Por essa eu não esperava.

Aliás, acho que ninguém esperava, pois após o episódio anterior não vi em nenhum fórum de discussão qualquer comentário que colocasse alguma dúvida sobre a integridade/caráter do Holder. Claro que Holder é um cara, digamos, diferente, mas o que sabíamos sobre ele até justificava bem suas atitudes e personalidade, de forma que nem me passou pela cabeça que houvesse alguma coisa a esconder. Passei até a simpatizar com o cara, entender seu jeito esquisitão, sentir pena de seus problemas com drogas e com a irmã e o sobrinho. E então o cara me dá uma dessas? Pois é, em série boa de mistério nada é o que parece ser. Agora só resta dar os parabéns aos roteiristas, pois entrei no jogo deles direitinho! Aliás, eu, a Linden e creio que a maioria dos fãs de The Killing.

Quanto a esta primeira temporada, fiquei bastante satisfeito com o desenvolvimento da trama, as reviravoltas e os rumos que a série parece estar tomando. Creio que está mais do que claro que a política está por trás do assassinato e, ainda que eu nunca tenha duvidado disso, a maneira como eles nos levaram a essa conclusão até um tanto óbvia foi bem interessante. Pena que a temporada terminou e agora só podemos ficar remoendo nossas teorias e trocando observações até o início da já confirmada 2ª temporada, apenas em 2012.

E já que é tudo que podemos fazer, vamos aos palpites!

Sempre acreditei que o lado político estava envolvido na história e continuo com o que já pensava antes da season finale: o prefeito tem culpa no cartório. Se ele fez besteira sozinho e aproveitou pra botar a culpa no adversário, ou se fez deliberadamente para ferrar Richmond, eu não sei. Mas acredito piamente que ele está envolvido e que o pai da Gwen está de alguma forma ajudando-o também.

Aliás, para mim o apoio do pai da Gwen a Richmond foi pura fachada. Vale lembrar que, ao entregar as fotos a ela, o prefeito Adams diz que estava fazendo isso por ser amigo (leia-se: companheiro de mutreta) do pai dela. Isso sem falar que há bastante tempo aprendi a não confiar em Charles Widmore! :-)

Quanto a Holden, creio que ele não escapa de estar envolvido com o crime. Só não sei se ele mesmo fez o serviço a mando de Adams/Widmore ou simplesmente os está ajudando a acobertar. Ou só eu fiquei com a impressão de que Holden deliberadamente guiou Linden até aquele posto de gasolina sem vergonha? Não foi muito estranho ele saber de antemão sobre a existência daquele posto que nem na lista deles estava? Malandrinho!

De qualquer forma, minha opinião acima ou qualquer outra que seja apresentada é pura teoria e especulação. A série está muito bem alinhada, amarrada e os roteiristas têm conseguido fazer com que não consigamos (ao menos na maioria das vezes) antecipar o que vem pela frente, o que é muito bom. Precisaremos de muita atenção aos detalhes para conseguir decifrar o mistério antes que ele nos seja apresentado.


Por isso, para terminar, seguem algumas observações extras que podem nos ajudar a manter os olhos abertos:

  • Apesar de achar que ele é culpado, não acho que o fato do Holden ter forjado a foto de Richmond a mando de alguém já nos permite dizer que ele está diretamente envolvido no assassinato, nem que Richmond é inocente. Uma vez convencido da culpa do candidato a prefeito, Holden pode apenas ter aproveitado a chance de ganhar algum (provavelmente negociando com o prefeito Adams) e, de quebra, dado um jeito de apresentar a prova que seu chefe queria para autorizar a prisão de Richmond. Pouco provável, claro, mas ainda é uma possibilidade.
  • Acho que Richmond é só um cara extremamente perturbado pela perda da esposa, mas não a ponto de virar um doido homicida. Ele pega mulheres parecidas com sua esposa e fica se torturando, querendo saber como ela morreu, como ela se sentiu. Lembram-se de como a Mitch se enfiou na banheira quando soube que a Rosie tinha morrido afogada?
  • Ponta solta: se Richmond é inocente, porque fechou a conta de Orpheus na madrugada do crime?
  • Gwen volta pra lista de suspeitos. Não acho que é ela, mas não vejo nada que possa inocentá-la neste momento. Sua raiva pode ser encenação e achei muito estranho ela ter entregado o Richmond com todos aqueles detalhes. Se o cara tinha voltado todo molhado naquela noite, como ela não desconfiou dele antes? Ou ela inventou tudo para a Linden porque está com raiva dele?

Isso é tudo. Vamos esperar a 2ª temporada! E pra vocês, quem diabos matou Rosie Larsen?

***

Obs.: Este post foi uma contribuição do novo colaborador do Canal de Séries, Rodrigo Canosa.

Postar um comentário Disqus

 
Top