destaque: a ameaça de Ellen a Torben, a revelação de que foi Simon o culpado pelo vazamento dos e-mails pessoais de Naomi (essa foi óbvia, hein?) e mais um show de Glenn Close e Rose Byrne no diálogo final do episódio. E que cena linda foi essa entre Patty e Ellen! Que delícia foi ver Patty dando de cara com Ellen sentada em sua cadeira, trazendo para a realidade seu maior pesadelo e ainda ouvindo-a dizer: “I Like you chair”! Simplesmente fantástico! 

Pois que venha o derradeiro episódio e que o final de Damages consiga fazer jus a tudo o que a série construiu ao longo de suas 5 temporadas! O que será que vai acontecer? Ellen terminará viva ou morta? Patty irá finalmente pagar por seus erros? Impossível cravar, pois em Damages, como disse Ellen ao final do episódio: “You never know”. 

PS 1: Na linha do “não dar ponto sem nó”, também espero alguma consequência do vazamento de informações de Chris Sanchez para a McClarenTruth.org, caso contrário essa será outra coisa utilizada na temporada apenas para encher linguiça. 

PS 2: Estou postando o texto hoje, porém o episódio final já passou ontem à noite nos EUA. Não vi, não li e não escutei nada a respeito sobre o final da série, então minhas suposições aqui são um total “achômetro”. Portanto, se alguém que estiver lendo este post já souber o final, por favor, nada de spoilers!

@rodrigo_canosa

Postar um comentário Disqus

 
Top