Eu sou mal? Sou bom? Estou cansado de me perguntar isto. Não tenho as respostas. Alguém tem?

Aclamada pelo público e pela crítica em seu primeiro ano, parecia impossível se superar, porém, Dexter figura um segundo ano com doses duplas de tensão e uma proximidade arriscada entre a vida de forense e serial killer. 2ª temporada esta que sem dúvidas tornou-se uma das mais perigosas, afinal, os roteiristas colocaram em jogo a segurança do nosso protagonista e diferente da temporada anterior, esta brincou com a vida dupla de "Dexter" como nenhuma outra fez. Sem o tal "assassino da temporada", essa seqüência de 12 episódios abriu meus olhos para uma das melhores séries da atualidade e por fim, a minha favorita.

A cena de abertura da temporada consegue descrever muito bem a facilidade que os roteiristas de "Dexter" encontram para canalizar tão aproximadamente humor negro ao suspense que torna a série o que é. "Tonight is the night... bowling night". Enfrentando dificuldades para saciar o Passageiro Sombrio (conceito este que Dexter chega a conhecer nesta temporada), nosso herói se vê próximo de ter seus segredos revelados pela figura possessiva do Sargento Motherfucker Doakes.

Se a 1ª temporada da série travou a guerra fria entre o ITK e Dexter, nesta temporada tivemos Dexter vs. Doakes. Porém, o que realmente agrava os fatos é a destruição da zona de conforto de Dexter, do seu baralho de cartas - como o próprio descreve - tudo começa a desmoronar e Doakes não é o único responsável. Temos o F.B.I. na cola do departamento, a desfuncional Rita travando dramas familiares e a assustadoramente pálida, Lila, a vampira de Miami (Belo apelido, Deb!).

Vale a pena destacar que o gancho para todos os problemas parte de dois mergulhadores: quando inúmeras sacolas plásticas com corpos desmembrados são descobertas no fundo do oceano Dexter sente seu coração bater mais forte pela primeira vez. Ver seus segredos sombrios prestes a serem revelados parece ser a única coisa que afeta sua rotina compulsivamente perfeccionista. Afinal, "nada permanece enterrado para sempre, nada".


Quem diria que os sábios ensinamentos de Harry Morgan poderiam ser destruídos em um único episódio. No 2.10 "There’s Something About Harry", Dexter descobre a verdade por trás da morte de seu pai, ou devo dizer: suicídio. Harry criou um monstro, o treinou e na prática, aquilo era o certo a se fazer, porém, quando conheceu o verdadeiro Dexter, viu o que aquilo tinha se tornado, percebeu o peso daquela idéia e não conseguiu viver com si próprio.

Definitivamente, um dos maiores plot twists de Dexter nestas duas primeiras temporadas foi perceber que o código a qual serviu a anos vinha de um homem que nem mesmo o aceitava. Este é um dos vários conflitos internos (como se não bastasse os externos) que Dexter sofre na temporada. Existem muitos outros: ora pensa em se entregar, ora pensa em matar um inocente como Doakes, chega até a ver seu passageiro sombrio como um vício do qual poderia ter controle um dia por intermédio de Lila e tantos outros impasses dos quais nós espectadores só não nos perdemos, por acompanharmos cada pensamento seu narrado pela própria voz de Michael C. Hall.

No entanto, voltar ao passado não rendeu somente novas descobertas a Dexter, rendeu a possibilidade de vingar a morte de Laura Molser, sua mãe e acima de tudo confrontar o criador daquele que viemos a chamar de 'Dark Defender'. O gancho parte de Lila que pergunta a Dexter sobre os assassinos de sua mãe, Dexter então percebe que um deles ainda caminha livremente pela Terra e obstante a palavra 'redenção' põe um fim ao autor de um crime tão horrendo da maneira que só ele sabe fazer, dentro do seu saco plástico humano.


Enquanto isso, o forense era batizado pelo F.B.I de Bay Harbor Butcher (Açougueiro de Bay Harbor), alvo principal de Frank Lundy (personagem que viemos a conhecer nesta temporada), Dexter é visto como maníaco e outrora como bem feitor. Imaginar um mundo em que nosso vilão fosse aclamado por seus 'bons' atos e figurasse o título de herói seria sonhar demais? Não para Dexter. Sua rotina, seu carinho com Rita e as crianças, como ele poderia ser visto pelo mundo como uma pessoa má, sendo ele o 'quebra galho' de todos? Mais uma das discussões interessantes da temporada.

Eis então uma temporada de poucas mortes e mais tapetes por cima da poeira. Não tem como não torcer, não tem como não vibrar com cada vitória de Dexter contra os mal feitores. Ao mesmo tempo, nunca torci tanto para que uma investigação desse errado como o caso do BHB e vê-lo acompanhar paranoicamente passo a passo a queda de sua máscara assustou não só a ele, mas a todos nós. Cobrir seus rastros se tornou a tarefa de todo o dia de Dexter e freneticamente acompanhamos sua rotina fazendo desta uma experiência de tirar o fôlego.

