Descubra um jeito de melhorar as regras, porque ele é meu amigo. Ele salvou minha vida. E eu não farei isso sem ele.

Person of Interest voltou respondendo muitas das perguntas que deixou na temporada passada. Mais do que isso, a série não se prendeu ao ciclo de trazer o inferno na Season Finale e resolver tudo na première, para continuar com o procedural já no segundo episódio. Ela escapou disso e ainda trouxe mais histórico para sua mitologia.

Para começar, nós agora sabemos como Finch recebia os CPFs da Machine. Através do Sistema Decimal de Dewey e da coleção de livros velhos dele, ela avisa quem está em perigo ou para causar perigo.

Mas isso não é nem a ponta do iceberg. Enquanto Reese caçava Finch como se não houvesse amanhã, a Machine continuava seu trabalho usando seu plano de contingência, no caso, o próprio John. É interessante notar a forma como Harold moldou sua criação para não cuidar de seu criador, porém apenas das outras pessoas.

Conforme os dias passavam e ele testava a Machine, parecia que ele estava adestrando um pet. E a Machine respondia ao seu dono como se fosse um pet de verdade, desde trapaceando no Black Jack, até brincar de adivinha quantos dedos têm aqui. Foi engraçado ver Finch dizendo: "Acho que teremos que discutir algumas regras". Se antes a Machine já dava para ser considerada como personagem da série, agora a personagem tem, por incrível que pareça, carisma. Go, Machine.

A discussão do criador com a criatura rendeu resultados. Harold está em perigo, circulando pela cidade com uma psicopata que diz ter o propósito de libertar a Machine e que diz seguir seus talentos pelo conselho da mãe. Root já mostrou do que é capaz no 1x23 e agora ela mostra que sabe lidar com Finch, ou, como ela mesma diz, ela sabe achar uma falha em qualquer sistema. Ameaçar a vida dele seria inútil, sendo que seu ponto fraco é a vida dos outros. Odeio admitir, mas a vadia está fazendo tudo certo.

O comportamento de Finch é que me intriga. Parece que ele entregou os pontos, uma vez que ele treinou a Machine para nunca socorrê-lo e a protegeu de eventuais mudanças de ideia que ele poderia ter. Dá uma agonia infinita em vê-lo agir desta forma, e fico me perguntando se ele tem certeza/ideia de que John irá atrás dele. Porque o fato é que ele tirou todos os recursos que Reese teria para tal. Ainda bem que existe a dupla Fofo & Briguenta, variáveis amigas que felizmente Harold não pode subtrair da equação.

Mais desesperado do que qualquer coisa, John ainda obedeceu as ordens da Machine aos trancos e barrancos, negociando com cada câmara que encontrava na esquina. O bom é ver que POI usa uma situação tão tensa como esta para arrancar um escape cômico aqui e acolá. Vai dizer que você não riu com Reese brigando com a câmara enquanto Lion, (Ken Leung, o Miles de Lost), ficava doidinho ao ver seu salvador falando com objetos inanimados no meio de um tiroteio?

Porém Person of Interest não economizou em alívio cômico e se saiu muito bem nisso. Ver Fusco com trajes sadomasoquistas, exigindo ser contado como amigo de John não tem preço. Além disso, a série está investindo no trio John-Carter-Fusco com direito a ceninhas dos detetives disputando quem tem mais intimidade com o homem de terno...

Para completar e deixar tudo melhor ainda, eis que temos um novo personagem mais que especial, e desta vez um pet de carne e osso: senhor Bear. Sim, no momento que surgiu em cena, eu já queria que ele fosse parte do time. Aí Reese se comunica com o cachorro em holandês e os dois chutam as bundas dos criminosos juntos. Não tem combinação melhor do que um homem badass e um cachorro badass.

A mudança que a série fez na abertura correspondeu ao novo momento pelo qual ela passa. Antes Finch contava que tinha Reese e a Machine para proteger as pessoas, mas agora o panorama é outro. A fala de John quando ele encontrou Lion é a que descreve melhor a situação atual: "Deixe-me adivinhar, você tem um problema. Um problema de vida ou morte. Eu não acredito. Eu sou o plano de contingência, o backup. Ele não queria que eu o achasse se algo desse errado. Só queria que eu continuasse a ajudar as pessoas. Pessoas como você."

O episódio acabou com Reese e Carter indo para o Texas para descobrir mais sobre Root. Enquanto isso, Root vai matando os envolvidos com a Machine pondo em prática seu plano de libertação. Já foi Alicia, já foi Denton Weeks. O pior é que com este plano megaevil ela jura que não gosta de matar, mesmo que minutos antes de assassinar Weeks ela esteja passando esmalte como se fosse a coisa mais natural do mundo. Pobre Harold que tem que suportar isso tudo.

Person of Interest trouxe uma Season Premiere na medida. Trouxe respostas, trouxe muitas cenas de ação, trouxe o trio JCF conspirando contra o sistema. Trouxe também um Reese tão desesperado a ponto de recorrer à Carter com aqueles olhinhos de cachorro abandonado que a detetive nem pensou em dizer não para a viagem ao Texas. Mal posso esperar para ver o que a dupla vai encontrar na terra dos cowboys.


Observações:

- O que era aquele gigante surrando Reese? Achei um absurdo...

- John invadindo a casa de Carter como se fosse a casa da mãe Joana: adorei.

Person Quotes:

- Jogador para Finch -- confundindo a Machine com Deus:


Alguém lá em cima deve gostar de você, meu amigo.

- Root para Finch:

Se você fez algo que entende o comportamento humano, isso tem que ser, no mínimo, mais esperto que os humanos.

- Lion para Reese:

Seu amigo... Espero que o encontre. 
Ele tem sorte em ter você.

Postar um comentário Disqus

 
Top