Outra semana em "The Walking Dead". Outra morte importante. Outro excelente episódio.

Se você perguntasse a 10 fãs das HQ's de "The Walking Dead" quais eram as mudanças mais bruscas entre a adaptação para à TV e os quadrinhos, provavelmente todos responderiam: os personagens. Os rumos distorcidos que o seriado vinha tomando em relação ao material original sempre foi um incômodo da maioria. Assim como a promessa de que veríamos as coisas de volta aos eixos em sua 2ª temporada era de agrado geral. Enfim, depois de 12 episódios, mortes e gritos a promessa foi cumprida. Ou quase isso.

Até quem nunca leu os quadrinhos sabia que o Shane era um dos primeiros personagens a morrer no material de origem. Foi surpreende a opção de manter o personagem na série, não tanto a de matá-lo. Se pegarmos os episódios anteriores veremos que nada do que vimos em "Better Angels" foi absoluta surpresa, pois as metáforas / pistas sempre estiveram lá.

Dito isto, acredito que o episódio "18 Miles Out" foi a maior delas. Nele, vimos Shane olhar em dois momentos distintos o mesmo zumbi no campo (como ver o seu futuro em uma bola de cristal). Neste mesmo episódio Rick acha curioso o fato dos dois guardas serem zumbis sem terem nenhuma mordida, explicação que viria com a "revelação" de que todos já se encontram infectados.

Se há alguma dúvida sobre isto, eu gostaria de esclarecer. Todos os seres humanos já estão infectados, basta morrer (não vale headshot) para retornar como morto. Sobre isto, parece ter duas explicações coerentes, uma científica e outra sobrenatural: a primeira seria, no caso, o vírus ter sofrido mutação e agora poder ser transmitido pelo ar, saliva, ou outros meios (use camisinha!). E a segunda seria a mística adotada pelos clássicos filmes de zumbi do mestre Homero - quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão pela terra. Particularmente, acredito na primeira opção, assim como tenho quase absoluta certeza de que foi isso que o médico do CDC disse a Rick na Season Finale da 1ª temporada: estamos todos infectados.

O que a morte de Shane implica? O fim do triângulo amoroso com Rick e Carl e mais importante, o fim de péssimos diálogos entre os atores Andrew Lincoln e Jon Bernthal que separados mostram o quão fraca são as suas atuações, e juntos fazem o mesmo a níveis gritantes.

Porém, devo dizer que o episódio foi um dos poucos acertos da temporada, bem dosado entre os momentos de drama e ação.Se houve uma baixa (além das atuações), eu diria que foi a falta do quesito surpresa. Desde o momento em que Lori chama Shane para conversar até a quantidade caricata de músicas melodramáticas de fundo, ficou claro que era neste episódio que veríamos o personagem arrumar sua bagagem e deixar a fazenda.

Do mesmo modo, ocorreu com a sequência final, onde Shane levanta-se e Carl atira no mesmo. Se a surpresa valeu aos desatentos, tudo bem. Para mim foi apenas mais um motivo para revirar os olhos e perguntar: era esse o grande spoiler?

O que me resta fazer é esperar por uma Season Finale que mande os sobreviventes o mais longe possível da fazenda (pelo amor de Sophia!). Pois com um gancho destes (o melhor cliffhanger da série até aqui) a promessa é de muitos zumbis e mais algumas mortes para animar a nossa semana. Isso e ficar ouvindo a Lori gritar: CAAAARRRL!

Até semana que vem, walkers!

Postar um comentário Disqus

 
Top