Um sonho que virou pesadelo.

"Once Upon a Time" sempre foi despretenciosa, subetimada a níveis absurdos pela temática "infantil" e massacrada pelos defeitos visuais que saltam os olhos. Entretanto, a série que nunca foi uma grande produção, semanalmente acertava em episódios sólidos e bem amarrados, resultando sempre em belos sorrisos de satisfação do público. Ao mesmo tempo, sabíamos que um dia o roteiro iria falhar, convenhamos que nenhuma série consegue ser tão perfeita com tantos defeitos de execução. Mas como fã, sempre preferi acreditar em um final feliz.

E é com muito pesar que digo que OUAT, nesta semana, teve seu primeiro saldo negativo. Acreditem quando digo que os maiores deméritos não foram alguns dos absurdos risíveis de produção (a faixa impressa sendo pintada! E o anão que nasce com roupa!), afinal, no mundo mágico de Storybrook e Far Far Away tudo é possível.

Porém, os efeitos especiais neste episódio estiveram especialmente sofríveis. Quem vê a cena inicial pensa que está diante de um episódio de Castelo Rá-Ti-Bum feat Cocoricó e essa é apenas a introdução de outros efeitos abomináveis que vieram a seguir (os vagalumes mais falsos que já vi na minha vida, os cenários da mina, a luz digital colocada ao redor da imagem das fadas para esconder o corte, etc).

Mas como se trata de OUAT, efeitos é categoria inexistente em termos de crítica, principalmente diante de atores e personagens tão carismáticos que essa série nos apresenta. E é por isso que acho que o maior erro deste episódio não foi ter posto o anão para nascer com roupa (anões nus só na TV à cabo), mas escalar dois atores individualmente irritantes e juntos ainda mais.

Acredito que o tempo gasto em tela para o conto do Anão e da Fada foi longo até que a história chegasse a rumos e resoluções interessantes. Destaco a ótima cena onde o sonhador destrói com uma marreta (super analogia) a fiação do evento para vender as velas. Dito isso, vale destacar outra boa sacada do roteiro com a história do Dreamy, que ao destruir sua antiga marreta pela falta de amor o transforma no inesquecível Zangado.

Em linhas gerais, o episódio não foi de todo ruim, houveram excessões e por alguns momentos a trama central que inclui o desaparecimento de Abigail foi explorada. Fico curioso para saber qual será a resolução desse mistério, mas estou ainda mais ansioso pelo episódio da semana que vem que trará a melhor adaptação de contos de fadas EVER: Quenguinha Vermelho.

PS.: Porra ABC, faz um auto-relevo melhor na PORRA da marreta!

Postar um comentário Disqus

 
Top