Para finalizar, uma Season Finale que decidiu tudo nos 10 minutos iniciais com a grande excessão chamada Lila. Por fim, todos acabam em um saco no fundo do oceano pagando pelos crimes que cometeu, no caso de Lila - a intervensão divina que matou o Sargento Doakes -, morreu em Paris em um quarto de hotel para dar o ar da grassa de um final que fez jus a temporada que decorreu.

Pela regularidade da seqüência de episódios, digo com certeza: minha temporada favorita, desculpas aos que discordam.

Melhores frases:

Dexter: "Eu estou na borda. 38 dias, 16 horas e 12 minutos se passaram desde que eu matei meu irmão. Em todo esse tempo eu não tive uma única noite para mim. Sargento Doakes garante isso. Ele me segue em todo lugar agora. Um cão de caça humano seduzido pelo cheiro da escuridão. Minha maior esperança de perdê-lo deve ser implacavelmente normal. Tédio. Então eu jogo boliche. O que é realmente preocupante é que eu sou bom no nisso" 2.01 - It's Alive

Dexter: "Se eu acreditasse em Deus. Se eu acreditasse em pecado. Este é o lugar onde eu seria sugado direto para o inferno (se eu acreditasse no inferno)" 2.02 - Waiting to Exhale

Dexter: "Eu sou Dexter. Não estou certo do que eu sou. Eu só sei que tem algo sombrio em mim. E eu escondo. E certamente não falo sobre isso, mas está lá. Sempre. Esse passageiro sombrio. E quando ele está no controle, eu me sinto vivo, meio mal de ter a sensação de estar totalmente errado. Não luto contra ela. Não quero. É tudo o que tenho. Nada mais poderia me amar. Especialmente, não eu. Ou é só uma mentira que o passageiro sombrio me conta? Pois existem momentos que ultimamente em que eu sinto conectado a algo mais, a alguém, como se a máscara caísse. E coisas, pessoas que nunca tiveram importância passam a ter. Isso me assusta muito" 2.03 - An Inconvenient Lie

Dexter: “Vou seguir um assassino e acabo com um carro novo. Como isso aconteceu?" 2.03 - An Inconvenient Lie


Dexter: "Eu sou o que sou e ninguém irá mudar isso" 2.04 - See Through

Debra: "Se o papai nos ensinou alguma coisa, foi o valor da vida humana"
Dexter: (para si mesmo) "É, mas eu acho que nós tivemos diferentes tarefas de casa" 2.05 - Dark Defender

Dexter: "Todo o efetivo do FBI. Essa é a última coisa de que eu preciso. Eu tenho que ajudar o Lundy a pegar esse cara... depois eu penso numa forma de apagar os vídeos da marina e fazer as pazes com a minha namorada. E daí talvez eu acabe com a fome no mundo. Porque as coisas não podem ficar piores" 2.06 - Dex, Lies & Videotape

Dexter: "A verdade fala comigo de um lugar tranqüilo. Eu só preciso sintonizar a estação certa para ouvi-la" 2.07 - That Night, A Forest Grew

Dexter p/ Doakes: "Não importa o que você tente, não importa quando, não importa o quão duro você trabalhe, eu vou estar sempre um passo à frente de você, por uma simples razão. Eu tenho você" 2.07 - That Night, A Forest Grew

Dexter: "Lila pode ser a mulher ideal para mim, mas ela está errada sobre uma coisa: a reabilitação não é simplesmente uma opção. Quando baixei a guarda, me tornei vulnerável. Preciso me apegar a quem sou, a quem sempre fui. Preciso matar o cara que matou minha mãe" 2.08 - Morning Comes

Debra p/ Dexter: "Você é o único com quem eu posso contar, burro!" 2.10 - There's Something About Harry

Dexter: "Eu continuo esperando para vir aos meus sentidos, mas a pressão aumenta a cada passo que dou. Eu passei a minha vida mantendo a guarda, usando a minha máscara. Sem alívio nenhum. É agora. Se alguém merece me levar em custódia, esse alguém é a Deb. Mas como digo a ela o que eu sou?" 2.11 - Left Turn Ahead

Dexter após a explosão da cabana: “Quando algo além da razão acontecer, se torna cético para quem acredita. Crentes em um poder superior. Mas que tipo de poder faz isso? Foi combustão espontânea? Intervenção divina? Se você acredita que Deus faz milagres, você tem que se perguntar se Satanás tem alguma carta na manga. Mas quando você não acredita em nada, o que você agradece em momentos como este?” 2.12 - The British Invasion

Vou confessar, esta é a minha temporada favorita unicamente por causa desta cena. A melhor de toda a série, sem dúvidas. Confira:



Legendas: Dexter Brasil

Postar um comentário Disqus

 
Top