Dexter

Um dia da caça, outro do caçador.

Ritmo frenético. Era o que recebíamos de Dexter semanalmente em suas duas primeiras temporadas, quando a série ainda tinha fôlego para nos surpreender a cada episódio e o que em "Run" é entregue de modo pragmático fazendo jus ao nome que o intitula. 

Dito isso, vale salientar que este foi um dos poucos episódios de Dexter, em um bom tempo, que conseguiu ser completo. Tensão, ação, caçada e morte, tudo concentrado em 50 minutos de puro entretenimento. Conforme já havia dito em reviews anteriores, gosto bastante da dinâmica de Deb e Dex trabalhada nesta temporada, da forma como os roteiristas tem convertido-a de acordo com os novos parâmetros. 

Gosto ainda mais de como o roteiro tem feito Deb processar uma informação por vez, em doses homeopáticas. Se tudo - todo o passado de Dexter - fosse revelado a ela de uma só vez e ela ainda assim estivesse confortável com tudo, seria controverso. Por isso, o que vemos aqui são revelações momentâneas, sendo cada uma delas acompanhadas, dialogadas e processadas de cada vez, tornando tudo verossímil.

É natural o questionamento a respeito da morte da Rita, o caso Trinity e junto a ele as questões mais básicas que vimos Dexter responder a nós dentro do seu cérebro de lagarto durante anos. Ele é sincero quando diz que amou Rita, quando diz que ama Deb e ainda mais, quando fala de Harrison, o que nos mostra que Dexter continua a seguir a primeira regra do novo código. Deb, ainda na ofensiva, ressalta que a culpa da morte de Rita foi dele, que o mesmo "não chegou a tempo de salvá-la".

Ademais, tudo em "Run" culminava na morte do Speltzer. Mais do que isso, era necessário dar uma resolução ao caso iniciado em "Buck the Sistem" e o ponto final escolhido para esta história não poderia ter sido melhor. Adorei cada sequência desde o questionamento de Deb na Miami Metro que resultou na confissão do assassino, até o momento em que Dexter é apanhado dentro do trailer.

A partir daí, foram momentos de tensão ao rubro que tomaram a tela, com Dexter figurando a caça e o Minotauro sendo o predador em seu habitat natural. As armadilhas com os manequins foram realmente de tirar o fôlego, entretanto, confesso que achei a fuga de Dexter - seguindo o método de reversão - um tanto quanto fácil demais. Era previsível, é claro, que nada daquilo atingiria o protagonista e que o mesmo escaparia com nada além de um pequeno arranhão na testa, entretanto esperava um pouco mais de dificuldade no momento de resolução do conflito.

Mas como Dexter não está acostumado a correr e sim a fazer as pessoas correrem, o episódio encerra-se com Speltzer sendo morto. Dito isso, a cena do crematório é simplesmente genial e Michael C. Hall, mais uma vez fantástico, traz um Dexter eufórico por novamente ter o domínio da situação. Além disso, ele consegue mostrar a Deb, pela primeira vez, os méritos daquilo que faz. Seus atos não geram apenas dor, mas também alegria, mesmo que algumas pessoas não consigam enxerga-la.

Quando Dexter diz no final da primeira temporada que, se o mundo soubesse o bem que ele o faz, o agradeceriam, não poderia estar mais certo. Vemos isto no olhar de Deb diante da fumaça que emana do crematório de um modo que eu não duvidaria que em um futuro bem próximo, ela estará o ajudando a realizar as caçadas. Esse é o futuro que enxergo para os futuros episódios de Dexter e que deverá mantê-lo por mais uma temporada fazendo o que faz de melhor: matar.

P.S. A cena do suicídio é apenas mais uma rima da morte da chave de fenda e do assassinato do Louis. É o roteiro de Dexter tentando dar ao vilão da temporada um ar de ameaça e perigo grandioso.
 
Top