“Hoje é o dia que salvo sua vida!” Será?

Assisti Nikita esperando que o episódio "Betrayals" fosse um episódio bombástico, à exemplo de The Vampire Diaries, que diga-se de passagem foi incrível, e a julgar pelo que aconteceu em "Glass House" eu achei que fosse ver outra coisa, talvez uma repetição de "All The Way" , com Nikita invadindo a Division para salvar a Alex e tudo mais. Contudo, o episódio trouxe muitas surpresas e reviravoltas e uma nova reverberação da trama surgiu à um episódio do fim. Nikita foi tenso, com uma cena final de tirar o fôlego e estabelecendo pela primeira um jogo mental de intrigas e traições de um modo nunca visto.

O fato é que tudo que sabíamos virou de cabeça para baixo. Alex, ou Alexandra Udinov, presa na cadeira elétrica de Amanda, mostrou mais uma vez resistente diante das torturas e parecia um daqueles momentos velhos conhecidos, mas, quando Percy entra em sua sala e dá de cara com cena, as coisas começam a mudar e o primeiro ato dessa mudança foi o "passa fora" que ele deu em Amanda, ao estilo "sai fora que agora é comigo".

Destaque também para Alex, em uma cena que se tornar quase icônica para personagem, em que ela se revela com a herdeira de Nicolai Udinov tal como uma Anastasia Romanov do novo século, que sai do anonimato, botando banca pra cima de Percy, mesmo ela já sabendo que ela era a espião de Nikita e tudo mais, mas sem saber que seu mundo estava prestes a cair mais uma vez.

percy_nikita
De um modo geral, todo o episódio foi voltado em Percy, o grande articulador, que provou ter mais controle do que todos esperavam. Completamente seguro do que estava fazendo, divertindo-se em sua megalomania, quebrou Alex e Michael revelando verdades ocultas e devastadores, revelando que a trama conseguiu esconder bem seus segredos e manter a surpresa da sua verdadeira essência até esse ponto. Ninguém estava esperando por isso. A essa altura do campeonato, todos que assistem em série já tinham certeza de que sabiam de tudo e que os próximos passos seriam só a concretização daquilo que já tínhamos visto.

Em sequências muito eficazes, onde Lindsy Fonseca e Xander Berkeley mostram um sintonia muito boa como parceiros de cena, o poderoso chefão da Division abriu uma de suas caixas pretas e mostrou a Alex os registros do assassinato dos seus pais e a revelação que foi Nikita quem puxou o gatilho contra seu pai. Foi muito duro ver o "fairytale" entre as duas acabar e após uma lavagem cerebral bem feita, Percy conseguiu por Alex contra Nikita e diferente do que eu estava pensando, desta vez ela realmente estava disposta a levar o plano até o fim e não dar um jeito de escapar. Ela estava realmente disposta a entregar Nikita.

Foi ao mesmo tempo interessante e perturbador ver Nikita na defensiva diante de uma Alex que sabia da verdade, após tudo que elas passaram durante a temporada, ver a discípula apontando uma arma para a mestre, exigindo explicações e repetindo incisivamente se ela tinha mesmo matado seu pai foi uma visão muito anormal.

E provando que ninguém pode confiar no seu braço direito, Percy avançou sobre Michael despejando toda a trama que havia criado, a ilusão da vitória que ele e Nikita tinham não passavam de um plano detalhadamente construído e que a operação Sparrow não era nada além de uma fraude contra a CIA que acarretaria uma mudança de forças no governo.

Percy foi o dono desse episódio e deu a Nikita um vilão digno, que conseguiu manter-se calado e mesmo aparecendo com um perdedor não perdeu a posse e com a mesma posse controlou os passos de Nikita, Michael e Alex como num jogo de xadrez.

Um tiro. As peças ainda estão em movimento. Difícil agora é saber que dará o xeque-mate.

Promo da Season Finale 1.22 ''Pandora''

Postar um comentário Disqus

 
Top