Um dos melhores episódios até hoje.

Primeiramente, gostaria de começar esta review prestigiando e aplaudindo de pé a Sra Shonda Rhimes. Quem acompanha minhas reviews, minhas redes sociais e afins, sabe que não hesito em falar mal dessa mulher, que sem dúvida tem por função na Terra destruir nossos corações. Como fã fica complicado não se apegar aos personagens, e no momento que eles precisam sair (para não dizer melhor morrer), a culpa inteira cai para o autor da história.

Contudo, mesmo com todas mancadas que titia Shonda deu ao longo dos anos, Grey’s Anatomy não consegue decepcionar na sua 9ª temporada, aliás, ocorre o contrário! “Remember the Time” foi um daqueles episódios históricos, épicos, que não cansaremos de assistir, lembrar e fazer referências. Definitivamente um nível de emoção e drama tão intensos, que fica difícil odiar piamente a amputação da perna de Arizona ou a morte de Mark, por exemplo.

Sempre ouvimos por aí que errar uma vez é humano, mas duas vezes já é uma baita burrice. Assim sendo, após um evento tão catastrófico como é uma queda de um avião, seria inviável trazer toda aquela história pesada e mergulhada em todo um melodrama, assim como foi no pós-tiroteio da 6ª temporada. A propósito, houve uma sacada bem inteligente nesse aspecto.

Na premiere nós vimos que na medida do possível os personagens seguiram seus caminhos, não é verdade? Portanto, mesmo que nos fosse mostrado no 9x02 o auge do stress pós-traumático, nós saberíamos que ao fim tudo acabaria “bem”, ou seja, fomos grandemente poupados com esse salto temporal, afinal de contas, já imaginou passar uns 4 episódios com Cristina sem falar nada? De fato seria entediante.

Além disso, o episódio foi marcado por focar todos sobreviventes, mas em blocos separados. Desta forma, primeiro começamos por Meredith, seguida de Derek, Cristina, Mark e finalizando com Arizona. Assim ficou mais dinâmico e conseguiu aliviar, em partes, a tensão elevada.

Convenhamos que quando Meredith Grey esta super otimista, não é um bom sinal! “Tudo vai ficar bem” foi dita das mais diversas formas possíveis e imagináveis, mas que ao final parecia que Mer dizia isso em voz alta na tentativa de assimilar o que rolou e projetar, ou melhor dizendo, predizer o futuro.

Sem dúvida, em Seattle aconteceu muita coisa ruim, mas ao mesmo passo  ela construiu sua vida, carreira e família. Havard não é mais uma escolha, e isso de certa forma irritou Derek. Falando no McDreamy, após a cirurgia imediata feita na cratera da sua mão, recebemos a notícia que possivelmente ele só terá 80% de funcionalidade. Gente, o que é Dr Sheppard sem as mãos mágicas dele? Certamente inimaginável. Assim, Derek atribuiu Callie para realizar uma cirurgia que seria capaz de tornar suas mãos 100% funcionais.

Do outro lado da história, vimos que Cristina não falava absolutamente NADA desde o resgate do acidente. Porém, após alguns dias e várias tentativas de conversas frustradas (por parte de Meredith), Yang enfim desabafou. Pessoas, que cena foi essa?! Simplesmente inacreditável! Para mim, ali já valeu o episódio inteiro. O grau de comoção e drama presentes superou qualquer expectativa que eu tivesse sobre o episódio, ressaltando que estas de longe já eram altíssimas.

Aliás, houve um banho de atuação de Sandra Oh durante todo o episódio, e particularmente nesse desabafo. Ali de fato foi o extremo do ser humano, onde poucos são capazes de chegar, não é fácil lidar com o medo, agonia e falta de esperança. No meu ponto de vista, todas as estatuetas de prêmios desta fall season já são da Sandra, por muito merecimento! Mas, como sabemos que nem tudo é da forma que deveria ser, no nosso Emmy ela já é unanimidade.

Outro grande destaque do episódio foram as lindas Jessica Capshaw (Arizona) e Sara Ramirez (Callie). Devido as condições ultra adversas da selva, a infecção na perna de Arizona tomou proporções difíceis de mantê-la no corpo. Dessa forma, Robbins fez Callie prometer que não iria amputar a perna, ou seja, com certeza alguma desgraça iria acontecer aí no meio.

Não sendo por menos, Arizona entrou em choque séptico se fazendo necessária a amputação. Callie se viu entre manter sua esposa ou salvar aquela pessoa que ama tanto. Confuso? Não, Torres chegou afirmar para Owen que desde o acidente Arizona não é mais a mesma, dessa forma ela se esforçaria o máximo possível para recuperar não só sua perna, mas indiretamente trazer a pessoa a qual ela se apaixonou.

Por último, somos contemplados com os fatos que anteciparam a morte programa de Mark. Confesso que foi triste vê-lo vivo no episódio, mais uma vez tenho a certeza que irei sentir muita falta do Sloan. Gostaria de destacar três momentos: o primeiro quando ele falou para o Avery que por mais medo que tivesse, jamais deixasse de dizer a alguém que a ama, uma clara referência a Lexie.

Além disso, houve o melhor samba na cara do últimos tempos: Mark disse para a oftalmo (nem me dou o trabalho de lembrar o nome dela) que ele amava Lexie, definitivamente sem palavras. Por último, na esperança de enfim ter um descanso e parar de lutar contra o inevitável, Sloan assina toda a papelada a cerca da autorização do desligamento dos aparelhos.

Em suma, 45 minutos de puro drama foram suficientes para marcar a jornada sensacional que é esta série. Como disse no começo desta review, para mim foi um dos melhores episódios até hoje! Fica impossível transcrever tanta emoção em frases, mesmo que estas ocupem várias e várias linhas. Portanto, me desculpem por este texto enorme. Ademais, só tenho mais uma coisa a dizer: “Shongamonga eu odeio você, bitch” com todo o meu amor <3

Confira aqui a narração da cena perfeita entre Cristina e Owen.

Code Blue!!!

- Adorei Bailey como carregadora oficial dos bebês do SGMW!

- Cristina se debatendo foi simplesmente sensacional.

- Em partes foi injusto Arizona culpar Karev, mas confesso que devido as circunstâncias eu também o culparia, avá!

- Cristina linda admitindo que sua verdadeira person é a Meredith: vomitei um arco-íris inteiro!

Espero que tenham gostado da review e não deixem de comentar! Não esqueçam que Grey’s dará uma pequena pausa e só voltará dia 18/10 com o episódio “Love the One You’re With”. Abraços,

@loyse_martorano
 
Top